Estruturas autoportantes em arco com blocos

13 de novembro de 2015


Método construtivo de estruturas autoportantes em arco com blocos de betão de encaixe
A fabricante de pré-fabricados de concreto Lock-Block divulgou dois pequenos filmes que mostram uma inovadora técnica construtiva destinada à execução de passagens inferiores, passagens hidráulicas e túneis em arco com blocos de encaixe. A empresa canadiana utiliza elementos estruturais muito semelhantes a peças de lego e, como dispositivo de suporte provisório, um caminhão dotado de uma estrutura metálica especialmente preparada para ser realizada a montagem.
O método construtivo possibilita a execução de estruturas autoportantes em arco de diâmetro e inclinação variáveis, graças à versatilidade da estrutura regulável montada no chamado “zipper truck” (que traduzido para português significa “camião fecho de correr”, devido à forma contínua como permite o sucessivo entre cruzamento dos blocos de encaixe). É também dispensada a execução de formas, podendo o caminhão ser utilizado indefinidamente sem necessidade de qualquer operação de desmontagem antes de ser utilizado na obra seguinte.
Quando finalizado o empilhamento dos blocos de uma secção do arco, o caminhão avança, originando o refechamento da secção e deixando lugar para a execução da secção contígua seguinte.

Para trás fica uma estrutura, em blocos de encaixe, de grande estabilidade, capaz de se suportar a si mesmo.


A técnica não é nova, tendo sido utilizada pela primeira vez pela Lock-Block em 2012, na construção de um trecho de teste. No entanto só recentemente a técnica atingiu a maturidade necessária para a execução de estruturas de grande dimensão.
Método construtivo de estruturas autoportantes em arco com blocos de betão de encaixe
Método construtivo de estruturas autoportantes em arco com blocos de betão de encaixe
Fonte, Vídeos e Imagens (adaptadas): via Lock-Block


http://www.engenhariacivil.com/metodo-construtivo-estruturas-autoportantes-blocos-betao-encaixe

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010