Finalmente!!! aparece o medidor de a/c

Veja as fotos abaixo, sei que na UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais  possui este aparelho ( http://somos.ufmg.br/laboratorios/view/274 ) , não sei se é funcional, mas é uma esperança.

Medir diretamente no concreto fresco !!!!

Gostaria de ouvir opiniões sobre o assunto...

Catalogo: http://www.ndtjames.com/v/vspfiles/downloadables/Cementometer_Complete_Data.pdf

Preço em http://www.testmark.net/showitem-968.html é de U$ 2,142.00




Informações sobre o produto

James Cementometerrepresenta um avanço na tecnologia de medição de umidade moderna. Utilizando a mais recente micro-ondas e ciência microprocessador, o Cementometer™ pode determinar o teor de cimento recém misturado, concreto e argamassa umidade. Basta inserir os pinos da sonda no material a ser medido e instantaneamente a relação água cimento é mostrado no display de fácil leitura.

CementometerMedidor de umidade de microondas usa um dois pinos do sensor para medir a constante dielétrica complexa do material entrar em contato com os dentes. À medida que a constante dieléctrica da água é de quatro a oito vezes maior do que a maioria dos agregados e os cimentos, as alterações no teor de água diretamente afetar a saída do sensor. 


uma média de cinco a dez leituras é normalmente feita de modo a garantir uma leitura válida. Esta saída é então convertido pelo microprocessador integrado um conteúdo de umidade d é apresentada diretamente.


Duas unidades estão disponíveis para abranger toda a gama de água de cimento da relação encontrada em concreto molhado. O Cementometer Type R lida normal de água cimento relação de com a sua sonda de dois pinos. A gama deste instrumento é de aproximadamente 0,35-0,65 água / cimento Cementometer Tipo L ™ lida com baixa água / cimento da relação com os seus cinco sonda pinos. A gama deste instrumento é de aproximadamente 0,25 a 0,5 cimentos de água.

As unidades vêm calibrados para o tipo de padrão I, II, e III cimentos. Ele também pode ser programado com até dez mix diferente de design pelo usuário. Para maior ac curacy, o usuário deve programar a unidade para o material a ser utilizado. OCementometer Type R tem simples de usar o processo de calibração que rapidamente cria o utilizador de programas sem a necessidade de dispositivos de computação externos. 

Finalmente, o Cementometerpode armazenar mais de 150 leituras. Armazenamento está completo com a data e hora para referência futura. Os dados podemser recuperados através da interface USB a um computador pessoal com o James Cementometer  software.

Especificações

TC-10Cementometer Type R ™ para faixas de cimento de água regulares    
Água Cimento Faixa Ratio:
aproximadamente 0,35-0,7
Potência:4AA baterias
Display:2 x 16 Char. Trans - reflexivo
Data Link:USB
Peso:
cerca de 4 libras (1,8 kgs )


TC-20Cementometer Tipo L ™ para baixas faixas de cimento de água
Água Cimento Faixa Ratio:
0,25 a 0,5
Potência:4AA baterias
Display:2 x 16 Char. Trans - reflexivo
Data Link:USB
Peso:cerca de £ 4







2 Comments:

Carlos Rodrigues disse...

e o que garante que a quantidade de cimento é a correta?
pois pelo que eu entendi, o aparelho medi as alterações de agua e não propriamente dos aglomerantes??? vc entende o que eu quiz dizer???

clubedoconcreto disse...

Quando o aglomerante e agregados são medidos (em peso) temos o fator a/c mais real com esse aparelho e com isso através da curva de Abrams temos a resistência desse concreto. Esse aparelhos estão evoluindo e teremos novidades nestas medições. Forno de microondas já vem sendo utilizado nos EUA mas isso é trabalhoso (mas é exato) aguardemos o que vem por ai...
Ruy ST Guerra

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010