Armazenamento de cimento a granel - Jesus David Osorio

Cimento Portland tem vários métodos para sua embalagem para serem utilizados pelo consumidor final, quando isso é feito a granel, você precisa realizar algumas considerações logísticas especiais, a fim de estabelecer as condições do produto e garantir o seu desempenho eficiente.

Ao manusear cimento Portland em massa, este é transportado por navios-tanque ou colocar tanques especiais que permitem a descarga através de compressores de ar e deve ser armazenado em silos, considerando estas recomendações veículos:
  • Verifique se o silo está completamente fechado, sem buracos, vazamentos ou infiltrações.
  • Manter uma distância de pelo menos 80 cm entre o chão e a parede de fundo da válvula de saída do silo ou cimento.
  • Se possível, verifique se a distância entre os silos e do estacionamento de veículos para não ser mais que cinco metros.
  • Cuidados a ter com os espaços de aproximação de veículos se são suficientes para evitar a interferência com manobras,  estacionamento e descarga.
  • Verifique se visitas têm inclinação e uma base sólida capaz de suportar o peso dos veículos carregados.
  • A fundação ou estrutura de apoio dos silos devem assegurar a estabilidade tanto cheio como vazio e durante a descarga de cimento.
  • Verifique se o silo não está em contacto com as estruturas, equipamentos ou paredes que podem afetar a vibração gerada durante a descarga de cimento.
  • Mantenha-se afastado de dutos de exaustão e dispositivos de ventilação para evitar danos causados ​​por cimento pressurização durante a descarga.
  • Silos devem ter filtros que retêm a poeira gerada durante a descarga do cimento.
  • O consumo de cimento deve ser rápido e contínuo, como não pode ser superior a seis semanas de armazenamento (em ambientes muito úmidos consumo não deve exceder quatro semanas). Se for necessário mais tempo, recomendamos selar os dispositivos de ventilação e descobrir cada vez que você pretende remover cimento. Se o consumidor pára completamente por períodos de armazenamento prolongados , deve-se esvaziar o silo.
  • Silos vazio e limpo por dentro, pelo menos, a cada três meses para evitar crostas. Uma manutenção completa deve ser feita pelo menos a cada seis meses.
  • Inspecione a condição dos selos de segurança encontradas em portas e válvulas do graneleiro, mediante o recebimento de cimento a granel.

- See more at: http://360gradosblog.com/index.php/almacenamiento-de-cemento-a-granel/#sthash.GkcSuaSk.dpuf