Propriedades Geométricas no AutoCAD



      Como todos sabem, toda figura tem suas características geométricas como por exemplo, área, perímetro, centróide, momentos de inércia e etc. Para algumas figuras, encontramos facilmente suas características geométricas através de simples cálculos, mas para figuras mais complexas com grande quantidade de curvas e irregularidades se torna muito mais difícil de encontrar tais características pois são necessários cálculos de área utilizando integrais.

      O AutoCAD pode auxiliar a encontrar as características geométricas de qualquer figura "fechada" independente de sua complexidade e é isso que vamos aprender a seguir:


1° Passo: Primeiramente precisamos ter uma figura "fechada". O que significa uma figura fechada? Significa que a figura não deve possuir início nem fim, ou seja, seus pontos inicial e final devem estar interligados no final, caso contrário não poderemos criar uma região como descrito no segundo passo.

2° Passo: Depois de ter escolhido a figura respeitando os requisitos acima, criaremos uma região. Para criar a região devemos clicar no ícone Region da barra de ferramentas Draw e logo em seguida selecionar nossa figura. Fazendo isso na linha de comando do AutoCAD irá aparecer a informação 1Region Created.

3° Passo: Depois de criada a região, devemos digitar MASSPROP no AutoCAD Inglês ou PROPMASS no AutoCAD em Português. Fazendo isso será aberta uma janela com as informações sobre as características geométricas de nossa figura.

Publicação de (exceto figura):

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010