10 dicas para atender com eficiência

14 de janeiro de 2014


Por Germir Cassan
  1. Lembre-se de que todos fazem parte do atendimento –Independentemente da área em que atua, fique atento às solicitações dos clientes internos ou externos. Evite o "não é comigo". 
  2. Identifique-se – Crie uma imagem que facilmente o identifique. Fique atento à apresentação pessoal, ao crachá e ao uniforme. 
  3. Ouça – Pare para ouvir o que as pessoas estão falando, procurando interpretar o que disseram e o que deixaram de dizer, exercitando o "ouvir com a inteligência, e não apenas com o ouvido". 
  4. Mantenha-se disposto – Preste o melhor serviço, buscando agregar o maior lucro aos seus clientes. 
  5. Apresente soluções – Saiba que os consumidores adquirem soluções para suas necessidades, e não problemas ao adquirirem os produtos ou serviços de sua empresa. 
  6. Fale a língua do cliente – Procure identificar o que é especial, importante e/ou essencial em cada solicitação. Ajude o consumidor a conseguir o que deseja. 
  7. Faça um atendimento eficiente – Não desista com o primeiro "não" nem se torne desagradável. Lembre-se de que um atendimento é muito mais persistência que insistência. 
  8. Prospecte futuros atendimentos – Utilize todas as formas disponíveis para se comunicar com seus clientes, como: telefonemas, e-mails, fac-simile, correspondências, cartões de descontos, folhetos, tabloides, entre outros. 
  9. Seja ético – O que não quer que façam para você, não faça nem permita que seja feito para os clientes. 
  10. Utilize as comunicações e informações – Tenha em mente que não basta apenas saber e conhecer, pois você só obterá resultados se transformar conhecimentos em ações. Gemir Cassan é consultor empresarial.

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