Mas afinal, o que é o Granilite?

7 de julho de 2015

Granilite é uma massa de cimento com pedaços de pedras como mármore, calcário, quartzo, dentre outros, em vários tamanhos ou ´granulometrias´ diferentes. Quando elaborado apenas com o uso da pedra de mármore, recebe o nome de marmorite.

Granilite é muito parecido com o cimento queimado, porém é mais resistente devido a presença de minérios em sua composição e deixa os ambientes mais elegantes.

Esse revestimento possui uma vida longa, sendo forte e duradouro, entretanto sabe-se que está sujeito ao surgimento de fissuras ou trincas, que fazem parte de sua natureza. Essas "rachas" podem ser imperceptíveis e não incomodar, mas é importante alertar os consumidores. A instalação por profissionais qualificados, com certeza, diminui o risco das fissuras. Não é recomendada a sua utilização em andares muito altos ou em ruas muito movimentadas.

Existem dois tipos de granilite no mercado: o Granilite Polido e o Granilite Fulgê (ou Fulget). Muitas pessoas pensam que as duas nomenclaturas se referem ao mesmo tipo de revestimento, porém eles são praticamente opostos, um do outro. Confira as diferenças:

  Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Tipos-de-Piso-Fulget-Graniltie
Fonte: MASTER PLATE

Granilite Polido: É o granilite propriamente dito. Esse revestimento é polido e recebe um acabamento liso com camadas de resina. Ao ser impermeabilizado, o piso se torna antiderrapante, quando seco e escorregadio, quando molhado. Por ser liso, pode ser resvaladio, por isso deve ser utilizado preferencialmente em ambientes internos.

Granilite Fulgê: No granilite fulgê a textura dos pedriscos está completamente visível. Esse revestimento recebe um acabamento de relevo dos pedriscos e é lavado para a retirada do excesso de argamassa. Devido a sua textura, o fulgê é totalmente antiderrapante, tornando-se ideal, principalmente, para áreas externas. É muito utilizado em calçadas e piscinas.

Pontos positivos:
Resistência, beleza, de fácil limpeza e manutenção.

Onde usar: 
Recomenda-se o uso de granilite polido em áreas internas e granilite fulgê em áreas externas.

Porém, tanto o granilite polido quanto o granilite fulgê, podem ser utilizados em quaisquer ambientes (internos ou externos), desde que sejam seguidos alguns procedimentos de segurança, como por exemplo: se o piso de granilite polido for aplicado em ambientes externos, é necessária a colocação de faixas antiderrapantes, para evitar escorregamentos.

Granilite polido: aplicado em armazéns, escadas, escritórios, escolas, frigoríficos, hospitais, incubatórios, pátios, postos de saúde, salas, shoppings, teatros e outros lugares.

Granilite Fulgê: utilizado em escadas, rampas, arredores de piscinas, salas, paredes e calçadas.

Cuidados:
A limpeza deve ser feita com água, detergente neutro ou sabão em pó. Para ter vida longa, são exigidos cuidados semelhantes aos pisos de cimento: não podendo ter contato com produtos abrasivos ou químicos (não utilizar Cloro, Cândida ou Ácidos).

Piso granilite fulgê: pode ser limpo com lavadora a jato, com o bico regulado no modo "leque". A reaplicação de resina deve seguir a recomendação do fabricante.

Piso granilite polido: deve receber aplicação de cera, executando o polimento com enceradeira a fim de obter uma melhor cristalização. A frequência de aplicação de cera é determinada em função do uso (trânsito no local).

Conheça os diferentes Tipos de Piso e suas características. Escolha o piso ideal para os ambientes da sua casa e, lembre-se de que você pode combinar qualquer tipo de piso nos seus ambientes internos com o conforto térmico que o Sistema de Aquecimento de Piso da Piso Térmico lhe oferece. Saiba mais sobre o piso aquecido.


Piso-Termico-Aquecimento-de-Piso-Tipos-de-Piso-Fulguet


0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010