Estacas de concreto armado pré-fabricado.

As estacas de concreto fabricadas fora do local e, em seguida, transportadas para o local e colocadas no lugar, são as mais amplamente utilizadas.

Entre as vantagens que elas têm são:

a) A sua duração é praticamente ilimitada e que não foi afetada pela presença do lençol freático.

b) Pode ser construído com as dimensões desejadas e adaptar armaduras resistentes para resistir a flexão e corte enquanto forem manuseados e transportadas para o local de trabalho

c ) Elas podem trabalhar por ponta e ou fricção, e também são usados ​​como âncoras terrestres ou marítimas trabalha com a inclinação necessária.

d) Eles podem ultrapassar camadas de solo firmes e compactas  sem perigo de quebrar


Estacas de concreto pré-moldados têm geralmente uma seção quadrada ou poligonal, embora de vez em quando que pode ser circular ou em forma de anel. Estes últimos são construídos com a técnica de rotação e tem a vantagem de inspeção fácil  e tem elevado momento de inércia. O seu diâmetro pode atingir 1,5 m com suporte para até 300 t.com um comprimento de 60 m.

As estcas de concreto são montadas de um modo semelhante às colunas. Estas estacas são fabricados despejando concreto horizontalmente, onde anteriormente o reforço de aço é colocado. Devem aplicar meticulosa cura, e quando o concreto endurecido e deve ser definida a o momento em que são retirada as formas sendo feita a desmoldagem e transportadas para o local de construção. Em qualquer caso, não se deve conduzir as estacas antes de 28 dias da concretagem.

Para o içamento é colocado em dois ou mais pontos, horizontalmente, em arame dobrado em um gancho que para esta finalidade que são deixados antes da concretagem. Um maior número de pontos é - faz com que menos dobragem da estaca pelo próprio peso, prevenindo assim a formação de fendas - de revestimento. Em relação a este fato, as estacas pré-esforçado têm vantagens sobre o concreto armado, uma vez que a compressão imposta torna-os mais resistentes às tensões produzidas. Veja a Figura 12.11 



Como as estacas de madeira, as de concreto tem cabeça, o eixo e a ponta, o - o que pode ser forma de cone truncado, piramidal ou em linha reta, como visto na Figura 12.12. Quando a ponta é para melhor penetrar no solo em forma de cunha, ele deve ser protegido com um aço, em várias formas, algumas das quais estão representados graficamente na Figura abaixo



Para cravar as estacas no solo, uma equipe de guindastes e bate-estacas que é, basicamente, uma plataforma que é deixado cair repetidas vezes na estaca até que penetra até a profundidade desejada de projeto. A estaca é colocada entre as guias, sob o martelo e sua cabeça é protegida por uma tampa ou cabeçote madeira dura ou resistentes concreto para evitar quebrar o topo da estaca pelos golpes. Veja a Figura 12.13.

O empilhamento é suspenso quando a rejeição do martelo alcança uma certa altura. Há também martelo de duplo efeito, accionado por pressão de ar ou de vapor de água, para acelerar a queda da plataforma, para aumentar a velocidade de impacto e de aumentar o número de tacadas para atingir 60 por minuto. Em casos especiais, equipamento vibratório pode ser usado para estacas de condução, que consistem de um par de pesos excêntricos rotativos que produzem pulsos de frequência variável verticais. Geralmente estacas verticais são as mais utilizadas, mas podem ter inclinação  até 25 ° a partir dessa direção.



0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010