PERFIL DO BOM ENGENHEIRO - M. C. Moraes

Perfil do engenheiro no trabalho de MORAES (Ref. abaixo) No trabalho desta autora é apresentado uma pesquisa feita pela Escola de Engenharia da USP em 1995, financiada pela Federação das Empresas do Estado de São Paulo (FIESP), com o objetivo de conhecer o perfil profissional ideal do novo engenheiro para o ano 2002.

De acordo com a conclusão da pesquisa realizada, os 17 atributos mais destacados foram (os números entre parênteses indicam a ordem de importância):

• Indivíduo comprometido com a qualidade do que faz; (1)
• Com habilidade para trabalhar em equipe; (1)
 • Com habilidade para conviver com mudanças; (2)
• Com visão clara do papel cliente consumidor; (3)
• Com iniciativa para tomada de decisões; (3) • Usuário de ferramentas básicas de informática; (3)
• Com domínio do inglês; (4)
• Fiel para a organização em que trabalha; (5)
• Que valoriza a ética profissional; (6)
• Com ambição profissional/vontade de crescer; (6)
• Capacitado para o planejamento; (7)
• Com visão das necessidades do mercado; (7)
• Que valoriza a dignidade/tem honra pessoal; (8)
• Com visão do conjunto da profissão; (9) • Com habilidades para economizar recursos; (9)
• Preocupado com a segurança no trabalho; (10)
• Com habilidade para conduzir homens. (10)

Resumindo, a Referencia afirma que o mercado de trabalho está exigindo um profissional capaz de continuar aprendendo, participando e interagindo com os outros e, principalmente, um indivíduo capaz de sentir-se feliz como pessoa e como profissional, vivendo num mundo em permanente mobilidade e evolução.

Ainda, que deve ser um cidadão com um potencial cognitivo ampliado, versátil, autônomo, capaz de transitar, emocional e intelectualmente, pelos diversos caminhos da sociedade do conhecimento, que possua visão de totalidade, associada à formação de competências básicas, com os pré-requisitos necessários para que seja membro de uma cultura pós-moderna, capaz de integrar um sistema produtivo, ser consumidor consciente e tomar posse de informações presentes no mundo que afetam sua vida como cidadão ou cidadã.

extraído de : http://www.pp.ufu.br/Cobenge2001/trabalhos/DTC007.pdf

M. C. Moraes, “O perfil do engenheiro dos novos tempos e as novas pautas educacionais”, In: I. von Linsingen et al, “Formação do Engenheiro: desafios da atuação docente, tendências curriculares e questões da organização tecnológica”. Florianópolis, Editora da UFSC: 1999, pp. 53-66.