Predimensionamento de Vigas (CA) e programa VCA-SLU (Itália)

Hoje falamos sobre uma fórmula muito simples que permite predimensionar a armadura de um elemento de concreto armado flexionado vou Verificar se o programa VCA-SLU se está certo.  Tomemos  Uma seção de concreto armado retangular:

Equilíbrio Esquema de Uma Seção de concreto armado flexionado

Para que esta fórmula para uma seção equivalente simplificada bem simples (Ou seja negligenciamos as armaduras comprimidas).  Ela reconhece IMEDIATAMENTE o binário ou ou o Braço de alavanca (Que É Aproximadamente 0,9-0,85h ) Para que a força de tração T OU de compressão C . Obviamente, Como de Forças compressão e de Tração tem o equilíbrio em um no outro, temos::

• Pará ou concreto em compressão, TEMOS:
  • Pará como barras de Aço Tensão em, TEMOS:

onde:

- b repre Largura fazer Feixe;

- x represen a profundidade da área de compressão;

- Um clscompresso = bx = área tribunal em fazer Feixe de comprimido;
- Uma s está na área de Reforço de tração.

Se colocarmos z = T bilhões TEMOS uma célebre fórmula:

ondas h = hh ' é um monte de Seção e h ' = c + d Suportes + d Ferros / 2  Sendo c na tampa de concreto.

Esta Fórmula simples mas permite uma aproximação muito boa, Segundos para se  calcular um momento Resistente de uma Seção  Destacando a armadura necessária bem rapidamente. Você PODE usa a aba-para localizar a armadura necessária:

Exemplo:

Suponha que temos uma seção de 30x40cm sujeitas um momento positivo de 100kNm e as armaduras tensionadas.  Primeiro parágrafo Calcular a altura útil retirando a cobertura do concreto e os diâmetros das barras dos estribos e da armadura longitudinal:
  • c = 30 milimetros;
  • Suportes de 8 milimetros de diâmetro;
  • 16 mm de diâmetro barras longitudinais.
Altura total = h = hh '= 400 (30 + 8 + 16/2) = 354 milimetros

Lembrando Que f m = 450 / 1,15 = 391N / mm² encontramos a armadura longitudinal necessária:

As = (100x1000x1000) / (0,9x354x391) = 802,74mmq

Um ferro de 16 tem uma área de cerca de 200mmq portanto, a favor da segurança decidimos colocar 5 Linhas de 16 com uma área de aço de 1000mmq, calculamos agora a sua Resistência:

M rd = 0,9x354x1000x391 / (1000x1000) = 124,57 kNm

Verifiquemos a Resistência dos exemplo por Meio do Programa rigoroso VCALSU  Professor Gelfi:

Baixe aqui:

O atual momento Resistente é de 120 kNm, ou seja com erro de cerca de  1%. Mais do que aceitável para pré-dimensionamento.  Se somarmos os dois ferros na área de compressão temos um momento Resistente de 124,1 kNm praticamente como calculadas através da Fórmula simplificada!

Solução Exata da Seção com a faca nenhuma zona VCASLU de compressão calculada

Nem sempre erram mas é bom acompanhar de perto os resultados. Pessoalmente, eu sou um simples apaixonado por fórmulas como estas, e se armando com uma calculadora, permite-se ter uma solução comprovada.

VCA-SLU é a sigla "Como verificar a Concrete limite Último Armado Estado".

Seção Genérica - limite final Método Estado en - Domínio MN, Mx-My - modelo Coluna - em flexão - Tração flexão - protendido - Fundações POR estacas - Tração reagente Betão - Seção desarmado - Secção Projeto retangular - protendido - Pilares fazer junkies Projeto EM sísmicas .

baixe aqui: