O que são Vergas,contravergas e cintas de amarração?

Os contornos dos vãos de portas e janelas estão sujeitos a tensões concentradas, em virtude das solicitações mecânicas a que as paredes estarão sujeitas, causando fissuras indesejáveis nos cantos e no meio do vão dos caixilhos. Para evitar este problema, lança-se mão das vergas, contravergas e cintas. Tal reforço deve dar suporte às movimentações e as caragas sobre ela.


Entende-se como:

  • Verga: elemento estrutural executado acima dos vãos dos caixilhos.
  • Contraverga: elemento estrutural executado imediatamente abaixo dos vãos de janelas e vãos abertos em alvenarias.
  • Cinta de amarração: viga de pequena seção executada no final da alvenaria (respaldo) com a finalidade de promover a solidarização (ou "amarração") entre as alvenarias da construção. Tem também a função de melhor distribuir o peso da laje e da cobertura sobre a alvenaria.
As vergas e contravergas devem ultrapassar 40 cm cada lado de vão e quando o vão for superior a 1,20 m, as vergas devem ser dimensionadas como vigas armadas.

No caso de paredes com altura superior a três metros, devem ser previstas vigas de cintamento intermediárias para absorção das tensões laterais a que as paredes estiverem sujeitas. Acima de cinco metros, as paredes devem ser calculadas como alvenaria estrutural.

As vergas e contravergas são executadas colocando tábuas em ambas as faces das paredes preenchidas com concreto convencional, porém com brita um ou zero, e como sugestão serem armadas com dois ferros de 8 mm (para vão até 1,20 m). 

Pode-se optar pela utilização de blocos do tipo canaletas para a execução desses elementos. No caso das cintas de amarração o procedimento é idêntico, porém com a colocação dos ferros ao longo de toda a extensão (perímetro) da alvenaria. É prática comum para pequenas obras a colocação desses ferros entre as duas ultimas camadas de alvenaria e assentados com argamassa de cimento e areia no traço em volume 1:3.



2 Comments:

Unknown disse...

Boa Rui muito interessante

Unknown disse...

Boas informaçoes

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010