Software ArcelorMittal / Centro Técnico Industrial da Construção Metálica (CTICM)

A3C 2.64: Verificação detalhada de estruturas de aço


A ArcelorMittal  e o Centro Técnico Industrial da Construção Metálica (CTICM) lançaram uma nova versão do software A3C. O A3C 2.64 destina-se à verificação estrutural de elementos simples de aço e estruturas mistas de aço e concreto, tendo como base de cálculo os Eurocódigos estruturais.
A nova versão permite a análise de elementos estruturais sujeitos a esforços axiais de compressão e a flexão composta, segundo os eixos de maior e menor inércia.
Através de uma interface simples mas versátil, o A3C 2.64 possibilita a introdução das características geométricas da estrutura e a definição de apoios, tipos de seções e materiais e cargas atuantes.
Nesse âmbito o programa permite a utilização de elementos de aço e mistos aço/concreto e a introdução de combinações de ações constituídas por diferentes configurações de cargas, concentradas e distribuídas, em nós ou barras.

Adicionalmente o software A3C 2.64 possibilita a verificação da resistência ao fogo da estrutura em análise. Para isso é necessário definir as características dos materiais constituintes, incluindo o tipo de revestimento.
É também necessária a especificação da exposição ao fogo e da posição de cada elemento na estrutura.

O A3C foi construído para permitir a utilização de diferentes fatores de resistência e carga e a definição normativa no que diz respeito às combinações de ações, utilização de anexos nacionais, avaliação de momento críticos, fatores de resistência ao corte e resistência plástica de dimensionamento, entre muitos outros.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010