Todos ouvimos o ditado: "Com o concreto há duas garantias: vai ficar difícil e vai quebrar." Quão difícil vai conseguir e quanto ele vai quebrar tem muito a ver com a quantidade de água e material cimentício Costumava fazê-lo.



Testar queda, resistência à compressão e entretenimento aéreo no local de trabalho é uma maneira honrada de contar o quão concreto será e se ele atende às scecificações para um trabalho.  As leituras de queda, no entanto, dizem muito pouco sobre se a quantidade de água adicionada ao concreto é o que deveria ser.
Joe NasvikTesting slump, resistência à compressão e entretenimento aéreo no local de trabalho é uma maneira honrada de dizer o quão concreto será e se ele atende às scecificações para um trabalho. As leituras de queda, no entanto, dizem muito pouco sobre se a quantidade de água adicionada ao concreto é o que deveria ser.
A água sempre foi o ingrediente no concreto que os empreiteiros utilizam para tornar o concreto mais fácil de colocar - o único ingrediente que eles controlam no local de trabalho. Mas quase todos sabem que adicionar muita água é ruim porque a força é reduzida e mais resultados de encolhimento, causando assim  fissuras. Então, quanto é demais? Qual é a maneira correta de especificar a quantidade de água em uma mistura?
Quando você lê artigos sobre concreto ou sente-se nas reuniões do comitê ACI, você ouve esses três termos: queda, água para cimento (a / c) e "água total". Os termos geralmente são usados ​​de forma intercambiável. O pressuposto é que todos eles significam o mesmo - uma referência válida quanto à quantidade de água em uma mistura. Mas se eles equivalem a três maneiras de dizer o mesmo, não seria melhor descartar dois termos e se referir a um único?

Mudanças nas misturas de concreto

Dois desenvolvimentos aumentam ainda mais a confusão sobre a água. Um deles é a introdução de aditivos de superplastificação, também designados por adições de redução de água de alta gama (HRWA), porque alteram a quantidade de água necessária para tornar o concreto fácil de colocar. Este é especialmente o caso das HRWA de policarboxilato desenvolvidas mais recentemente. Sem adição de água, a fluidez do concreto pode ser muito alterada.
O outro desenvolvimento é o crescente interesse em misturas de concreto bem graduadas. Eles exigem menos material cimentício que, por sua vez, reduz a quantidade de água necessária. As misturas bem classificadas são projetadas com vários tamanhos de agregados para reduzir o volume dos vazios abertos entre os agregados, bem como a área de superfície total dos agregadosO efeito líquido é que é necessário um material menos cimentício para revestir as superfícies agregadas e colá-las juntas do que as misturas classificadas com intervalos mais tradicionais que usam menos grades agregados.
Quando você combina uma mistura bem graduada com doses mais elevadas de HRWA de policarboxilato e misturas de modificação de viscosidade (VMA), as misturas de concreto auto adensáveis (CAA) resultam em requisitos de colocação de mudança. Projetos como o Trump Tower em Chicago (ver "Alcançando Novos Tempos em Chicago" na edição de junho de 2007 da Construção de Concreto) colocaram o concreto tratado com policarboxilato em vazões em excesso do especificado, mas em taxas de a / c menores que o especificado . Os resultados foram um produto melhor acabado colocado em um cronograma mais rápido.



Este concreto parece que a quantidade de água na mistura pode ser excessiva, mas a adição de misturas de redução de água de alto alcance produzirão o mesmo aspecto.  Conhecer a relação w / c, ou a água total na mistura, é a única maneira de saber com certeza.
Joe NasvikEste concreto parece que a quantidade de água na mistura pode ser excessiva, mas a adição de misturas de redução de água de alto alcance produzirá o mesmo aspecto. Conhecer a relação w / c, ou a água total na mistura, é a única maneira de saber com certeza.

Termos de definição

Aqui estão as três maneiras que a água é especificada para misturas de concreto e como cada uma é útil em termos de compreensão do impacto que a água tem em concreto.
1-Slump. Quando você quer saber o quanto de água está em concreto, sua primeira pergunta é provavelmente "o que é sua queda"? Das três maneiras de determinar a quantidade de água em uma mistura (queda, a / c ou água total), é O único teste realizado no campo para fornecer uma resposta rápida. Mas há muitas coisas erradas com este testeÉ impreciso e relativo na melhor das hipóteses. É possível obter diferentes leituras de queda do mesmo lote de concretoA idade e a temperatura do concreto também afetam os resultados. Temperaturas elevadas de concreto, onde a hidratação está se desenvolvendo rapidamente, resultando em leituras mais baixas do que o concreto a temperaturas mais baixas. Também a queda de concreto muito fresco é maior que o concreto de uma hora de idade. Em ambos os casos, a quantidade de água na mistura não mudou.
O outro problema com a queda de teste para medir o teor de água do concreto ocorre quando se adicionam misturas redutoras de água ao design da mistura. As leituras de queda mudam drasticamente quando não há mudanças no conteúdo de água. No caso do CAA, as polegadas de queda são completamente irrelevantes. "Spread" é ​​o termo relevante - até que ponto a mistura se espalha horizontalmente depois que o cone da queda é puxado. As misturas CAA geralmente se espalham entre 18 a 30 polegadas.
A razão pela qual o teste de queda ainda vale a pena é que ele fornece aos trabalhadores no campo com estimativas de capacidade de lugar e consistência entre cargas. Esse é o motivo pelo qual o teste foi desenvolvido originalmente. Nunca foi concebido para ser uma medida de qualidade concreta. Concreto com leituras de queda de 5 a 6 polegadas geralmente é considerado bom para a colocação, no entanto, o concreto com queda de 6 a 7 polegadas geralmente é considerado colocando equipes para ser mais desejável.
As equipes de colocação de concreto devem ter concreto que possa ser colocado de forma eficiente e a queda é o teste relevante. Além disso, para colocações de paredes, os concretos de baixa queda facilitam a consolidação com menos buracos de insetos.



O arquiteto queria ver todos os detalhes nas placas de formulários e o espaçamento entre elas na coluna estreita.  O uso de concreto auto consolidante com uma relação baixa de w / c atingiu todas as expectativas e solucionou problemas de colocação.
Jack GibbonsO arquiteto queria ver todos os detalhes nas placas de formulários e o espaçamento entre elas na coluna estreita. O uso de concreto auto consolidante com uma relação baixa de w / c atingiu todas as expectativas e solucionou problemas de colocação.
2-Relação água-cimento. É referido como "água para cimento" (a / c) ou ocasionalmente como a relação "água para cimento" (a / c) quando pozolanas são incluídos em uma mistura. Mas a referência normal é a / c, que inclui todos os materiais de cimento. A relação a / c é calculada dividindo o peso da água em uma mistura pelo peso de material cimentício. Esta relação geralmente é calculada quando uma mistura é projetada e fornece pistas sobre o que será a resistência à compressão resultante e a durabilidade da mistura. Sabemos, por exemplo, que o concreto com relações a / c que caem entre 0,40 e 0,55 geralmente é considerado concreto com uma quantidade adequada de água. Para a proteção do reforço contra a corrosão, as relações a / c devem estar próximas de 0,40. O concreto exposto às condições de congelamento / descongelamento deve ser de cerca de 0,45. As misturas de lâminas interiores são geralmente entre 0,47 e 0,55. Esta variância reconhece as diferenças que agregam tipos e gradações em uma mistura.
Mas pode haver problemas para saber qual é o verdadeiro índice a / c para concreto no local de trabalho. Isso inclui níveis de umidade não reconhecidos nos agregados utilizados (os medidores de umidade não são tão precisos) e a quantidade de água deixada em um tambor do caminhão pronto quando limpa pode ser até 10 galões.
Outro problema para julgar a qualidade de uma mistura dependendo da sua relação a / c é que a quantidade de material cimentício pode ser ajustada para cima ou para baixo com a adição ou deleção correspondente de água, enquanto a relação a / c permanece a mesma. As características concretas do desempenho podem mudar muito e a relação a / c não fornecerá nenhuma informação sobre isso.
No local de trabalho, a maioria dos trabalhadores da construção civil não entende a relevância dos índices a / c, mas eles entendem por que o Slump é importante.



O reforço de aço congestionado coloca problemas especiais para o concreto sem acesso para vibração.  As misturas devem ser muito fluidas para se consolidar em torno do reforço, mas têm baixas quantidades de água para atender aos requisitos de especificação.
Jack Gibbons Oreforço de aço congestionado coloca problemas especiais para o concreto sem acesso para vibração. As misturas devem ser muito fluidas para se consolidar em torno do reforço, mas têm baixas quantidades de água para atender aos requisitos de especificação.
3-Água total. Isso se refere à quantidade total de água necessária para uma mistura de concreto. Começa a haver mais referências a água total como medida para especificar quantidades de água. Fatores que influenciam a quantidade de água necessária incluem o seguinte:
  • Dimensões e formas dos agregados
  • Misturas bem classificadas versus diferenças
  • Quantidade total de cimento, incluindo tipos de cimento
  • Misturas
Geralmente, o bom concreto tem entre 29 a 33 galões de água por jarda cúbica. Força e durabilidade diminui à medida que a água excede esses valores. Especificar a quantidade total de água para uma mistura é muito importante para misturas bem graduadas que requerem menos material cimentício para desempenho.
No campo, a única maneira de medir a água total é realizando testes que são lentos. É provável que o concreto já esteja no lugar antes do teste ser concluído. Além disso, a maioria dos técnicos não são treinados nem equipados para realizar este testes.

Usando cada método

Realizar testes de queda só deve ser usado para fornecer informações ao contratante concreto sobre a colocabilidade do concreto. Ele também fornece informações úteis sobre a consistência entre cargas de concreto porque não define com precisão a quantidade de água em uma mistura.
Se você deve pensar mais em termos de relações a / c ou a quantidade total de água em concreto não é tão claro como está com a queda de teste. Provavelmente é melhor estar ciente de ambos e como eles mudam em relação uns aos outros com diferentes misturas de concreto. Aqui estão alguns pensamentos sobre a relevância de cada medida quando você quer concreto para ter certas características.
Contração . É importante ter concreto para construção de piso industrial e comercial que seja resistente ao encolhimento  ao longo do tempo. Reduzir a quantidade de material de cimento e água é uma maneira principal de alcançar esse objetivo. Concentrar-se na água total na mistura é um bom método.
Durabilidade. Várias coisas que podem afetar a durabilidade do concreto, mas o conteúdo de água é uma preocupação central. A água não necessária para hidratação ocupa espaço em concreto fresco que mais tarde se torna um vazio quando o concreto é difícil. Os vazios reduzem as propriedades de resistência do concreto. Especificar rácios a / c é uma boa maneira de resolver problemas de durabilidade. Em condições ideais, a relação a  / c  de aproximadamente 0,25 é tudo o que é necessário para a hidratação, então qualquer coisa que seja considerada "água de conveniência".
Concreto nos vazios. Quando o concreto deve consolidar-se bem nas formas ou preencher feixes e colunas reforçadas com aço altamente congestionado, as misturas do tipo CAA são importantes. Projetar essas misturas com água medida por relações w / c fornece informações relevantes.
Força compressiva. Determinar a quantidade de água que é melhor para uma mistura especificada pode ser avaliada por taxas de a / c ou água total.



A água é muitas vezes referida como a mistura mais barata para a fabricação de concreto fluido.  Mas veja o que pequenas adições dele faz para fortalecer a força do concreto.
Jack GibbonsWater é muitas vezes referido como a mistura mais barata para a produção de concreto fluido. Mas veja o que pequenas adições dele faz para fortalecer a força do concreto.
Capacidade de acabamento. A quantidade de finos, material de cimento e água em concreto, todos desempenham um papel na forma como pode ser concluído. Se não houver água suficiente, o concreto pode ficar pegajoso e difícil de terminar. Os contratantes experimentados com misturas de baixo encolhimento pensam sobre os requisitos totais de água para o seu concreto. 

Pensamentos de fechamento

No passado, foi dito que eram necessárias 33 galões de água para concretar. Mas hoje com mudanças na tecnologia e mistura de projetos, as regras antigas já não se aplicam. As misturas podem ter apenas 29 galões (27 galões com agregados de cascalho arredondados) ou mais de 33 galões para produzir um bom concreto para uma aplicação. Nós costumávamos pensar que a colocabilidade de uma mistura estava em uma extremidade de um continuum e força na outra. Mas isso não é necessariamente o caso.
Hoje, os melhores resultados concretos da interação entre engenheiros e empreiteiros especificados. Os engenheiros devem especificar as qualidades importantes, como força e durabilidade, e os contratados devem trabalhar com seus produtores de ready-mix para desenvolver as misturas que atendam às especificações. Em termos de água, é importante que todas as partes compreendam as formas de medição e de que forma fornece a informação mais útil para o trabalho em questão.
- Jack Gibbons é gerente da região central de Concrete Reinforcing Steel Institute, Schaumburg, Ill.