Como o concreto é feito - PCA

Na sua forma mais simples, o concreto é uma mistura de pasta e agregados, ou rochas. A pasta, composta de cimento portland e água, cobre a superfície da fina (maiores) agregados (pequena) e grossos. Através de uma reação química chamada de hidratação, a pasta endurece e ganha força para formar a massa de pedra conhecida como concreto.

Dentro desse processo reside a chave para uma característica notável de concreto: é de plástico e maleável quando recém-misturado, forte e durável, quando endurecido. Estas qualidades explicar por que um material, concreto, pode construir arranha-céus, pontes, calçadas e auto-estradas, casas e barragens.

Materiais para fazer de concreto

Proporções

A chave para alcançar um forte, concreto durável repousa na dosagem cuidadosa e mistura dos ingredientes. Uma mistura que não tem massa suficiente para preencher todos os espaços vazios entre os agregados será difícil de colocar e irá produzir superfícies ásperas e um concreto poroso. 

Uma mistura com um excesso de pasta de cimento será fácil de colocar e produzirá uma superfície lisa;no entanto, o concreto resultante não é rentável e pode mais facilmente fissura. A química do cimento Portland vem à vida na presença de água. Cimento e água formam uma pasta que reveste cada partícula de pedra e areia-os agregados. Através de uma reação química chamada hidratação, a pasta de cimento endurece e ganha resistência. 

A qualidade da pasta determina a resistência do concreto. A força da pasta, por sua vez, depende da proporção de água para cimento. A proporção de água-cimento é o peso da água de mistura dividida pelo peso do cimento. Concreto de alta qualidade é produzido pela diminuição da proporção de água-cimento, tanto quanto possível, sem sacrificar a trabalhabilidade do concreto fresco, permitindo que ele seja adequadamente colocada, consolidada, e curados. 

Uma mistura devidamente concebida possui a trabalhabilidade pretendida para o concreto fresco e a durabilidade necessária e a resistência para o concreto endurecido.Tipicamente, uma mistura é cerca de 10 a 15 por cento de cimento, de 60 a 75 por cento e agregado de 15 a 20 por cento de água. Ar arrastado em muitas misturas de concreto pode também assumir de 5 a 8 por cento. 




Outros ingredientes

Quase toda a água natural que é potável e não tem gosto ou odor acentuado pode ser utilizado como água de mistura de concreto. Impurezas excessivos na água de mistura não só podem afetar tempo de pega e resistência do concreto, mas também pode causar eflorescência, a coloração, a corrosão de reforço, instabilidade de volume, e durabilidade reduzida. 

Especificações mistura de concreto geralmente definir limites para os cloretos, os sulfatos, alcalinos e de sólidos em água de mistura, a menos que os testes podem ser realizados para determinar o efeito da impureza tem no concreto final. Embora a maior parte da água de beber é adequado para misturar. O cimento e agregados são escolhidos cuidadosamente. Agregados compreendem 60 a 75 por cento do volume total de concreto. O tipo e o tamanho dos agregados a utilizar dependem da espessura e da finalidade do produto final.

Relativamente finas seções de construção exigem pequenos agregados, embora agregados até seis polegadas de diâmetro foram usadas em grandes represas. Uma graduação contínua de dimensões de partícula é desejável para o uso eficiente da pasta. Além disso, os agregados devem estar limpas e livres de qualquer coisa que possa afetar a qualidade do concreto.

Hidratação

Logo após os agregados, água e o cimento são combinados, a mistura começa a endurecer.Todos os cimentos portland são cimentos hidráulicos que definir e endurecem através de uma reação química com hidratação chamada água. Durante esta reação, forma-se um nó na superfície de cada partícula do cimento. O nó cresce e se expande até que ele liga-se com nós de outras partículas de cimento ou adere aos agregados adjacentes.  Uma vez que o concreto é bem misturado e viável para ele ser colocado em formas antes de a mistura torna-se demasiado dura. Durante a colocação, o concreto é consolidado e compactá-lo dentro das formas e eliminar potenciais falhas, tais como furos e bolsas de ar.

Para lajes de concreto é deixado repousar até que desapareça o filme de umidade de superfície, em seguida, uma madeira ou metal é utilizado para alisar o concreto. Flutuante produz uma aparência  relativamente uniforme, mas um pouco áspero, textura que tem boa resistência ao deslizamento e é frequentemente usado como um acabamento final para lajes exteriores. 

A cura começa depois de as superfícies expostas do concreto ter endurecido o suficiente para resistir a estragar. A Cura assegura a hidratação continuada do cimento de modo a que o concreto continua a ganhar força. Superfícies de concreto são curados por aspersão com névoa de água, ou usando tecidos de retenção de umidade, como estopa ou algodão ou mesmo sacos de cimento umedecidos. Outros métodos de cura evitar a evaporação da água por meio de selagem a superfície com plástico ou sprays especiais chamados compostos de cura.  

Técnicas especiais são usados ​​para a cura do concreto durante o tempo extremamente frio ou quente para proteger o concreto. Quanto mais tempo o concreto é mantido úmido, mais forte e mais durável do que vai ser. 

A velocidade de endurecimento depende da composição e da finura do cimento, as proporções de mistura, e as condições de umidade e temperatura. O concreto continua a ficar mais forte à medida que envelhece. A maior parte do ganho de hidratação e resitência tem-se durante o primeiro mês do ciclo de vida do concreto, mas a hidratação continua a uma taxa mais lenta durante muitos anos.

1 Comments:

EDMAR M. ROCHA disse...

MUITO BOM O TRABALHO DE VCs, GOSTEI BASTANTE, SOU ALUNO DE ENG. CIVIL E QUE DEUS ABENÇOE VCs.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010