inovação é um conceito aberto que abrange aspectos tão diversos como melhorias em processos , produtos ou serviços. É, basicamente, capaz de incorporar as mudanças não triviais gerar idéias que visam resolver uma empresa precisa , a fim de aumentar a sua competitividade e melhorar a sua posição no mercado . Incorporando a inovação assume as empresas de construção de vantagens competitivas em um mercado global cada vez mais exigente e que requer infra-estrutura de construção capaz de atender cada vez mais a todos os interessados, incluindo o meio ambiente e as gerações futuras.
A aplicação da inovação no sector da construção, no entanto, não é uma tarefa simples, apesar da importância deste sector para o desenvolvimento de qualquer país. As empresas que trabalham na construção civil, são destinados "apenas" projetos para os quais, em cada ocasião deve adaptar seus processos e recursos. Cada trabalho é um protótipo único, a configuração evolui ao longo do tempo. As obras estão localizadas em lugares diferentes, com movimento contínuo de pessoas e máquinas.Além disso, o tempo e trabalho ao ar livre incluem alguns dos factores diferenciadores que impedem a transferência direta de experiências em outros setores.
As empresas de construção fornecer soluções inovadoras em obras cuja complexidade técnica requer esforços especiais. Assim, os departamentos técnicos que são frequentemente propostos inovações para os problemas específicos que a execução das obras vai processando. Às vezes, eles são o resultado da adoção e adaptação de idéias de outras indústrias ou empresas fornecedoras de materiais.Essas soluções para problemas específicos estão incorporados na experiência e habilidade da empresa, o que levanta a inovação como uma tarefa ofício longe dos benefícios que seriam a incorporação da + D + i processos de gestão, como de costume R a organização.
No entanto, a inovação deve ser entendida como um processo sistemático e deliberado, que desempenha um papel importante no grau de conexão que a empresa tem com o meio ambiente, não necessitando de complexo para ser bem sucedido, mas orientada para a aplicação prática e colocando ambitioning a empresa em uma posição forte. Inovação continua a ser um ato oportuno de aplicar idéias felizes para se tornar um capaz de ser gerenciado, medido e processo sistematicamente controlada. Portanto, a padronização de processos de inovação é um ponto de grande interesse para as empresas.
A chave é a de considerar a inovação como um processo de gestão dentro da empresa. Com efeito, se algum processo pode ser padronizado e inovação é visto como um processo, ela pode ser normalizada. Um possível padrão de gestão do processo de inovação deve conter o quadro, os critérios e ferramentas para a identificação, elaboração e sistematização de cada uma das atividades envolvidas. Sob estas condições, cada organização pode controlar e melhorar os diferentes aspectos da inovação e integrado com todos os processos da empresa.
Uma empresa que incorpora um padrão de gestão da inovação espera os seguintes benefícios:
  1. Melhoria das atividades da organização.
  2. Aumentar a competitividade da empresa no médio e longo prazo.
  3. Maior integração da gestão de processos de negócio com a sua estratégia.
  4. Exploração eficiente do conhecimento organizacional.
  5. Sistematização da incorporação de novos conhecimentos em processos e produtos.
  6. Atender às expectativas futuras dos clientes.
Existem duas famílias de normas voltadas para a normalização do processo de inovação: BS 7000-1 britânica e espanhola UNE 166000. Os primeiros ("Projeto de sistemas de inovação: um guia para a gestão da inovação") estão guiando o desenvolvimento de produtos inovadores e competitivos que satisfaçam as necessidades futuras dos usuários. Três características definem padrões britânicos: o seu objectivo é a concepção de produtos, fornecer estrutura para o (não-sistemática) gestão da inovação, e baseiam-se na gestão da qualidade ISO 9001.
UNE 166000 "Gestão de I + D + i", recentemente reconhecido oficialmente em Espanha, e extra-oficialmente no México, Brasil, Itália e Portugal, a inovação como um processo que pode ser sistematizada, seguindo um modelo de gestão semelhante qualidade ou para o ambiente. Seus objetivos são a padronizar critérios de tais atividades, promovendo a transferência de tecnologia, e fornecer ferramentas para permitir a avaliação da administração pública de I + D + i. Além disso, o objectivo de proporcionar às empresas certificadas pela ISO 9001 uma ferramenta ativa focada na melhoria contínua dos processos através da I + D + i.
Assim, a inovação no sector da construção pode sempre ser normalizado e, no caso de um processo. Os passos que guiam este processo pode ser como se segue:
  1. Identificar a necessidade e oportunidade para a inovação: análise dos métodos de construção de planejamento é possível identificar possíveis idéias alternativas ou inovadoras que permitam atingir os objectivos associados ao projeto ea organização nesta fase é fortemente influenciada pelo escopo, complexidade e dificuldade do projeto, a demanda do mercado, da concorrência, oportunidades de negócios, legislação, acesso a novas tecnologias, etc.
  2. Seleção de projetos de inovação de trabalho: a decisão sobre os projetos de inovação depende dos objetivos, benefícios ou vantagens competitivas esperadas pela organização, a transferência de desenvolvimentos em outros projetos, etc. A avaliação da inovação alternativa deve considerar todos os objetivos do projeto e da empresa.
  3. Desenvolvimento do projeto de inovação nas obras: a incorporação de um progresso tecnológico e organizacional requer um compromisso de toda a organização, a equipe de desenvolvimento da inovação e trabalho em equipe. A empresa deve disponibilizar os recursos humanos e materiais necessários para a realização do projeto de inovação. Esta etapa é fundamental, porque planejado para ser ajustado à realidade do trabalho.
  4. Avaliação: a equipe ea organização deve avaliar o cumprimento dos objectivos do projecto de inovação. Deve ser considerada cada uma das fases do processo de inovação e todas as questões relacionadas.
  5. Transferir para projetos futuros: a exploração dos resultados requer a transferência bem sucedida para outras obras. Em outras palavras, para terminar o processo de inovação, que deve ser aprendido, codificado e aplicado a projetos futuros.
Referências
CORREA, CL; YEPES, V.; PELLICER, E. . (2007) Determinantes e propostas para a gestão de I + D + i nas empresas de construção.Revista Engenharia de Construção, 22 (1) : 5-14. Pontifícia Universidade Católica do Chile. ISSN:. 0716-2952 (link)
PELLICER, E.; YEPES, V. (2007). Gestão de Recursos em Martinez, G.; Pellicer, E. (Ed.): . gestão de projetos e obras Organização e EdMcGraw-Hill. Madrid, pp 13-44. ISBN:. 978-84-481-5641-1 (link)
PELLICER E., YEPES V., CL CORREA, MARTINEZ, G. . (2008) Melhoria de P & D & i por meio da padronização e certificação: o caso da indústria da construção espanhola , Construção Jornal de Engenharia , 23 (2):. 112-121 (link)
PELLICER, E.; CORREA, CL;. YEPES, V., Alarcón, LF (2012) Melhoria organizacional através da padronização do processo de inovação em empresas de construção. EMJ-Engineering Management Journal , 24 (2) (aceito, no prelo).
PELLICER, E.; YEPES, V.; CORREA, CL, Alarcón, LF (2012). Em Busca de um Modelo de Inovação Sistemática em empresas de construção. Jornal de Engenharia de Construção e Gestão ASCE , (aceito, no prelo). DOI: 10,1061 / (ASCE) CO.1943-7.862,0000468. ISNN: 0733-9364.
YEPES, V. (2008). Tecnologia e Gestão da Qualidade , em Pellicer, E. et al . Gestão da Construção . 'Gerentes da construção da Biblioteca Leonardo da Vinci: PL/06/B/F/PP/174014. Ed Warsaw University of Technology, pp 115-128. ISBN: 83-89780-48-8.