Comentários sobre Tensões de Contato - Eng Afazio (Itália)

A tensão negativa não existe e não pode ser considerada no cálculo dos esforços para dimensionamento das armaduras.

Em vez disso, é correto usar os dois esquemas seguintes para o dimensionamento da parte superior e inferior da base da sapata.

Para o reforço inferior com o esquema conforme figura abaixo:

NGcJFk5

Em que este não considera o solo acima da aba da sapata, cargas para cima na aba da sapata.

Se considera que o solo acima das abas das sapatas poderiam ser removidas a qualquer momento e assim vai falhar.

É por isso que você não deve considerar o peso do solo sobre as abas das sapatas.

q = q ef - p p
q ef = Fz / A EFF

Se determina o momento de flexão e com este o tamanho do reforço inferior, as armaduras inferiores.

Para o reforço superior adota o esquema conforme a figura abaixo:
Eo9JOz7

em que não se considera a reação do terreno e as cargas para são para baixo na aba da sapata:

q=p+ pp
pt = peso do terreno sobre a aba da sapata
pp= peso próprio da aba da sapata

Se determina o momento de flexão e com este tamanho do reforço superior, as armaduras superiores.

Naturalmente que você precisa para aplicar fatores parciais de regras de segurança no seu país.

Você salientar que, desta forma a tensão assumida no regime é diretamente comparável com a tomada em consideração na verificação de carga no limite da terra por uma das teorias clássicas como Teraghi, ou Meyerhof, ou Vesic ou Brinch Hansen- (Deve-se comparar as tensões encontradas com a tensão do solo por quaisquer dos métodos citados, ou com um Engenheiro Geotécnico)

Engenheiro Afazio
Fórum Bar da Engenharia
Itália