2) Juntas - TIPOS DE TRATAMENTO

25 de abril de 2014

Juntas de Dilatação - JD - Dentre os materiais utilizados para o tratamento para juntas de dilatação indicamos inicialmente os perfis elastoméricos, face as movimentações que este tipo de junta é submetida, ou seja, movimentos físicos e térmicos da estrutura.


    
  


Juntas de Construção - JC - Já neste tipo de junta podemos indicar não só o perfil elastomérico mas também os mastiques, logicamente atentando para o detalhe de escolha do tipo de mastique, ou seja, se o mesmo resiste aos ataques diversos que o piso poderá sofrer.


      


Juntas Serradas (JS) - Além do perfil elastomérico, podemos indicar os mastiques. A escolha do tipo de mastique leva sempre em consideração os diversos tipos de ataques químicos, físicos e também o tipo de trafego que o piso vai sofrer., devemos ainda nos preocupar com o "fator forma" do mastique que é a relação entre a largura e a altura, cada mastique possui o seu fator forma.


           



Juntas de Encontro (JE) - Além do perfil elastomérico, podemos indicar os mastiques de poliuretano. A escolha do tipo de mastique leva sempre em consideração os diversos tipos de ataques químicos e físicos que o piso pode sofrer.


    


Lábios Poliméricos - RB-66 - É o reforço de bordas à base de resinas epoxídicas com polímeros minerais de alta resistência. São utilizados para reforços de quinas em construções com alto tráfego como viadutos, pisos industriais e estacionamentos. Os lábios poliméricos tornam-se parte integrante do concreto tornando-o uma peça monolítica, conferindo-lhe resistência superior a 60 Mpa, o que evita o esborcinamento das bordas da junta e mantém o selo de vedação intacto.

Lábios Elastoméricos - RB-66E - É o reforço de bordas à base de resinas flexíveis com polímeros minerais de alta resistência. São utilizados para reforços de quinas em construções com baixo tráfego como viadutos, pisos industriais e estacionamentos. Os lábios poliméricos tornam-se parte integrante do concreto tornando-o uma peça monolítica, conferindo-lhe resistência superior a 45 Mpa, o que evita o esborcinamento das bordas da junta e mantém o selo de vedação intacto.




  
Sede dos Lábios Poliméricos ou Elastomérico
Lábios Já executados com Argamassa Polimérica RB-66

  
Lábios Elastoméricos selados com Perfil Uniontech
Lábios Poliméricos selados com mastique de poliuretano


Recuperação e Reforço de Bordas - RB-45C - Este é um tipo de tratamento muito utilizado na recuperação das bordas de juntas em prédios, estacionamentos, ETAs, ETEs e Reservatórios entre outras estruturas cuja solicitação não ultrapasse 55 Mpa. Este tipo de tratamento é solicitado quando temos as bordas esborcinadas (irregulares e quebradas), o tratamento serve para garantir a estanqueidade do conjunto, dando a ela também um aspecto visual regular.




    


Berço de aproximação e sede dos Lábios - Muito utilizado em OAE (Ponte, Viadutos), assim como em estacionamento de hipermercados e shoppings. Trata-se da elaboração de um reforço em concreto com resistência diferenciada acima dos 30 Mpa, para suportar os esforços e atritos dinâmicos sobre a área de influência das juntas, observe a figura abaixo:



PODEMOS OBSERVAR OS DETALHES AGORA:



 

  

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010