7 características comuns aos empreendedores de sucesso

26 de fevereiro de 2014




Certas carreiras requerem algumas atitudes básicas para o sucesso. Empreendedores também compartilham de características específicas, comuns àqueles que buscam o sucesso de seus próprios negócios. Hoje separamos algumascaracterísticas cruciais aos empreendedores para aqueles que pensam em começar um negócio ou já estão no caminho, discutidas com profundidade por Chris Bennet em um artigo publicado no Young Entrepreneur.


Perseverança 

No mundo dos negócios, os problemas e as complicações são parte da rotina. Pode-se dizer que os empresários escalam uma parede de oposição todos os dias, lutando para gerir seus objetivos e atribuições para que a empresa esteja em constante evolução. Além disso, muitos empreendedores falham ao tentar iniciar um pequeno negócio, e os que têm sucesso são aqueles que podem persistir e tentar novamente. 

Steve Jobs, fundador da Apple, foi publicamente expulso da sua própria empresa quando tinha 30 anos. Porém, recuperou a compostura e fundou outras duas empresas muito bem sucedidas, NeXt e Pixar. Mais tarde, Jobs foi recrutado para voltar à Apple e resgatar a empresa à beira da extinção. 


Gestão de tarefas 

A capacidade de enxergar um objetivo final, decompô-lo em várias tarefas e vê-las até sua conclusão é uma habilidade crucial de empresários bem sucedidos. É importante não só a tarefa que você mesmo está realizando, mas as que você delega, como elas estão sendo realizadas e se elas constroem o objetivo final de acordo com o que foi planejado. 


Coragem 

A coragem é um traço que todos os empresários de sucesso devem possuir. Quando Larry Paige e Sergey Brin estavam começando o trabalho no Google, eles tomaram a decisão de usar o próprio dinheiro para financiar o projeto que nascia. Tal decisão certamente atraiu negatividade de seus familiares e colegas, mas os dois empresários demostraram coragem em acreditar em um negócio que hoje vale bilhões. É preciso humildade para escutar conselhos, mas coragem para ignorar comentários depreciativos e avançar em nada mais do que a força de sua própria determinação, rejeitando pressões. 


Habilidades sociais 

Mesmo se o empresário necessita de ajuda em design, programação, finanças ou investimentos, ao montar um negócio ele deve ter a capacidade de se aproximar de outras pessoas e convencê-las do valor de sua idéia. Essa é com certeza uma habilidade mais simples, mas trará grande ajuda para colocar o negócio de pé. 

Raro é o empresário que atinge grande sucesso completamente sozinho. Mesmo Andrey Ternovskiy, o fundador de 17 anos do popular websiteChatRoulette, precisou convencer sua família a investir em seu projeto para mantê-lo no ar. 


Habilidade de negociação 

Existe um ditado entre os homens de negócios experientes: "tudo é negociável." Embora isso possa não ser uma verdade absoluta, indica que neste mundo sempre que um empresário tiver uma oferta, haverá alguém tentando negociá-la. E, se o empresário não tiver sólidas habilidades, poderá sair no prejuízo freqüentemente. 


Motivação interna 

A principal diferença entre ter um negócio e trabalhar em um negócio é que ninguém pressionará você para concluir suas tarefas quando quem é dono do negócio é você. Neste caso, você deve ser completamente auto-motivado para fazer tudo o que for preciso. E, após cuidar de sua rotina, ainda será preciso energia e determinação para sentar e colocar tudo em ordem. Caso o empresário seja o tipo de pessoa que necessite de um chefe sobre seus ombros, para permanecer motivado e atarefado, ou se sente melhor trabalhando dentro de uma estrutura comum e familiar, o empreendedorismo pode não ser o caminho. 

Quando o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, começou a trabalhar no projeto, ele estava freqüentando aulas na prestigiosa Universidade de Harvard. Ao encontrar o equilíbrio em não só trabalhar naquilo que o curso exigia, mas também em desenvolver uma plataforma inovadora social, Zuckerberg demonstrou uma sólida motivação interna. 


Senso de Oportunidade 

Às vezes as melhores idéias são aquelas que já estão mostrando grande sucesso. A lição é bem simples: se você der ao público o que ele quer, dará um grande salto rumo ao sucesso. Quando Jack Dorsey lançou o Twitter em 2007, o recurso de atualização de status do Facebook já estava ganhando grande popularidade. Vendo a oportunidade do recurso, Dorsey e seu time fizeram dele a atração principal do Twitter. A pequena rede social explodiu em popularidade, sendo regularmente utilizada por pessoas que trabalham com web, celebridades e empresas. 

… 

Todos estes pontos são muito importantes, mas ainda mais importante é VOCÊ se conhecer muito bem, saber suas capacidades, seus limites e ter clareza de onde quer chegar. 



Outra publicação:

Saiba como a maneira de pensar de um empreendedor de sucesso pode gerar bons resultados nos negócios

Um empreendedor de sucesso tem características únicas, e que são comuns a boa parte dos empresários que se tornam extremamente bem-sucedidos no mundo dos negócios. Liderança, motivação e reconhecimento são quesitos imprescindíveis para engajar funcionários e promover a sinergia entre colaboradores no ambiente de trabalho, e devem ser itens constantemente abordados na atuação dos empreendedores.
No entanto, o modo de pensar entre os que se arriscam no mundo do empreendedorismo também pode somar muito para o destaque de uma empresa e, embora cada empresário tenha características particulares na maneira de lidar com determinadas questões, há alguns pensamentos que – conforme citado anteriormente – são comuns à boa parte deles. Confira, a seguir, uma lista de ações que se destacam na atuação de um empreendedor de sucesso:
  • Defina o que o seu público quer, e saiba o que lhes deixa realmente animados. Tenha em mente o que o seu consumidor ou cliente em potencial deseja, de fato.
  • Dê pequenos passos para atingir e desenvolver o produto ou serviço que seu público deseja.
  • Faça uma pequena pausa após este primeiro passo, e analise os resultados, definindo como o seu consumidor avalia o que você pode lhe oferecer.
  • Considere todas as informações colhidas na fase anterior e, com isso em mente, dê outro pequeno passo em direção ao seu objetivo.
Seguindo no ritmo descrito acima, as chances de sucesso de um novo empreendimento são muito maiores, já que o segredo do progresso dos bem-sucedidos está, justamente, na mistura entre a ação e a análise. Além disso, há outros fatores simples que também são entendidos e seguidos por muitos dos empreendedores de destaque que têm perfis diferentes do descrito anteriormente, e que se arriscam mais e planejam menos. São eles:
  • Quem não gosta de planejar demais, pode entrar no mercado para descobrir as suas necessidades – investindo no que é, de fato, um desejo percebido no seu público.
  • Investimentos e planejamentos extraordinários não são necessários quando se dá pequenos passos em direção ao seu objetivo.
  • Arriscando mais e tendo poucos recursos envolvidos no seu negócio, é possível atender às necessidades do consumidor de maneira mais imediata, conquistando-o de forma mais efetiva.

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