Como fazer uma bancada de concreto com vidro REVISADO (2)



Os resultados do primeiro teste da bancada foram muito bons, mas queríamos algumas amostras das cores para serem usadas na bancada da casa de banho. O banheiro da casa de banho tem azuis e verdes no piso decorativo do chuveiro, então Peggy separou algumas garrafas azuis e arrumou as peças assim:

 

O primeiro teste parecia um pouco arenoso demais, então tentamos alterar a mistura usando a metade da areia e, correspondentemente, mais vidro triturado. O resultado foi bastante difícil de trabalhar e, mesmo com relativamente pouca água, ele se desfez completamente no teste de queda. Parecia haver muito agregado de vidro e pasta de argamassa insuficiente para mantê-lo unido e preencher todos os espaços entre eles.

Como o material já estava misturado, fomos em frente e colocamos no molde. Não preenchia o molde completamente, e o topo parecia mais uma calçada de cascalho do que uma massa de concreto. Obviamente, a primeira mistura foi melhor, mas para salvar o teste, misturamos um pouco mais de cimento e água e deitamos por cima para preencher as lacunas.

 

Com o segundo teste não parecendo promissor, prosseguimos com um terceiro lote de teste e, desta vez, Peggy colocou um pouco de vidro vermelho para ver como ficaria.

 

Desta vez voltamos à receita original. O primeiro teste de queda foi muito rígido, então adicionamos água, talvez um pouco mais do que na segunda vez, ela afundou muito mais. Isso não é problema para uma peça de teste, mas enfraqueceria uma bancada real com tanta água na mistura.

 

Depois de encher o molde até a metade, tentamos uma nova técnica de vibração do molde para liberar as bolhas de ar. O uso de uma serra alternativa sem lâmina provou ser bastante eficaz na vibração do molde e fez com que bolhas de ar subissem para a superfície. Com o molde não totalmente cheio, enfiamos alguns cacos de vidro colorido nas bordas. Esperançosamente, eles aparecerão depois que a peça for polida.

O molde completo foi arado para nivelar o concreto e, em seguida, vibrou um pouco mais para liberar as bolhas de ar restantes (esperamos).


Nós polimos com diamante as peças de teste o suficiente para ver como as cores ficarão. Surpreendentemente, a terceira peça de teste mostrou mais vidro em sua superfície, embora houvesse menos vidro na mistura. Presumivelmente, a mistura de mais líquido e o aumento da vibração permitiram que mais vidro se acomodasse no fundo do molde. No geral, achamos que ambos parecem muito bons, e isso nos ajudará a escolher as cores para as bancadas reais.

1 Comments:

Unknown disse...

Bom dia, tô reformando minha casa e quero fazer as bancadas da cozinha de concreto, procurei aqui e não achei referência, quero saber com o tipo de concreto que eu uso? Ela já vai ser feita na parede como se fosse uma laje. E como faço pra ter esse efeito de porcelanato por cima?
Desde já agradeço.

Att, Dayana

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010