Resposta ao comentario de Dayelle

4 de janeiro de 2017

Dayelle Elias Amaral deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Lista de Dosagem": 

Boa noite, gostaria de saber se a planilha de DPCON possibilita as quantidades para o empacotamento na dosagem. E se é possível disponibiliza-la novamente!


O empacotamento nada mais é do que se fazer uma mistura dos grãos para que se ajustem a uma curva que já tenha este conceito dos vazios estarem sempre preenchidos por grãos menores....Adotei a curva de Fuller que resulta reconhecidamente em um empacotamento perfeito, mas como já disse anteriormente observei que existe um erro nesta curva de Fuller.

O erro é fácil de ser observado: quando se adota o método dos mínimos quadrados para ajuste da mistura, os grãos finos que faltam são preenchidos com grãos grossos....corrigi isso fazendo a minha curva de empacotamento. Esta minha curva que chamei de RG (Reinforced Grade). Esta curva ainda está em teste em algumas fabricas que dou assessoria com muito bons resultados, sua divulgação ainda será analisada de como será feita.

Adotar a curva de Fuller ou mesmo uma curva qualquer para empacotar requer habilidade do dosador do concreto em se analisar vários fatores. Descrever estes fatores é como querer fazer uma cartilha e isso não funciona  bem assim. A analise é de todo o conjunto de dados para que se possa fazer um concreto econômico para um determinado uso. 

Existem tecnologos que veem acrescentando inovações, mas tudo merece ser feito na pratica, nada como ensaiar, ensaiar, ensaiar....

Misturar de qualquer forma os materiais  sempre vai se ter CONCRETO, mas misturar com critérios para se obter um baixo custo para um determinado uso requer CONHECIMENTO.

Quanto a uma nova planilha do DPCON estou providenciando, mas meu tempo tem sido bem curto por isso me desculpe a demora...


Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra



0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010