Dosagem Paramétrica do Concreto - explicações

Vou tentar fazer uma explicação sobre ao meu método sobre dosagem do concreto que venho divulgando, onde já se baixaram mais de 1.700 vezes esta planilha de dosagem.

O método se difere em diversos itens, os quais foram relegados por muitos técnicos. A dosagem por este método se realiza por meio de se fixar valores para se definir outros valores e isto nada mais é do que definir parâmetros. Vejamos as etapas desta dosagem,
  


A dosagem é realizada em quatro passos (Etapas):

Primeiro passo: mistura ideal dos agregados com aproximação à curva de Fuller.

Segundo passo: determinação do teor de água da mistura encontrada. 
Terceiro passo: com a adoção de diversos fatores água/cimento, teremos os traços para se obter as resistências do concreto e/ou das peças que serão produzidas, obtendo as formulas de correlação. 

Quarto passo: traço final obtido fórmula de correlação a/c versus resistência.

É necessário para o inicio do primeiro passo se obter as granulometrias dos agregados onde se realiza o enquadramento com a curva de Fuller, aqui houve uma necessidade de se obter um ajuste, este ajuste foi feito com a introdução da Dimensão Máxima Teórica-DMT. O DMT nada mais é que puxar a curva de Fuller para o seu valor matemático, ou seja, é colocar a curva da mistura em sua dimensão máxima real, isto já foi previsto por Abrams (Leia aqui). O parâmetro aqui neste primeiro passo foi com a curva de Fuller, onde se partiu com a definição dos percentuais da mistura com base nos valores de Fuller.

Para o segundo passo se procura o teor de água para a mistura encontrada e com aditivos e aglomerantes que vão ser utilizados. É bem simples: temos que utilizar algum parâmetro para definir a água inicial desta mistura encontrada. Existem diversas tabelas para teores de água por m3 de concreto em função da trabalhabilidade requerida e de sua dimensão máxima. Com este teor se realiza um traço inicial e se ajusta o teor de água até o ponto certo. Para esta mistura inicial com o teor de água ideal temos que realizar a medição deste teor, aí é onde entre o famoso A% de Lobo Carneiro (Leia aqui) - o teor de água/materiais secos, ou seja, a umidade deste concreto.

Agora já temos:
  • Os percentuais para a mistura
  • O teor de água da mistura
Então procuramos agora com o terceiro passo procuramos obter as curvas de correlação do fator água/cimento versus resistência sem fazer "CHUTES" por curvas existentes. Com o cimento e aditivos a serem utilizados se produz quatro traços com a/c diferentes e se moldam os CP'S para diversas idades, é a famosa curva de Abrams (quase) que é realizada com os materiais disponíveis para a dosagem. Os parâmetros são obtidos com fórmulas de a/c para resistências em diversas idades.

E finalmente (já me disseram que é trabalhoso, mas é exato!), com as fórmulas obtidas e com a resistência requerida pelo projeto temos o TRAÇO FINAL, que foi obtido totalmente através de parâmetros... 

Resta agora dar um nome, pensei em DPCON - Dosagem Paramétrica do Concreto.

Foi refeita a planilha de dosagem e esta nova planilha estarei em breve comercializando com um Blog Restrito onde temos diversas explicações sobre esta planilha. 

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010