Concretagem: Prática em Tempo Quente



Problemas de clima quente

Durante condições de clima quente uma série de fatores no local pode trabalhar contra decorrente ótimo desempenho do concreto. Quando combinado com a baixa umidade relativa do ar e ventos fortes colocação e acabamento requer cuidados especiais.

No entanto, desde sua pré-misturados suprimentos produtores concreto concreto feito com som, agregados bem graduados, com um teor de cimento adequado, e com o conteúdo preciso de água necessária para dar trabalhabilidade suficiente para a colocação eficiente e consolidação, deve haver alguns problemas na colocação e acabamento se o devido cuidado é tomado.

Existem algumas precauções simples que irá proteger "verão" de concreto e irá torná-lo mais fácil de obter o melhor trabalho concreto.

Os principais problemas que surgem durante concretagem verão são:
(a) para evitar a perda precoce de água de concreto, e
(b) para evitar a definição precoce através de secagem muito rápida. Se esses problemas não são antecipados, pode haver:

redução da resistência
fissuras ou rachaduras
fissuras de retração
terminando dificuldades.

Precauções para Clima Quente na Concretagem

Planejar com antecedência e preparação para cada trabalho irá minimizar os problemas mencionados acima, e evitar atrasos irritantes no local.

Provavelmente qualquer empreiteiro concreto experiente saberá por que é bom senso para observar cada uma das precauções a seguir. Juntos, eles fornecem uma poupança de tempo e check list de economia de trabalho para os supervisores e, talvez, um guia para as pessoas ainda não estão familiarizados com as condições de clima quente neste país.

A primeira e muito necessário passo em reter a água no concreto (como entregue pelo produtor) é para umedecer completamente a sub-grade, reforço de aço e formas de madeira, antes de colocar o concreto.

Evite atrasos na colocação do concreto. Ter trabalho e equipamentos suficientes à sua disposição para realizar o lançamento rapidamente.

Não peça ou tentar colocar mais concreto pré-misturado do que você pode razoavelmente esperar concluir e cobertura.

Descarregue o concreto o mais rápido possível do caminhão de concreto Usinado. Excesso de temperatura acúmulo pode resultar de agitação prolongada no local de trabalho.

Deve haver cuidado com vibradores, para evitar o excesso de vibração. Cinco a quinze segundos de vibração, de acordo com a profundidade do concreto, deve dar a compactação desejada

Durante um derrame em um clima muito quente, tente sombra do concreto na luz solar direta.

Use revestimentos molhados até acabamento final pode ser concluída, ou pulverizador com um composto de cura

Se um acabamento liso é necessário, descobrir apenas uma pequena parte imediatamente à frente dos finalistas. Cubra novamente imediatamente após acabamento final.

Mantenha as superfícies molhadas.

Ter trabalho e equipamento suficiente na mão para terminar o concreto.

Em casos de calor extremo, pode ser sábio para iniciar trabalhos no período da tarde para aproveitar as temperaturas mais baixas durante a noite.

Mantenha um "olho  aberto". Uma brisa suave em um dia quente e seco não pode ser ignorado. A taxa de evaporação da umidade do concreto recém colocado vai aumentar para quatro vezes quando a velocidade do vento aumenta de zero a apenas 15 km por hora em um dia quente.

Iniciar a cura tão rapidamente quanto possível, utilizando um método que vai assegurar perdas de umidade são minimizados e protege o cimento contra temperaturas extremas.
Sub-grade deve ser úmido, mas não enlameada. Saturar previamente em seguida, polvilhe novamente pouco antes de concreto ser colocado. 


Descarga de concreto caminhões esperando o mais breve possível.Evolução de calor de hidratação do cimento e os resultados agitação contínua em temperatura sobe no concreto o que pode causar uma rápida perda de trabalhabilidade. 

Num clima muito quente, concreto sombra da luz solar ou usar revestimentos molhados até terminar pode ser concluída.

Técnicas de cura

A cura é a proteção do concreto fresco de evaporação e temperaturas extremas que podem afetar negativamente a hidratação do cimento. Se o concreto é para ganhar resistência e durabilidade potencial deve ter
-Água suficiente para a hidratação do cimento, e
-A temperatura favorece a manutenção desta reacção química, a uma taxa rápida, contínua.

Para garantir a existência dessas condições, o concreto deve ser protegido contra as influências nocivas do vento, sol e tempo variável. Como 23 ° C é considerada a temperatura ideal para a hidratação, é desejável manter a temperatura no concreto ou sobre esta figura como a cura prossegue.

Técnicas de cura de concreto dividem em dois grupos 

- os que se destinam a evitar a perda de água, tais como a aplicação de membranas impermeáveis; e aqueles que fornecer humidade ao longo das fases iniciais do processo de hidratação, tais como a formação de lagoas ou a aplicação de areia molhada ou juta. Selecionar o método de secagem é geralmente uma questão de economia, mas uma outra consideração é que o método utilizado deve causar o mínimo interferência de outras operações no local.

A água pode ser mantida por mais tempo, com um pano de absorção.



Panos de absorção

Um meio de absorção, como areia, juta ou lona vai reter a água na superfície do concreto durante a cura progride.


Qualquer tal meio deve ser mantido úmido constantemente durante o período de cura, pois se a secagem é permitida a cobertura em si vai absorver a umidade do concreto. Secagem Alternadas por fora e molhar o pano pode causar rachaduras.

O uso de serragem como cobertura não é aconselhável, pois tem de vez em quando retardou o endurecimento do concreto através da ação de açúcar na seiva ainda presente na serragem.

A adição de água de cura

Teoricamente, inundações, ponding ou névoa de pulverização são melhores do que os métodos de retenção acima mencionados. Mas eles nem sempre são práticos por causa das condições de trabalho.


Deverá ser tomado cuidado para evitar que grandes diferenças de temperatura entre a massa de concreto e ambiente de cura, de modo a evitar o potencial de quebra devido a gradientes de temperatura no interior do concreto. Isto é geralmente conhecido como craqueamento choque térmico.

Materiais de retenção de água

Química ou membranas líquidas estão ganhando popularidade porque eles são fáceis de usar. Elas podem ser aplicadas à mão ou sprays de energia.

Estas membranas vêm em quatro categorias gerais: cera base; clorada de borracha baseado; resina de base e base de PVA.

Quando seca, de um composto de membrana forma um selo de vapor sobre a superfície do concreto, a água no concreto e é selado em boas condições de cura são estabelecidos.Deverá ser tomado cuidado na seleção de uma membrana de revestimento apropriado, em que a compatibilidade com o destina acabamento aplicado ao concreto deve ser tida em conta.

Membranas químicos ou líquidos reduzir a evaporação por estar no concreto.

Barreiras mecânicas


O uso de papéis de construção à prova d'água ou filme plástico (folhas de polietileno) também irá impedir a evaporação da umidade do concreto.

Qualquer material utilizado como barreira para a evaporação deve ser colocado sobre o cimento, assim que a colocação de que não irá causar danos na superfície. As bordas do material que se sobrepõem várias polegadas, e deve ser hermeticamente fechado com areia, fita, mastique ou tábuas de madeira.É uma boa prática, embora não sempre seguida, para umedecer a superfície do concreto com um pulverizador de atomização de água imediatamente antes da colocação do laminado no concreto.

Barreiras mecânicas devem ser colocados sobre o concreto, logo que a superfície for definido.


Evite adicionar água para misturas

Ao manusear concreto de baixa queda no tempo quente, os colocadores, muitas vezes, pedir "mais água". Excesso de água adicionada aos componentes de uma mistura pode destruir a qualidade do concreto vazado.Concreto úmido tem uma tendência para segregar e exibem propriedades de sangramento excessivo. À medida que a água sangra à superfície e sob certas condições evapora rapidamente craqueamento lata e faz resultado.

Melhor trabalhabilidade e maior tempo de ajuste são melhor alcançada usando aditivos químicos especiais.

Informe seu fornecedor de concreto usinado de suas necessidades especiais, como a maioria destes aditivos deve ser adicionado na usina de concreto.

Efeitos do excesso de mistura de água


VANTAGENS de água adicionada:Mais fácil colocação

DESVANTAGENS de água adicionada:Baixa resistência à compressão

A segregação da mistura de concreto, sob certas condições, resultando em qualidade variável na massa de concreto.

Cracking - com muita água, não haverá resistência à tração inferior, e uma tendência de alta encolhimento e rachaduras subseqüente.

Varredura e dimensionamento - sangramento do excesso de água traz muitos finos para a superfície de pisos

Faixas de areia. O excesso de sangramento acima dos lados das formas água lava para fora pasta de cimento e deixa uma superfície riscada feio.

Contaminação. Muita água em concreto colocados em classes provoca a contaminação do subleito com o líder de concreto para uma série de problemas de qualidade

Permeabilidade. Vazios deixados como o excesso de água evapora convidar água a infiltrar-se através das paredes e pisos

Perdas mortos - reparações dispendiosas, ou em casos extremos, a demolição e reconstrução à custa do empreiteiro.

Razões para a cura

Para resumir as vantagens do controle cuidadoso de umidade e temperatura na cura

A resistência do concreto aumenta com a idade, se as condições de cura são favoráveis. A resistência à compressão do concreto adequadamente curada é de 80 a 100 por cento maior do que a resistência do concreto que não foi curada a todos.

Superfícies de concreto devidamente curada vestir bem.

Secagem encolhimento craqueamento é reduzida.

Maior estanquidade das construções está garantida.

Pontos a ter em mente quando a cura

Iniciar a cura de operações o mais rapidamente possível após o concreto ter sido colocado
Para cura adequada concreto precisa de umidade

Continuidade na cura é uma obrigação, alternâncias de molhagem e secagem promover o desenvolvimento de rachaduras

Se durante a cura do concreto é permitida a secar, como pode acontecer no tempo quente, a mudança química pára no ponto onde o concreto perde sua umidade.

A temperatura de cura ideal é de 23 ° C.
Cura de concreto por pelo menos 7 dias.
Nota: 35oC é a temperatura máxima concreto para colocação campo alowed sob AS1379.

O ciclo vicioso na cura inadequada deve ser óbvia. Se a água evapora-se o suficiente do concreto antes de ter atingido a sua intensidade máxima, não haverá água suficiente remanescente no concreto para hidratar completamente o cimento e assim conseguir que a força máxima.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010