CONCRETO PERMEÁVEL - veja o vídeo

17 de agosto de 2014

Por Samuel Arango''

A construção de nossas cidades modernas materializar caracterizada por grandes áreas de superfícies impermeáveis ​​que interrompem o ciclo natural da água (livre fluxo de água e ar para solos), aumento da temperatura, aumenta a acumulação eo fluxo das águas superficiais exceder a capacidade dos sistemas de drenagem (Aoki, 2009) e os resíduos e transporte de poluentes da água a temperaturas elevadas entrar ecossistemas e quebrando a qualidade de vida em todos os níveis.
Dito isto, o uso do concreto permeável é parte de uma solução abrangente que pode resolver estes problemas de uma forma sustentável, através de um desenvolvimento de baixo impacto urbano. A ilustração mostra como permeável concreto permite manter, tanto quanto possível, as condições climáticas foram levadas para a zona antes de desenvolvimento urbano.
Desenvolvimento de baixo impacto. Ilustração própria.
Antecedentes e atual de concreto permeável
O primeiro uso registrado na construção de concreto permeável (concreto sem multa ou areia) a partir do ano 1852 (ACI 522r-10, 2010) na construção de duas casas no Reino Unido. Em 1930, o uso do material para a construção de casas foi adotada pela Associação de Habitação escocês especial.
Após a Segunda Guerra Mundial, grande parte da Europa devastada, a escassez de mão de obra e materiais qualificados, e uma necessidade urgente de habitação, concreto permeável é imposta como uma solução que contribui substancialmente para a produção de novas moradias no Reino Unido , Alemanha, Holanda, França, Bélgica, Escócia e Hungria. Na Inglaterra, concreto permeável utilizada na construção de moradias de dois andares, conhecidos como Wimpey Casas (Offenberg, 2008), que foram caracterizadas por sua eficiência construção e boas condições de isolamento.
Durante os últimos 30 anos de pesquisa concreto permeável estão crescendo, especialmente em países como Estados Unidos, Japão e Austrália. Este material ganhou força na indústria da construção, tornando-se cada vez mais comuns especificações apareceu na proteção e preservação do meio ambiente reforçada-consciência.
Atualmente, a aplicação mais comum do pavimento de concreto permeável é baixo tráfego em ruas residenciais, estacionamentos, parques, áreas para pedestres e bicicletas.
Nos Estados Unidos, a sua utilização é apoiada pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) como uma das melhores práticas para gerir a água da chuva, a American Concrete Institute (ACI) tem um comitê específico de trabalho sobre esta questão (Committe 522) e Sociedade Americana de Testes e Materiais (ASTM) centrou-se no desenvolvimento de padrões para a caracterização de suas propriedades, produção e utilização.
Na Europa, é avaliada não só pela sua capacidade de drenagem, mas por suas propriedades de absorção sonora. No Japão, tem trabalhado não só para a construção de superfícies para o tráfego de veículos e pedestres, mas também para estabilizar a vegetação nas margens dos rios. Na Austrália, concreto permeável é valorizada como um elemento essencial na água Sensitive Urban Design (WSUD) para melhorar a qualidade e quantidade de água em áreas urbanas (Aoki, 2009).
Definição e aspectos técnicos de betão permeável
O betão permeável na sua definição mais simples é uma mistura de cimento , água, agregado grosso e aditivos, resultando num material com uma estrutura de vazios interligados, que permitem que a água e o ar, etc, a passagem.
Cortando um cilindro de concreto permeável deixando a água através da estrutura vazio interligados. Foto: Juan David Melo para Argos.
Pavimentos de concreto são permeáveis ​​uma estrutura que compreende uma camada superior de betão permeável e qualquer base de pavimentação, o qual, neste caso, é capaz de armazenar e gerir a água, opcionalmente, um sistema de drenagem de acordo com as necessidades podem ser mais ou menos complexo, e suporte natural do solo, em termos das suas propriedades pode infiltrar-se água.
Esquema de estrutura típica e operação de um pavimento de concreto permeável. Ilustração própria.
A estrutura de pavimento permeável permite que a água a cair sobre a superfície infiltrar instantaneamente e entrar no sistema de drenagem que pode ser: infiltrada o terreno natural e alimentar as reservas subterrâneas, armazenada para uso e / ou dirigida para a linha de esgoto água da chuva.
Pavimentos de concreto permeáveis ​​têm muitas vantagens, dentre as quais destacamos: 
. • Vida mais longa do que seus concorrentes diretos 
• Fornece pontos para certificações de construção sustentável. 
• Simplifique a drenagem e reduzir custos. 
• Reduzir fluxos de detritos água, a água da chuva limpa e baixa temperatura, protegendo o equilíbrio dos ecossistemas. 
• Reduzir ou eliminar o impacto da urbanização sobre linhas de esgoto existentes. 
• reservas de água subterrânea Powers. 
• permite a passagem de água e oxigênio para as raízes das árvores. 
• Reduz o aumento da temperatura ambiente, devido ao desenvolvimento tradicional. 
• Elimina a lâmina de água após as fortes chuvas. 
• Reduz o risco de aquaplanagem e salpicos.
Neste vídeo você pode ver a evidência de infiltração em uma seção de pavimento de concreto permeável construído no estacionamento duas células Universidade EAFIT, em Medellín, Colômbia.
Fatores de sucesso para o bom funcionamento de um pavimento de concreto permeável
Pavimentos de concreto permeáveis ​​deve ser concebido como um sistema, onde cada uma das partes é vital para o funcionamento adequado. Para que este sistema funcione corretamente, você deve tomar cuidado especial com os seguintes passos:
-  Projeto de pavimento de concreto permeável : o projeto deve ser abordado a partir de um ponto de vista estrutural para garantir a capacidade de absorver as tensões e manter sua integridade para a vida de projeto. Por outro lado, a partir de um ponto de vista hidráulico, a fim de validar a capacidade de gerir o evento de máximo de água de chuva para o qual foi concebido.
-  Concepção, fabrico e fornecimento de concreto permeável : concreto permeável deve ser desenhado para avaliar os mesmos critérios que o pavimento, estrutural e hidráulico. Além disso, ele deve ser validado com o cliente e o aplicador para a aplicação da mistura de ter um desempenho adequado do produto em ambos o processo e função construtiva.
-  Construção: a construção de pavimentos de concreto permeáveis ​​devem ser realizados por empreiteiros com experiência específica na aplicação deste tipo de concreto, exigindo técnicas, equipamentos e cuidados diferentes para um concreto convencional. A velocidade de implementação eo subsequente cura são fundamentais para garantir o desempenho adequado nos pontos de longo prazo.
-  Uso e manutenção É importante dar o uso para o qual foram concebidos, para garantir a sua vida útil e evitar a deterioração acelerada. Como afirmado anteriormente, estes passeios são para tráfego leve e uso indevido provoca a queda de partículas. Obstrução das lacunas causadas por partículas que entram no sistema provoca uma perda de capacidade hidráulica, que pode ser restaurada com manutenção e lavagem sob pressão ou aspiração.
Decorativa concreto permeável para os Jogos Olímpicos de 2008, Pequim (China). Foto: ConcreteDecor Journal. Vol.10 No.2 fevereiro / março 2010
Finalmente, concreto permeável, apesar de ser um material conhecido na indústria da construção para mais de um século como uma solução para as necessidades específicas de trabalho e materiais, mas até um par de décadas começa a ser reforçada pelo desempenho ambiental e sustentabilidade, proporcionando grandes vantagens que inicialmente não eram conhecidos, e muito menos exploradas.
Como mencionado acima, o concreto permeável requer considerações especiais no desenho da estrutura do pavimento (sistema), material, construção, uso e manutenção para assegurar a sua implementação bem-sucedida, que nada mais são que tomar alguns cuidados adicional em relação ao concreto convencional e começar a entendê-la como um sistema que fornece uma poderosa solução para a gestão da água, ao invés de um único material, que oferece um grande potencial como engenheiros em um mundo cada vez mais consciente e ambientalmente responsável, e boas práticas para o desenvolvimento urbano sustentável, permitindo que obras realizadas para os Jogos Olímpicos, em Pequim (China) em 2008.
Referências 
Aoki, Yukari; 2009, "Desenvolvimento de concreto permeável", Tese de Mestrado em Engenharia, Universidade de Tecnologia de Sydney. 
ACI 522R.1-10, 2010, "Relatório sobre Pervious Concrete", American Concrete Institute. 
Offenberg, Matthew, 2008 ", é Pervious Os pedidos de Betão Estrutural pronto?, Revista Estrutura, Fevereiro, pp. 48-49.
- See more at: http://360gradosblog.com/index.php/concreto-permeable-desarrollo-urbano-de-bajo-impacto-2/#sthash.TUUITywq.dpuf

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010