Uma nova laje nervurada - Holedeck

Economize 20% de concreto


FOTO holedeck
Esta laje nervurada ganhou o Prêmio Empreendedor 2014 para ser capaz de reduzir mais de 50% em volume em relação ao concreto forjado sólidos e cerca de 20% de concreto na frente do clássico bidirecional.
Reticular com buracos
Este é o sistema Holedeck desenvolvido por uma arquitetos espanhóis e que é trazer a laje nervurada com a máxima eficiência.
A ideia consiste em utilizar o conceito de biela tirante para os nervuras das lajes nervuradas. Isto é, para evitar colocar concreto na área das nervuras em que este não é solicitado.
Feixe de varas de ligação e correias
A imagem anterior pode ser visto mais de perto. Na zona interior para os triângulos em linhas tracejadas vermelhas, isto é, onde o concreto resiste à flexão ou cortante. Portanto, podemos dispensar a colocação do concreto.
Mitigação no nervo
A vantagem imediata é a economia de material e, assim, o menor peso da laje , sem aumentar o tempo de execução em comparação com o normal bi-direcional.
gapped reticular
Mas realmente existem mais vantagens que vêm indiretamente: Ao fornecer nervuras ocas, as instalações podem atravessar as costelas plataforma salvar a necessidade de maior profundidade da laje e do teto falso. Esta economia de altura entre 30 e 50 cm por pavimento, você pode ganhar um andar todo a cada 5 pavimentos e, assim, aumentar significativamente o volume construído para a mesma superfície, reduzindo todos os elementos de construção verticais: entre 10 e 20% de economia em fachadas e paredes interiores e entre 10 e 20% dos pilares ou paredes estruturais.
instalações reticulares
Em seguida, vêm os benefícios destas reduções: através da redução da superfície das paredes, podemos reduzir as perdas de energia. Nós salvamos a necessidade de certos elementos de construção, melhorar as instalações ...
Além disso, a geometria do piso proporciona um desempenho acústico melhorado.
Estrutura acústica
Tal como no caso de lajes nervuradas, este sistema é adequado para grandes vãos, atingindo vãos de 10-18 m, com uma altura da laje entre 50 e 60 cm . A distância entre eixos entre as nervuras é de 80 cm e largura das nervuras atinge uma resistência ao fogo 120 minutos . Todos semelhante ao comportamento de um bidirecional convencional.
No vídeo abaixo você pode ver como sistema de construção engenhosa de usar este tipo de laje.
O aspecto estético é também um fator a ser considerado:

1 Comments:

Unknown disse...

gostaria de uma explicação mais clara de como ocorre a execução deste tipo de laje nervurada

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010