8 dicas para acalmar clientes irritados

2 de janeiro de 2014

Por André Silva

  1. Mantenha o controle emocional sem demonstrar desequilíbrio. 
  2. Se o cliente xingá-lo, permaneça calmo e responda com paciência. Esse é um sinal de força, e não de fraqueza. 
  3. Evite suspirar frequentemente, pois isso demonstra aborrecimento e impaciência para o cliente. 
  4. Olhe nos olhos do cliente e demonstre firmeza nas suas explicações. Isso vai passar segurança e confiabilidade. 
  5. Deixe o cliente falar até o fim, sem interrompê-lo, e valorize suas colocações, mesmo que você saiba a solução para o problema dele. 
  6. Evite falar a palavra "calma", porque é tudo o que o cliente não quer ouvir. 
  7. Mantenha uma posição corporal que não amedronte o cliente. Fique longe o suficiente para dar espaço a ele. Não fique muito próximo, pois isso pode aumentar a irritação do cliente. 
  8. Não toque numa pessoa irritada, em especial se ela parece ser potencialmente violenta. Isso pode estimular ainda mais a agressividade dela.

André Silva é vendedor e palestrante na área de vendas. Site: www.palestranteandresilva.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010