O que é Flexão em Membros de concreto? explicação

Flexão (flexão) está associada a deformação lateral de um membro sob uma carga transversalmente aplicado. Considere-se uma viga de concreto armado sujeitos a carga uniformemente distribuída como mostrado na Figura 1a . Se concretar in loco as vigas agem como uma unidade monolítica com as colunas de suporte. No entanto, para propósitos de desenho das armaduras podem ser modelados como um membro simplesmente apoiado, como se mostra na Figura 1b .

Um diagrama de momento de flexão para esta viga é mostrado na Figura 1c. A porção superior da viga é submetida a compressão ao passo que a parte inferior está sob tensão . O concreto tem uma capacidade limitada para transportar tensão e fendas, uma vez a sua resistência à tração foi atingido na região dos momentos de dobragem máximos (neste caso no meio do vão). Para aumentar a resistência à flexão de uma viga, um reforço em aço (frequentemente chamado de reforço de tensão ou de tensão de aço) é colocado no interior próximo do fundo para resistir aos esforços de tração.

Figura 1: Conceito de flexão em elementos de betão armado: a) feixe real, que mostra a distribuição de forças internas;  b) modelo de feixe;  c) flexão diagrama momento.
Figura 1: Conceito de flexão no reforço de concreto membros:
a) feixe real, que mostra a distribuição de forças internas;
b) modelo de feixe;
c) flexão diagrama momento.

Você sabia?

Flexão positiva causa tensão na parte inferior e de compressão na parte superior de um elemento de flexão.O momento positivo flexão é mostrado no diagrama de momento de flexão acima do eixo longitudinal do elemento de acordo com a convenção norte-americana.

Tipos de Flexão Membros

Uma vista isométrica de uma estrutura de pavimento de concreto sujeito à gravidade da carga é mostrada na Figura 2. A estrutura consiste de uma laje suportado por vigas, que são, por sua vez suportado por colunas.Neste caso, as armaduras são colocadas numa única direção. Por conseguinte, a laje transfere a carga aplicada na direção perpendicular às vigas. Este tipo de placa é chamado uma placa de ida. One-way lajes são membros de flexão que se comportam essencialmente como vigas de largura total. Na construção de concreto moldado no local, as armaduras são normalmente lançadas monoliticamente com a laje. A porção da placa  de modo monolítico com um feixe contribui para a resistência ao momento de feixe; esta capacidade adicional é levada em consideração na viga de criação . A viga em T termo é utilizado neste caso, porque a placa e a armadura formam uma seção de T para a flexão positivo. Na prática, design, vigas expressas monoliticamente com a laje podem ser concebidas tanto como T-vigas ou como vigas retangulares para flexão positiva. Se a contribuição laje é ignorada, a armadura é considerada para agir como uma viga retangular. A análise de vigas retangulares é mais simples do que a de T-vigas. e é um bom ponto de partida para a compreensão da resistência à flexão de membros de concreto.
Figura 2: Uma vista em perspectiva isométrica da estrutura de viga e placa de betão reforçado
Figura 2: Uma vista em perspectiva isométrica da estrutura de viga e placa (laje) de concreto reforçado
Concreto armado vigas e lajes podem ser classificadas em estruturas simples e contínuas. Estruturas contínuas são estaticamente indeterminado. Estruturas simples (ou simplesmente apoiadas) atravessam por dois suportes, como mostrado na Figura 3a, que as estruturas contínuas atravessam por três (ou mais) dos suportes (ver Figura 3c). Quando submetidos a uma carga da gravidade, tais como a carga uniforme na Figura 3a, momentos de flexão positivos apenas se desenvolvem em estruturas simples (ver Figura 3b), enquanto que momentos positivos e negativos de dobragem desenvolvem em estruturas contínuas submetidos à mesma carga, como mostrado na figura 3d. A forma deformada da continuidade sujeita a uma carga uniforme é mostrado na Figura 3e. Os pontos em que a curvatura das alterações de forma desviado da flacidez com a forma arqueante são chamados de pontos de inflexão (ou pontos de contraflexa) e são indicados por PI no diagrama na Figura 3e. Os mesmos pontos correspondem aos locais de zero momentos no diagrama de momento de flexão na Figura 3d.
Figura 3: Simples vs contínuas vigas:
a) feixe simples; b) diagrama Momento de flexão para uma viga simples; c) feixe contínuo; d) Diagrama de Momento de flexão para uma viga contínua; e) diagrama de deflexão para uma viga contínua
Em geral, os elementos de concreto armado são caracterizadas por as dimensões transversais regulares.Membros com dimensões transversais constantes dentro de um intervalo são chamados os membros prismáticas (Figura 4a). Em alguns casos, as propriedades da seção transversal de uma armadura dentro de um intervalo são variados. Vigas e lajes com dimensões transversais variáveis ​​ao longo de seu comprimento são chamados de membros não prismáticos. Vigas com mísulas são membros não prismaticos comumente encontradas na prática de design. Estas vigas são caracterizadas pelas dimensões transversais maiores nas regiões de suporte, que também pode se afunilam para o meio vão (ver Figura 4b). Vigas misuladas às vezes são considerados como uma solução mais eficaz para o projeto de estruturas contínuas de longo intervalo.
Figura 4: Prismatic contra b) membros nonprismatic: a) viga prismática;  b)) feixe nonprismatic (haunched.
Figura 4: Prismatic contra b) membros nonprismatic: a) viga prismática;

Nota:
Muito bem explicado, os momentos de acordo com com a convenção norte-americana são ao contrário da convenção das normas Brasileiras.