"Aforismos Estruturais" - Javier Rui-Wamba.

Para refletir com esta publicação de :

De acordo com o dicionário da RAE um aforismo é uma " regra proposta, como em qualquer ciência ou arte breve julgamento doutrinal ". É um pendente eu alterar definição a partir da próxima edição permanecerá como " alta ou julgamento que é proposto como um padrão em ciência ou arte ", uma mudança sutil que levanta questões.
Em primeiro lugar, porque a mudança " regra "para" padrão ", se acrescentou depois de" alta ", que significa" regra "e" julgamento "não é um pouco exagerado?; e, segundo, se agora um aforismo pode ser extensa e nada doutrinária, então que diferença há entre um aforismo e um livro?
De qualquer forma, é melhor eu voltar para o tema, então eu vou dizer muito sobre o assunto:
Escrito por um dos principais engenheiros estruturais nos últimos anos, Javier Rui-Wamba Martija como entrada discurso na Royal Academy of Engineering da Espanha em 1998, o título completo deste pequeno livro é "Aforismos estruturais que podem ser úteis para entender certos comportamentos dos seres humanos " , e que é precisamente por isso que um dos aforismos que compõem o texto explica, desenvolvida e aplicada à engenharia e relações sociais, que tem mérito.
Aforismos estruturais, por Javier Rui-Wamba
Os oito aforismos são:
  1. Instabilidade estrutural tem muitas semelhanças com o comportamento instabilidade dos seres humanos.
  2. O conhecimento das reações dos apoios de uma estrutura é essencial para compreender o seu comportamento e avaliar a sua segurança.
  3. Fadiga estrutural depende principalmente da amplitude e freqüência de variações de tensão.
  4. Não é possível saber o estado de tensão de uma estrutura.
  5. Os engenheiros são gerentes de incertezas.
  6. Os materiais e estruturas que construímos com eles deve ser, dúctil resistente e resistente. Ductilidade de uma ponte sobre a nossa ignorância e resistência estrutural expressa tolerância dano.
  7. Não se deve calcular uma estrutura que não sei desenhar (projetar). Não use fórmulas cujo significado física é desconhecida. Não deve ser dimensionado com um computador estrutura se não sabe calcular manualmente.
  8. Os problemas estruturais são como as nossas estruturas de mostrar o seu desgosto com o tratamento que receberam em sua concepção, projeto, construção ou utilização.
A Fundação ESTEYCO (que Rui-Wamba é fundador e presidente), permite download gratuito em formato pdf. Infelizmente, alguns números não são grandes, mas olhar para a pessoa que você conhece a si mesmo, eu tenho certeza.
Baixe Aforismos estruturais Javier Rui-Wamba

Também prólogo leitura essencial de Jörg Schlaich , um dos pais da teoria de hastes e suportes, entre muitas outras realizações.

Anônimo disse...

Muito interessantes e valiosos!