Uma Lição de Liderança dos Gansos

6 de janeiro de 2014


Da próxima vez que observares um bando de gansos a emigrar, dirigindo-se para um lugar mais quente para assim passarem melhor o inverno, repara que voam em formação com a forma de um “V”.

Já pensas-te porque o fazem?
Aqui ficam 5 lições simples


Ao voar em “V”, todo o bando aumenta em 71% o alcance de voo em relação ao de um pássaro que voe sozinho.


Lição n.º 1 - Partilhar da mesma direcção e sentido de grupo permite chegar de forma mais rápida e fácil ao destino, porque só ajudando-nos uns aos outros os resultados são melhores.



Quando um ganso sai da formação sente maior resistência ao ar e tem dificuldade em voar sozinho, então, rapidamente regressa à formação para aproveitar o poder de elevação dos que estão à sua frente.
Lição n.º 2 – Permanecendo em sintonia e unidos àqueles que se dirigem na mesma direcção, o esforço será menor. Será mais fácil e agradável alcançar as metas. Estaremos dispostos a aceitar e oferecer ajuda.



Quando o ganso líder se cansa muda-se para o fim da formação enquanto outro assume a dianteira.
Lição n.º 3 – Partilhar a liderança. Respeitarmo-nos sempre mutuamente. Dividir os problemas e os trabalhos mais difíceis. Reunir habilidades e capacidades. Combinar dons, talentos e recursos.



Enquanto voam em formação, os gansos grasnam para dar coragem e alento ao que vai à frente para que assim, possam manter a velocidade e o ritmo.

Lição n.º 4 – Quando há coragem e alento a progressão é maior. Uma palavra de ânimo dita a tempo, motiva, ajuda, dá força e produz o melhor dos benefícios.



Quando um ganso adoece, fica ferido ou cansado e tem de sair da formação, logo outros saem também, e acompanham-no para o ajudar e proteger. Permanecem com ele até que seja capaz de voar novamente, ou morra. Então, alcançam novamente o bando ou integram-se noutra formação.

Lição n.º 5 – Apesar das diferenças, estejamos unidos tanto nos tempos difíceis como nas horas de trabalho.
Se nos mantivermos unidos, apoiando-nos… Se tornarmos realidade o espírito de equipa… Se, apesar das diferenças, pudermos formar um grupo humano para enfrentar todo o tipo de situações… Se Entendermos o verdadeiro valor da amizade… Se tivermos consciência do sentimento de partilha… A vida será mais simples e o voo dos anos terá mais prazer!



Há Amigo,… Se fôssemos como os gansos…

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010