"A" Fábrica (6) Concreto aparente ou maquiado?

O acabamento final de um produto que utiliza formas (moldes) é função direta da forma utilizada.

Formas metálicas podem produzem acabamento do tipo aparente, as formas de madeira, dependendo da sua confecção também produzem excelentes acabamentos  no produto. as formas de fibra de vidro, desde que bem cuidadas produzem também excelentes acabamentos.

• Mas, o que é primeiramente um concreto aparente?

Conceito do Concreto Aparente:

Segundo RIVERA (2007, pg.9), em Cartilha destinada a Contratação, Execução e Recebimento de Concreto com Superfícies Aparente Conformadas, apresentada em 1976 pelo Instituto Alemão do Concreto e a Associação Federal Alemã, veio a lume a primeira definição de concreto aparente – “concreto aparente é o concreto cujas superfícies visíveis cumprem funções estéticas e apresentam uma aparência previsível”.

• Mas e afinal o que é concreto maquiado? (concreto estucado)

Conceito de Concreto Maquiado:

É a aplicação de uma nata de cimento aditivado com polímeros acrílicos com o objetivo de obturação das porosidades, bolhas e furos do concreto, sendo lixado o excedente, até atingir o concreto original, forma a permitir a formação da película do verniz, quando o mesmo for aplicado.

Com o objetivo de fazer MAIS COM MENOS, em nossa "A" Fábrica,  não podemos permitir uma etapa a mais no processo produtivo.Exemplo: na fabricação de um pilar de grande peso, após a sua desmoldagem levarmos esta peça para acabamento, estucar/lixar,  virar ou subir com pontes/estucar/lixar tudo isto leva tempo ou seja se incorpora Hs Homem/Pç excedentes a este pilar que já foi produzido e teve defeitos. Defeitos tais como, bolhas, frisos, vazamento na forma e o concreto saiu com ninhos, textura desigual, etc.

O que leva a produzir os maiores números de defeitos são as formas (moldes) inadequados ou aquelas que são adaptadas para produzir a peça desejada, necessitando soldadores/serralheiros/caldeireiros....

Formas que são ajustadas na altura ou largura criam frisos e necessitam de reforços laterais ou inferiores e estes frisos precisam ser "MAQUIADOS" (escondidos).

Mas a solução então é se fazer concreto aparente, e para se obter uma melhor qualidade alguns itens são indispensáveis:
  • A relação água-cimento nunca deve ser superior a 0,55
  • A retração do concreto deve ser inferior a 0,05%
  • A abertura de fissuras não deve ultrapassar a marca de 0,2 mm.
  • A retração não deve ser deixada de lado e deve ser menor que 0.03%
  • A granulometria dos agregados, que deve ser contínua, e à escolha do cimento, que deve ter a mesma procedência do início ao término da obra, para evitar manchas e diferenças de tonalidade no produto final.
  • Ter-se cuidados com agregados reativos - quartzo deformado e alguns tipos de cascalhos e basaltos - que podem gerar uma reação álcali-agregado e geram fissuras.
Os aditivos usados para esse tipo de estrutura são basicamente os plastificantes e superplastificantes, que permitem reduzir a quantidade de água utilizada no concreto sem alterar o teor de cimento. Ou seja, geram uma redução da relação água-cimento, aumentando a resistência da estrutura e diminuindo sensivelmente a porosidade e a retração hidráulica.

A "Maquiagem" na sua conclusão, nada mais é do que se esconder defeitos de um processo que foi planejado inadequadamente e que incorpora um custo no qual o cliente é quem paga a conta.

E se "chover" a maquiagem cai??

Logo se chega a seguinte conclusão: para "A" Fábrica as formas devem ser tais que produzam peças com as menores relações de Hs Homem/Pç. Na próxima publicação veremos os tipos de formas que hoje são utilizadas.

E qual é a sua conclusão:? escreva!!!

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

Bibliografia: