EXAMINANDO E AMOSTRAGEM DE CONCRETO ENDURECIDO

Artigo de Alejandro Moreno - Consultor Técnico de Concreto e Materiais - ACI Concrete Field Technician Teste Grau I
Concreto como uma das indústria de materiais de construção mais amplamente utilizado, tem um comportamento ideal que permite o desenvolvimento de elementos estruturais nas obras, por concretagem direta ou indireta. Esta construção busca acabar com tais elementos atender os parâmetros de qualidade além da obtenção de uma resistência do concreto.


Se olharmos em termos estruturais, os elementos construídos com betão, são o suporte estrutural do edifício, e as resistências que têm de acabar com esses elementos são os benchmarks que levam o trabalho para continuar a crescer, pois entende-se que resistência estrutural é garantida.
O concreto produzido industrialmente em uma planta de muitas variáveis ​​nos permitem controlar o processo, o que é uma mais-valia, que confere um grau de confiança sobre o produto e suas especificações.


Devemos ter claro que, desde o início do vazamento, manuseio e amostragem de concreto, os processos de controle de qualidade que executam o trabalho é vital, e elas dependem do resultado, que será refletido nos dados de resistência concreto idade especificada entregue no local.
Muitas vezes, a decisão de realizar ensaios destrutivos e não-destrutivos, podem ser o resultado de uma decisão inicial mostra que não pode ser alinhado com as normas correspondentes, garantindo a sua correcta aplicação vai levar a um bom resultado.
Existem recursos que podem ser usados ​​quando os resultados não forem satisfatórios, fazendo com que a incerteza sobre a capacidade estrutural do edifício, e tomar decisões sobre o que fazer.


Vamos começar com os seguintes princípios:
  1. Será que vamos atender a um requisito que tem a ver com a captura, processamento e número de espécimes que nos permitem avaliar progressivamente a evolução da resistência do concreto na obra?
  2. Será que fornecer amostras de processo de preservação adequadas durante o seu armazenamento e cura?
Sabendo disso, devemos entender que as amostras são a base para a avaliação de concreto no local. Se qualquer uma dessas condições está fora dos requisitos, é um aspecto que deve ser revisto.
Resistência do concreto é um parâmetro revisto permanentemente na obra, pois este indicador de qualidade nos permite adiantar o trabalho. Quando os dados que lançam dúvidas sobre a qualidade do concreto é derramado em um elemento está presente, devemos nos voltar para a rastreabilidade dos resultados.
Uma boa alternativa consiste em ter o fornecedor específico, uma vez que estes processos são continuamente monitorados. Dentro desses controles, fatores estatísticos estabelecidos por lei, permitir que o fornecedor de concreto fornece resultados dos dados. Com eles, você pode comparar os resultados obtidos no trabalho.

Se os resultados finais não são satisfatórios e surge a pergunta sobre a capacidade estrutural da construção será necessário rever alternativas que permitam compensação mais oportuna essas questões técnicas.
Na Colômbia, o terremoto colombiano Resistente Construção Padrão NSR-10, apresenta alternativas que permitem que os resultados que têm baixa resistência. Inicialmente, aplicar testes de laboratório não-destrutivos e com base nos resultados obtidos após os testes, a seguinte alternativa é baseada em ensaios destrutivos-decisão.
Basicamente, temos provas e martelo rebote (rebound martelo) e velocidade do pulso ultra-som, pode ser útil para verificar os níveis de resistência que podem ter esse elemento específico, e são não-destrutivas. Actualmente, pode haver outros métodos, mas estes são dois dos mais utilizados actualmente. 

ALTERNATIVAS NDT

Rebound martelo (hammer rebote)
Dentro utilizado em nosso país, é alternativamente o teste martelo rebote ou conhecido como esclerómetro mais fácil. Este instrumento mede a resistência da superfície de concreto.

É constituída por um computador que possui uma mola interna, por um golpe sobre o betão, expressa um dado numérico que pode ser comparado com cilindros de dados físicos reais submetidos a compressão, desde que estas sejam representativas do elemento em questão.
A superfície de ensaio deve estar livre de qualquer mossas, deformar ou rugosidade, o que pode impedir a boa localização do pistão do equipamento de teste na superfície. Deve ser o número apropriado de leituras para garantir que os dados suficientes para uma boa cálculo matemático.
Algumas condições de incerteza que cobrem este método porque os poros internos na massa de concreto em golpes de martelo de aço ou agregado graúdo, podem alterar a medida expressa pela equipe. A posição em que o estudo é realizado também é uma variável que afeta o resultado. Você precisa considerar essa condição, se os resultados são utilizados para a aceitação do concreto.

Normalmente, no conjunto de teste, há uma escala gráfica. É um guia e deve ser feita da mesma maneira, é uma estimativa do que poderia potencialmente ter a resistência do betão. No entanto, os cálculos finais são válidos em termos de análise, aceitação ou rejeição da prova.
Declarações prematuras sobre o número de recuperação obtidos são apenas suposições que não são claramente comprovados, já que esta escala gráfica é realizada sob condições controladas e com materiais aprovados.
Velocidade do pulso ultra-sônico
Metodologia para avaliar a questão específica por meio de um impulso ultra-sónico, ao longo de um comprimento de um determinado tempo. A velocidade com que a viagem para o pulso ultra-sônico de concreto nos permite prever uma resistência. Fatores como a densidade do concreto, pode mudar o tempo de viagem do pulso ultra-sônico.
Este ensaio mede não só a qualidade do betão, em termos de força, também mede a qualidade de colocação de betão, a uniformidade do mesmo, e, em alguns casos, permite-nos determinar a profundidade das fendas.
Para este teste, o elemento deve ter as condições adequadas para a aplicação deste método. Basicamente, uma superfície plana, sem arestas ou saliências que podem impedir que o local total das sondas sobre a superfície do betão. Isto permite a emissão correcta do sinal de impulso de ultra-sons. As sondas devem ser isolados antes de fornecer o sinal.
Esta equipa oferece dados em microssegundos, que não podem ser determinadas no local, de resistência. Portanto, quaisquer comentários sobre o fato de que reivindica uma espécie de nível de resistência não tem qualquer grau de certeza.

ALTERNATIVAS TESTE DESTRUTIVO

Núcleos de concreto
É o mais próximo da realidade, ao avaliar potenciais problemas de resistência envolvidos. No capítulo 5 do NSR C-10 ( C.5.6.5 ), mencionado como uma possibilidade quando há dúvida de que pode levar à incerteza sobre a capacidade estrutural da construção.
Na verdade, é a primeira opção que nos dá o código, quando ocorrem tais problemas. Este processo oferece a melhor certeza termo da palavra, sobre o elemento de resistência real que pode ter uma dúvida que estamos analisando.

Quando esta opção é tomada deve, inicialmente, entender que os núcleos são tomadas, eles não terão forças iguais expressa teoricamente para o concreto que foi inicialmente escalado para os elementos estruturais. Cura métodos, tamanhos e condições para a obtenção de amostras deles afetam diretamente os resultados.
Em caso de dúvida e esta é a última opção, núcleos de concreto, de os produtos em questão são tomadas, tendo em conta que se o concreto foi usado em diversos elementos estruturais, podemos dividir a decisão dos núcleos dos elementos a considerar funciona. Este será o representante.
Os núcleos não deve ser tomada até que o concreto não foi totalmente endurecido, o que nos permite obter uma amostra que não afeta o entrebamiento entre argamassa e agregado graúdo. Normalmente, 14 dias é o limite mínimo que você deve considerar para a extração.
O número de núcleos para tomar três, e estes devem representar fielmente a questão específica. Desde o tempo de extração deve tomar o cuidado adequado para isso: Eles devem ter profissionais sobre estas questões, porque uma vez que haverá menos condições de teste que podem afetar o resultado final.
Os diâmetros destas amostras deve geralmente ser superior a 75 mm, ou que o seu diâmetro é de pelo menos três vezes a dimensão nominal máxima do agregado grosso usado em concreto. O comprimento corresponde ao dobro do diâmetro do núcleo.
Dizemos que o comprimento deve ser sempre ajustado para a medição de diâmetro, no entanto menos de 100 mm altura, não pode ser recomendado, desde o tempo do teste pode falhar a queda do núcleo e sem compressão.
Menos de 75 mm de diâmetro, significa uma fraca estruturalmente contra uma máquina de ensaio da presente dimensões espécime. Estas máquinas têm, geralmente, uma carga máxima de 1000 kN, e a operação normal leva de pré-carga tendo um equivalente a 10% da carga máxima. Este é um fator a considerar como pré-carga com um único núcleo pode estar falhando, e certamente não pode ser um conjunto de dados muito precisos.
Experiência no campo para sugerir que um núcleo geralmente podem ser duradouras cargas perto de 115 kN teste antes de pausa. Olhando para a pré-carga de uma máquina de acordo com a sua carga máxima, poderíamos dizer que o núcleo falhou prematuramente, segundo o qual a exigência de carga não seria atingido em um determinado tempo, o espécime.
Profissional Oriente que faz com que a extracção das características, em termos de aço presentes na estrutura, uma vez que a presença de núcleos com aço na conformação, não deve ser ensaiado. Se olharmos com um olhar crítico, questionando o elemento de resistência, não podem ser mais afetados pelo corte do aço do mesmo.
Após a remoção do núcleo, deve ser introduzido em um saco hermético, que não permite alterações. Deve ser levado para o laboratório e armazenadas nas mesmas condições que o elemento estrutural está em dúvida. Deve estar em temperatura ambiente, não fornecer qualquer tipo de cura, pois isso pode afetar o resultado final. Quando o elemento em questão está a ser submetido a condições húmidas permanentes, o núcleo é mantido à temperatura ambiente antes do ensaio e é mergulhado em água de cal durante pelo menos 40 horas.
Quando você toma a alternativa de usar esta metodologia para resolver questões de resistência em uma obra, o tratamento dado a esta amostra é importante em termos gerais. Depois de extrair o corte núcleo de comprimento é uma atividade que exige pleno esforço para não perturbar este processo o espécime para atenção.
Preparar a amostra de teste, neste caso, a compressão, a colocação de uma película de revestimento sobre os lados do núcleo, aperfeiçoado para deixar a área de exposição do esforço para implementar a máquina de ensaio. O revestimento não está ligado ou em muitos casos argamassa de enxofre, que pode ter resistência adequada para o teste. Este processo é conhecido como capinado. Tenha em mente que depois de colocar este filme, o teste deve ser realizado depois de pelo menos uma hora. Escusado será dizer que a máquina de teste deve garantir uma velocidade constante com o modelo em um determinado momento, não devem romper imediatamente e amostra de teste de velocidade dependentes área transversal.
Os resultados finais são calculados com base em fatores de correção que são conhecidos fatores de espécime de esbeltez. Estas dependem, principalmente, o comprimento com que foram, em seguida, cortar e capinado.
Estes resultados são avaliados sob dois princípios básicos citados pelo NSR-10:
  • A média dos três núcleos retirados de determinado item representante ou causa, tendo 85% da força teórica, no mínimo.
  • Que a resistência individual de cada um dos núcleos é de pelo menos 75% da força teórica.
Estes dois são requisitos obrigatórios para aceitação da questão concreta e depende do trabalho e da pessoa responsável por tomar a decisão de deixar a satisfação em termos técnicos sobre a capacidade estrutural do edifício. Geralmente a responsabilidade destes parâmetros depende muito o trabalho do designer estrutural.

ASPECTOS TÉCNICOS FINAIS

Ao testar ou ultra-sônico esclerómetro pulso são feitos, devemos considerar que a realização de ensaios sobre os produtos em questão são a base do estudo.
Como se trata de um teste comparativo que não mede características quantitativas, nós também realizar os elementos de teste chamados testemunhas, que são a base fundamental da comparação com os resultados obtidos a partir dos elementos em questão.
Os elementos são escolhidos como testemunhas, deve ser idêntico ao dos elementos em questão, outros exemplares que podem ser testadas, uma vez que esses dados possam ser comparados e relatório para a avaliação adequada do trabalho deve existir.
Como para os núcleos, podem ocorrer situações em que o resultado da mesma não é satisfatória, e podem ser realizados em amostras de novo a extracção mais uma vez, que carregam o mesmo processo mencionado acima.
Uma última alternativa mencionada no NSR-10, Capítulo 20 é que, se persistirem dúvidas, testes de carga são realizadas com base nos critérios estabelecidos no.

CONCLUSÕES

Nunca trabalhar com suposições, porque não poderia garantir a precisão de um estudo deste tipo, e com este nível de importância. Lembre-se que esta análise depende de decisão tomada na frente de trabalho.
Lembre-se que a gestão e controle de qualidade do concreto, inicialmente, em sua obra, é o resultado que vai ver os resultados impressos no concreto. A resistência será sempre um fator vital que pode ser afetada por qualquer circunstância.
Manter uma comunicação aberta e constante com o seu fornecedor, isso pode melhorar os resultados do trabalho, e, certamente, a necessidade desse tipo de teste não é obrigatório.
Esclarecimento de responsabilidade : Os comentários contidos neste documento são apenas para fins informativos e devem ser implementadas e / ou avaliados pelo construtor ou usuário considerar apenas se relevante. Portanto, essas observações não cometer Argos, suas afiliadas ou seus subordinados.
- See more at:
 http://360gradosblog.com/index.php/examinando-y-tomando-muestras-de-concreto-endurecido/#sthash.Ae3nXs44.dpuf

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010