Cão que ladra não morde...

Dedico esta para aqueles que não pensam primeiro, tenho visto muita gente assim...

Dálmata latindo - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5
Nem tudo o que se diz é o que se faz. Partindo dessa premissa, o mais saudável é não confiar muito nesse ditado. Pelo sim, pelo não a vitima pode ser você. O latido pode ser um alerta ou uma ameaça, portanto não devemos minimiza-la nem ignora-la. Os crimes de desafetos são “latidos” com antecedência.

O uso dessa expressão tornou-se senso comum, na consciência coletiva, para todo o fato social em que paire ameaças sobre algo ou alguém e para todo “valente” que vive a esbravejar sua ira aos quatro cantos.

Gostamos de fazer essa observação quando vemos alguém falando demais, se enaltecendo em posses materiais ou em poder de força. É uma forma de minimizar ou de por em ridículo suas palavras. O que é um risco. Melhor é usar da prudência e do bom senso com os que se mostram muito “machos”.

A razão diz que o melhor é deixar o bicho quieto e passar longe. Nem sempre o balançar do “rabinho” é sinal de amizade. O mesmo deve-se fazer em relação ao “exaltado”. O ditado diz “cão que ladra não morde” e eu digo “antes veja se ele não tem dentes.”

Integra a coletânea de textos que intitulei ‘REFLETINDO A SABEDORIA POPULAR (ditados, expressões e provérbios)

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010