Dimensionamento de elevador segundo a NBR NM207 (com planilha)

25 de novembro de 2017


A NBR NM-207 institui uma sequência de etapas para dimensionamento de elevadores. Para resumir, abaixo as regras para um caso de estudo preliminar a ser feito em um edifício de múltiplos andares, considerando elevadores para velocidades entre 0,60 e 1,50 m/s, "contrapeso ao fundo" sem segurança no contrapeso - vigas entre a caixa de corrida e o contrapeso - e porta de pavimento com 0,80 m (elevadores mais comuns de mercado).

As dimensões “a” e “b” da cabina são fixadas após se determinar, através do cálculo de tráfego (NBR 5665), a capacidade e, consequentemente, a área da cabina. 

Baixe aqui uma planilha para o cálculo de trafego conforme NBR 5665: Aqui



Aqui vamos utilizar uma tabela resumida da NBR NM-207, sem estimativa de cálculo de tráfego.

Posteriormente, utilizando-se as fórmulas apresentadas para cada figura (figura esquerda e direita da imagem "elevadores convencionais para passageiros"), calculam-se as dimensões internas A e B da caixa.


Figura esquerda: abertura central
A = a + 0,40m
B = b + 0,65m

Figura direita: abertura lateral
A = a + 0,40m
B = b + 0,70m


Para os elevadores de velocidades 0,75 ou 1,00 m/s e capacidades 6 ou 8 pessoas (mais utilizados) são indicadas as seguintes dimensões, para A e B, em função da capacidade.


Para o poço inferior, o valor mínimo entre o nível de piso do pavimento mais baixo e o nível de piso do poço é 1,40m, mas adota-se normalmente 1,50m. 

Convencionalmente podemos adotar o valor mínimo de 400cm entre nível do último pavimento e nível da casa de máquinas, tendo a casa de máquinas um pé-direito de no mínimo 210cm. A soma total a partir do nível do último pavimento ao nível acima da laje da casa de máquina gira em torno de 630cm, dependendo sempre do porte do elevador e da espessura das lajes projetadas.

Consulte também: https://www.schindler.com/br/internet/pt/sobre-atlas-schindler/download-center.html

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