Casa é erguida com vigas pré fabricadas de pontes

13 de agosto de 2015





Resultado de imagem para Casa é erguida com vigas pré fabricadas de pontes

O arquiteto Anton García Abril e sua esposa, a arquiteta Débora Mesa, do escritório Ensamble Studio de Madrid, ergueram sua casa de dois pavimentos a 20 km da capital espanhola em apenas 7 dias. Isso só foi possível por conta da utilização de peças pré-fabricadas de concreto atípicas para uma construção residencial: três vigas gigantes de concreto – originalmente destinadas para serem partes de uma ponte -, dois segmentos de canais de irrigação e duas vigas de aço.

Usando um guindaste, a equipe levantou a pesada estrutura sob os pilares metálicos. O “esqueleto” foi fechado com painéis retangulares de vidro de 35cm de espessura. As poucas paredes que existem no interior são de gessso acartonado.

No entanto, o projeto demorou quase dois anos para ser definido. Parte da dificuldade estava em prever como as partes maciças pré-fabricadas poderiam ser equilibradas. O problema foi solucionado com um destoante bloco de granito de 20 toneladas sobreposto a uma das extremidades da viga superior, que contrabalancea o peso e garante a estabilidade da estrutura.

A casa de 2.190m² custou cerca de 250 mil euros (cerca de 350 mil dólares).

A casa inusitada tem chamado a atenção de muitas pessoas, incluindo vários novos clientes que estão interessados em projetos construídos a partir de infra-estrutura com peças de concreto. Houve até mesmo pedidos de construir uma réplica da casa, mas os arquitetos ainda estão analisando o assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010