Substituição de Fundações

Na mesma obra apresentada como exemplo no item 12.8.3 - Reforço de bases de tubulões, foi necessária a troca de fundações de uma parte do prédio que se encontrava apoiada em sapatas.

Dante da necessidade de serem implantados vários níveis de subsolos adicionais, tornou-se imperiosa a modificação das fundações rasas para fundações profundas. Em virtude das características coesivas do solo e de sua baixa permeabilidade, Optou-se por tubulões a céu aberto, até porque tais serviços seriam feitos dentro do subsolo já existente na edificação original, com conseqüente limitação de "pé-direito" (Fig. 12.13).

Como o prédio deveria continuar em funcionamento, foi necessária uma operação de transferência das cargas atuantes para fundações provisórias por tubulões a céu aberto. Transferida a carga do pilar para os tubulòes provisórios através de uma estrutura metálica (Fig. 12. l4), o pilar foi cortado (Foto 12.13), a sapata existente demolida com auxílio de explosivos e um tubulão a céu aberto foi executado bem no centro do pilar. O fuste do tubulão foi armado para trabalhar como pilar à medida que fosse sendo efetuada a escavação para implantação dos subsolos. Terminada a execução do novo tubulão, este foi conectado ao pilar original já devidamente reforçado (Fig. 12.13 e Fotos 12.14 a 12.16). Uma descrição mais de-talhada desta obra pode ser encontrada em Gotlieb (1991).

Esquema de substituição de sapatas por tubulões
Fig. 12.13 • Esquema de substituição de sapatas por tubulões
Planta dc estrutura metálica para transferência dc carga
Fig. 12. 14a - Planta dc estrutura metálica para