Betão (concreto) se expande e contrai com as mudanças de umidade e temperatura. A tendência geral é a de contrair e isso causa rachaduras. Rachaduras irregulares são feias e de difícil de lidar, mas geralmente não afetam a integridade do concreto. As juntas são apenas rachaduras previamente planejadas. Juntas em lajes de concreto pode ser criadas usando moldes, ferramentas, serra e colocando-se uma vedação.
Algumas formas de articulações são:
  1. Conselhos encolhimento automáticas - que têm como objetivo de criar planos de fraqueza no concreto e regular a localização de fissuras que se formam como resultado de alterações dimensionais.
  2. Isoladamente ou juntas de dilatação - que separado ou isolar lajes de outras partes da estrutura, tais como paredes, rodapés, ou colunas, bem como os caminhos e pátios, calçadas, lajes de garagem, escadas, luminárias e outros sítios de restrição. Eles permitem que o movimento vertical e horizontal independente entre partes adjacentes da estrutura e ajudar a minimizar rachaduras quando estes movimentos são restritos.
  3. Juntas de construção - são áreas onde dois recessos (descargas) sucessivo concreto. Eles são feitos geralmente no final do dia de trabalho, mas pode ser requerida quando a colocação do concreto é paralisada por mais tempo do que o tempo de endurecimento inicial do cimento. Em placas podem ser concebidas para permitir o movimento e / ou a transferência de cargas. A localização de juntas de construção deve ser planejada. Pode ser desejável para conseguir a aderência e a continuidade do reforço através de um conjunto de construção.

PORQUE são construídos as juntas?

Rachaduras no concreto não pode ser totalmente previstas, mas pode ser controlada e minimizada por juntas adequadamente projetadas.
Rachaduras de concreto, acontecem porque:
  1. Concreto é fraco contra cargas de tensão e, portanto, se sua tendência natural para diminuir é limitada, resistência à tração superior a esta força pode ser desenvolvido, resultando em rachaduras.
  2. No início dos tempos, antes da seca de concreto, a maioria das rachaduras são causadas por mudanças de temperatura ou pela ligeira contração que ocorre quando os conjuntos de concreto e endurece. Mais tarde, quando é que a seca de concreto, mais de retração e nenhum tipo de crack adicional pode ser formado ou trincas pré-existentes podem se tornar mais amplo. Juntas atenuar tensões de tração, são fáceis de manusear e são menos censuráveis do que as descontroladas e com rachaduras irregulares.

COMO construir as juntas? (DICAS) 

As juntas devem ser cuidadosamente projetadas e construídas corretamente, se você quiser evitar a quebra descontrolada de acabamento de concreto. Você deve seguir as seguintes práticas:
    1. O espaçamento máximo das articulações deveriam ser 24 a 36 vezes a espessura da laje. Por exemplo, em uma placa fina de 4 polegadas (100 mm), o espaçamento de articulação deverá ser de 10 pés (3 m). Recomenda-se ainda que o espaçamento conjunto é limitado a um máximo de 15 pés (4,5 m).
    2. Todos os painéis ou painéis devem ser quadrados ou similar moda. O comprimento não deverá exceder 1,5 vezes a largura. Evitar painéis em forma de L
    3. Para juntas de contração, a ranhura da junta deve ter uma profundidade mínima de ¼ da espessura da laje, mas não inferior a 1 polegada (25 mm). O tempo de construção das articulações depende do método utilizado:
      • Pode-se inserir as tiras juntas pré-formadas ou de plástico rijo na superfície do concreto para a profundidade requerida antes de dar o acabamento.
      • As juntas são feitos com ferramentas no início do processo de acabamento e re-avaliação posterior para garantir que não haja aderência na ranhura.
      • Placas de corte geralmente executado fresco 1 a 4 horas após a conclusão da snagging, dependendo das características de configuração concreta. Estas placas são tipicamente não tão profundo como as obtidas pelo processo de corte convencional, mas deve ser de pelo menos 1 polegada (25 mm) de profundidade.
      • As juntas de serra convencionais é entre 4 e 12 horas após o concreto ter sido terminado.
    4. A quebra das bordas durante serrar articulações é afetado pela força e as características dos agregados do concreto. Se as bordas da placa são quebradas durante a serragem, deve ser adiada, no entanto, se atrasou também pode ser muito difícil e descontrolado pode ocorrer rachaduras.
    5. Use enchimento conjunto pré-formado tal como folhas de fibra impregnados com asfalto, uma tira de espuma compressível, ou materiais semelhantes para as juntas de isolamento para separar as placas das paredes do edifício ou fundações. Deve ser fornecido pelo menos 2 polegadas (50 mm) de areia em cima da fundação para evitar a degola para a mesma
    6. Para isolar colunas de lajes, circular ou aberturas quadrados que não são preenchidos até o chão tem endurecido. Juntas de contração lajes devem cruzar as aberturas para colunas. Se você já usou aberturas quadrados em torno das colunas, a praça deve estar localizado a 45 graus, de modo que as juntas de contração cruzam os vértices do quadrado.
    7. Se a placa contém de malha de arame, fio de corte ou de preferência alternadamente descontinuar a malha ao longo das juntas de contração. Note-se que a malha de arame não vai evitar rachaduras. A malha tende a manter as fissuras e juntas hermeticamente fechados.
    8. Juntas de construção em forma de chave (Machih-embriada) nas bordas da laje permitem cargas de transferência ou ajudar a prever a flambagem de arestas adjacentes. Às vezes, as chaves de metal galvanizado laje interior são utilizados, no entanto, você pode usar uma faixa (strip) chanfrado 1-2 polegadas (25-50 das mm), pregado na cofragem (cofragem), em chapas que estão 5 polegadas (125 mm) de espessura mínima, para formar um vínculo que irá suportar as cargas e os movimentos verticais. As juntas em forma de chave não são recomendadas para pisos industriais.Internos barras metálicas (pinos de carga) deve ser usado em placas que carregam cargas pesadas. As barras de metal através devem ser cuidadosamente alinhados e paralelos ou podem induzir a contenção e causar fissuras aleatória no final da barra.
    9. Juntas em pisos industriais sujeitos a tráfego pesado, requerem uma atenção especial para evitar quebras nas bordas das placas. Tais espaços entre os elementos a serem preenchidos com um material capaz de suportar as extremidades das placas. Deve ser dada às recomendações dos fabricantes e avaliações e estatísticas de desempenho antes do uso.

    Siga estas regras para fazer as articulações corretamente

    1. Planeje a localização exata de todas as juntas antes da construção, incluindo o tempo de serragem de contração conjunta.
    2. Fornecer juntas de isolamento entre as lajes e colunas, paredes e fundações e sindicatos dos caminhos de veículos, calçadas, curvas ou outros obstáculos.
    3. Fornecer juntas de contração e material de enchimento conjunta como as especificações devem ser fornecidas.