Cobrimento Nominal

Cobrimento é a camada de proteção da armadura, é a camada de concreto que fica no meio da armadura e a face externa do componente estrutural. É o cobrimento que impede a penetração da água ou da umidade do meio externo para dentro da laje, viga ou pilar evitando, assim, a oxidação da armadura.
Em uma estrutura de concreto armado, quem resiste aos esforços de tração não é o concreto mas sim a armadura. Quanto maior o esforço de tração mais ferro é colocado na estrutura. Mas o ferro enferruja com facilidade na presença de umidade. Então a armadura precisa ser protegida contra a penetração da umidade.
Veja o que pode acontecer com um cobrimento deficiente:
Em um pilar, a deficiência no cobrimento da armadura permitiu a fácil penetração de água da chuva.A umidade permitiu a oxidação da armadura longitudinal que, expandindo, causou o destacamento do cobrimento.

O mesmo problema ocorreu nas vigas
Causando a oxidação foi total nos estribos.

Tabela de cobrimento mínimo conforme a norma NBR-6118:
Classe de agressividade ambientalAgressividadeClassificação geral do tipo de ambiente para efeito de projetoRisco de deterioração da estruturaCOBRIMENTO [mm]
Laje 4)VigaPilar
IFracaRuralInsignificante202525
Submersa
IIModeradaUrbana 1), 2)Pequeno253030
IIIForteMarinha 1)Grande354040
Industrial 1), 2)
IV 5)Muito ForteIndustrial 1), 3)Elevado455050
Respingos de maré

NOTAS:
1) Pode-se admitir um microclima com uma classe de agressividade mais branda (um nível acima) para ambientes internos secos (salas, dormitórios, banheiros, cozinhas e áreas de serviço de apartamentos residenciais e conjuntos comerciais ou ambientes com concreto revestido com argamassa e pintura).
2) Pode-se admitir uma classe de agressividade mais branda (um nível acima) em: obras em regiões de clima seco, com umidade relativa do ar menor ou igual a 65%, partes da estrutura protegidas de chuva em ambientes predominantemente secos, ou regiões onde chove raramente.
3) Ambientes quimicamente agressivos, tanques industriais, galvanoplastia, branqueamento em indústrias de celulose e papel, armazéns de fertilizantes, indústrias químicas.

4) Para a face superior de lajes e vigas que serão revestidas com argamassa de contrapiso, com revestimentos finais secos tipo carpete e madeira, com argamassa de revestimento e acabamento tais como pisos de elevado desempenho, pisos cerâmicos, pisos asfálticos e outros tantos, as exigências desta tabela podem ser substituídas por 7.4.7.5, respeitado um cobrimento nominal ≥ 15 mm.

5) Nas faces inferiores de lajes e vigas de reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto, condutos de esgoto, canaletas de efluentes e outras obras em ambientes química e intensamente agressivos, a armadura deve ter cobrimento nominal ≥ 45 mm.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010