Estruturas autoportantes em arco com blocos



A fabricante de pré-fabricados de concreto Lock-Block divulgou dois pequenos filmes que mostram uma inovadora técnica construtiva destinada à execução de passagens inferiores, passagens hidráulicas e túneis em arco com blocos de encaixe. A empresa canadiana utiliza elementos estruturais muito semelhantes a peças de lego e, como dispositivo de suporte provisório, um caminhão dotado de uma estrutura metálica especialmente preparada para ser realizada a montagem.
O método construtivo possibilita a execução de estruturas autoportantes em arco de diâmetro e inclinação variáveis, graças à versatilidade da estrutura regulável montada no chamado “zipper truck” (que traduzido para português significa “camião fecho de correr”, devido à forma contínua como permite o sucessivo entre cruzamento dos blocos de encaixe). É também dispensada a execução de formas, podendo o caminhão ser utilizado indefinidamente sem necessidade de qualquer operação de desmontagem antes de ser utilizado na obra seguinte.
Quando finalizado o empilhamento dos blocos de uma secção do arco, o caminhão avança, originando o refechamento da secção e deixando lugar para a execução da secção contígua seguinte.

Para trás fica uma estrutura, em blocos de encaixe, de grande estabilidade, capaz de se suportar a si mesmo.


A técnica não é nova, tendo sido utilizada pela primeira vez pela Lock-Block em 2012, na construção de um trecho de teste. No entanto só recentemente a técnica atingiu a maturidade necessária para a execução de estruturas de grande dimensão.


Fonte, Vídeos e Imagens (adaptadas): via Lock-Block


http://www.engenhariacivil.com/metodo-construtivo-estruturas-autoportantes-blocos-betao-encaixe

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010