Durante o desenvolvimento do curso de tecnologia de concreto, eu tive que preparar uma exposição sobre placas de concreto, eu colocá-lo à disposição de todos vocês, com a esperança de compartilhar experiências e expandir os conceitos mais sobre esse assunto interessante.

As placas são o método mais eficaz para controlar rachaduras. Se uma extensão considerável de concreto (parede, laje ou pavimento) CONTÉM convenientemente espaçados juntos para aliviar a retração por secagem e da temperatura, o concreto vai rachar de forma aleatória.
As placas são os mais eficientes para o método de controle de crack. Se o movimento do betão (paredes, lajes,) através de espaçado adequadamente a contracção de secagem e da temperatura de encolhimento são acomodados em conjunto, não é permitido, a formação de fissuras aleatórios irá ocorrer.
Expande em betão e contratos com mudanças na umidade e temperatura. A tendência geral é para diminuir e isso faz com rachaduras em idades precoces. Rachaduras irregulares são feio e difícil de lidar, mas geralmente não afetam a integridade do concreto.
As reuniões são apenas rachaduras previamente planejadas. Juntas em lajes de concreto pode ser criado usando moldes, ferramentas, serra e colocação de vedação.

Tipos de selos

Existem três tipos de articulações: isoladamente ou juntas de dilatação, juntas de contracção e juntas de construção.

Juntas de contração

Os selos são inseridos por meio de um roteador para criar um plano de fraqueza que se esconde onde ocorrer o encolhimento de crack.

Para ser eficaz, a placa deve ser encaixados ¼ a 1/3 da profundidade do concreto. Portanto visa criar planos de fraqueza no concreto e regular a localização de fissuras que se formaram como resultado de alterações dimensionais.
O outro método é a viu a placa, que é mais caro, mas tem a vantagem de maior durabilidade, juntamente com bordas mais duráveis ​​e boa regularidade. A serragem deve ser feito o mais rapidamente possível, sem danos nas bordas de betão, mas não deve ser retardada de mais de 6 horas após a colocação de betão.

A separação das juntas de contracção depende de factores tais como a espessura da laje e o atrito existente contra a camada de base.
A experiência prática sugere espessura da laje de 10 cm a 2,5 metros de distância; a 15 cm de espaçamento de 3,50 m e de 20 cm para uma separação máxima de 4,5 m.

O EXPANSÃO juntas de isolamento

Lajes separados ou isolados de outras partes da estrutura, tais como paredes, rodapés, ou colunas, bem como os caminhos e pátios, calçadas, lajes de garagem, escadas, iluminação e outros sítios de restrição . Eles permitem que o movimento vertical e horizontal independente entre partes adjacentes da estrutura e ajudar a minimizar rachaduras quando estes movimentos são restritos.

Juntas de isolamento em torno das colunas pode ser quadrada ou circular, como mostrado na figura, note que o quadrado foi rodado 45 graus de modo a que os cantos correspondem às juntas de contracção. Estas placas tem uma espessura de 12 mm e ser cheio com um material compressível.

Juntas de construção

As áreas onde dois recessos (descargas) concretos sucessiva. Eles são feitos geralmente no final do dia de trabalho, mas pode ser requerida quando a colocação de betão é paralisado por mais tempo do que o tempo de endurecimento inicial do cimento. Em placas podem ser concebidas para permitir o movimento e / ou a transferência de cargas. A localização de juntas de construção deve ser planejada. Pode ser desejável para conseguir a aderência e a continuidade do reforço através de um conjunto de construção.

Por que as placas são construídas?

Rachaduras no concreto não pode ser totalmente previsto, mas pode ser controlada e minimizada por juntas adequadamente projetados. Rachaduras de concreto, porque:
Concreto é fraco contra cargas de tensão e, portanto, se sua tendência natural para diminuir é limitada, resistência à tração superior a esta força pode ser desenvolvido, resultando em rachaduras.
No início dos tempos, antes da seca de concreto, a maioria de vocês chorar são causadas por mudanças de temperatura ou pela ligeira contração que ocorre quando os conjuntos de concreto e endurece. Mais tarde, quando a seca de concreto, ainda retrair e nenhum tipo de crack adicional pode ser formado ou grito preexistente fazer mais facilidade.
Juntas atenuar tensões de tração, são fáceis de manusear e são menos censurável do que rachaduras descontroladas e irregulares.

 Quando  fazer juntas?

As juntas pode ser feita em dois momentos diferentes:
ENTÃO:   o concreto é lançado, por exemplo, para placas de construção e placas isolantes.
DEPOIS: o concreto foi derramado e compactado, por exemplo, juntas de controle.
As placas são usadas para controlar o craqueamento em concreto. Fissuração irregular pode enfraquecer o concreto e estragar a sua aparência.

Como construir as placas?

As juntas devem ser cuidadosamente projetado e construído corretamente, se você quiser evitar a quebra descontrolada de acabamento de concreto. Ele deve seguir as seguintes práticas:
O espaçamento máximo das articulações deveriam ser 24 a 36 vezes a espessura da laje. Por exemplo, em uma placa fina de espaçamento das vedações 100 milímetros deve ser de cerca de 3 m.recomenda-se ainda que o espaçamento conjunto é limitado a um máximo de 4,5 m.
Todos os painéis ou painéis devem ser quadrados ou similar. O comprimento não deverá exceder 1,5 vezes a largura. Evite os painéis em um "L".
Para as juntas de contracção, o encaixe do empanque deve ter uma profundidade mínima de ¼ da espessura da laje, mas nunca inferior a 1 "(25 mm). O tempo de construção das articulações depende do método utilizado.
A quebra das bordas durante serrar articulações é afectado pela força e as características dos agregados de betão. Se as extremidades das tábuas são quebradas durante a serragem, deve ser retardada, no entanto, se demasiando retardada pode ser muito difícil e descontrolada estalido pode ocorrer

PLACAS transferência de carga

As chapas que são para serem utilizados em veículos pesados ​​de tráfego, os dispositivos podem ser concebidos com cavilhas de carga handover ou cavilha. Estes são lisas, hastes, colocados no centro da placa, o qual tem de ser lubrificados para evitar a aderência ao betão e ser cuidadosamente alinhados e suporte durante a operação de fundição (paralelos uns aos outros e à superfície e perpendicular ao bordo).

O desalinhamento dos segmentos causar fissuras. Em nenhuma garantia de que eles serão instalados corretamente, com o apoio gaiola correspondente e alinhamento, é melhor não usá-los.

O outro sistema de transferência que pode ser utilizado em juntas de construção, língua e ranhura é chamado. Não é aconselhável em articulações, onde uma carga significativa e é transferido para placas com uma espessura inferior a 15 cm. A figura abaixo mostra as dimensões da cauda de andorinha.

JUNTAS

As articulações devem ser selados para prevenir a entrada de água para a base ou estrutura de suporte da placa, a limpeza fácil e suporta as bordas sob tráfego impedindo desastillamiento. O tipo de vedação depende das condições ambientais e do tipo de tráfego. Juntas de isolamento pode ser feito com folhas de fibra impregnados pré-fabricado em asfalto ou material similar, colocados antes do início do gotejamento.Juntas de contração pode ser preenchido com certas resinas semi-rígidas de epoxy. Na figura, a aplicação de epóxi deve ser adiada pelo menos 90 dias, de modo que ele tem realizado a maior parte da contração.

Quando existem ciclos de movimento por causa das grandes mudanças de temperatura não é aconselhável colocar selantes semi-rígidas de resina. Você também pode usar selantes elastoméricos (poliuretano) que são altamente durável, com uma vida de mais de 20 anos de serviço, mas não é recomendado quando o piso está sujeito à passagem de pequenas rodas duras.

REGRAS PARA fazer corretamente as JUNTAS

  1. Planeje a localização exata de todas as juntas antes da construção, incluindo o tempo de serragem de contração conjunta.
  2. Fornecer juntas de isolamento entre as lajes e colunas, paredes e fundações e sindicatos dos caminhos de veículos, calçadas, curvas ou outros obstáculos.
  3. Juntas de contração e fornecer material de enchimento de juntas e especificações fornecidas.

Fissuração irregular

Eles podem ser devidas às seguintes causas:
  1. Juntas feitas com atraso ou sem a profundidade necessária.
  2. Juntos espaçados.
  3. Isolação inadequada juntos em colunas, fundações ou paredes.
  4. O excesso de vento durante a construção causando rachaduras plástico.
  5. Um pobre cura.

JUNTAS REPAROS

Chipping articulações é causada por rachaduras, quebrar ou lascar-se nas imediações das articulações (normalmente dentro de 10 cm da placa). A lascar muitas vezes não se estende verticalmente através da laje, mas se você fizer para interceptar a bordo em um ângulo.
A reparação deste transtorno é necessário para melhorar a capacidade de atendimento, para evitar a continuação da degradação e para fornecer aos bancos adequadas para que as articulações podem ser efetivamente selados.
Este é um artigo de:

José Eloy Maguiña Alzamora


José Eloy Maguiña Alzamora
Estudante de Engenharia Geológica na Universidade Nacional de San Marcos e atualmente estuda em Engenharia Civil na Universidade de Los Angeles Chimbote - PERU (ULADECH).Atualmente eu trabalho em uma empresa que fornece água potável e de esgoto. Eu tenho trabalhado em SIG, Topografia, Estradas, Drenagem. Eu trabalho como chefe da Unidade Formulator (SNIP), espero continuar aprendendo cada dia mais e que as minhas contribuições também serão úteis.