VISUAL METAL

4 de setembro de 2017

VisualMetal


O Visual metal é um software de dimensionamento de perfis metálicos somente aos Estados Limites Últimos. Ou seja, não verifica deformações, flechas ou deslocamentos nas barras, mas somente compara esforços solicitantes contra esforços resistentes e faz a devidas verificações previstas em norma. (seus resultados apresentam pequenas divergências em relação à norma atualizada, mas nada que seja crítico).
Para poder utilizá-lo corretamente é necessário primeiro utilizar um software de análise bidimensional (o Ftool é ideal) para então extrair-se os esforços e lançar no programa. Os relatórios são muito bem feitos e organizados, permitindo montar um memorial de cálculo detalhado da verificação de cada peça.
Existe uma função que seleciona o perfil mais leve que atenderia às necessidades do projeto (somente segundo E.L.U, é importante lembrar), gerando economia de tempo para o calculista durante a análise. A Biblioteca de perfis também é excelente, além de permitir a inserção de novos perfis pelo usuário.
Em geral o programa é excelente quando usado em conjunto com o ftool, sendo esses dois programas suficientes para dimensionar (quase) qualquer projeto. Digo quase por que ele não é capaz de dimensionar perfis conformados a frio, que seguem as especificações da norma NBR14.762/10,  e isso acaba sendo ruim, pois restringe a gama de projetos somente aos perfis laminados ou soldados.
Seus resultados estão de acordo com a NBR8800/86, por isso podem haver algumas discrepâncias em relação à norma atualizada NBR8800/08. No caso de utilizar esses relatórios de forma profissional é recomendável fazer as devidas ressalvas nos memoriais de cálculo para evitar questionamentos desnecessários.
Para baixar o programa é necessário fazer um cadastro no site, mas é jogo rápido e vale muito a pena.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010