AUTOMETAL

Autometal

O Autometal é um programa para análise de treliças planas. Se sua necessidade é calcular um galpão treliçado esse programa é o ideal para você
O Autometal é capaz de realizar análise de deformações nas treliças e também consegue realizar análise da resistência dos perfis e de cada elemento da treliça (Estados Limites Últimos, que o Ftool não faz).
Um ponto positivo é que esse programa é capaz de listar os materiais que devem ser comprados para a fabricação das treliças e também possui uma vasta biblioteca de perfis e materiais voltados para o que se encontra no mercado nacional. Faz o dimensionamento automático dos pórticos, incluindo esforços de vento de acordo com a NBR6123.  Isso é particularmente bom, pois dispensa a necessidade de uso de outros softwares paralelos, como VisualVentos . É capaz de exportar os desenhos para DXF e o lançamento automático de geometrias é muito simples de fazer. Calcula telhados de duas águas, águua simples, arco circular e parabólico
Também foi desenvolvido em uma Universidade (UNICAMP) por uma equipe de colaboradores e doutores, veja créditos na tela do programa.
Não é muito intuitivo, mas com um pouco de prática tudo fica mais fácil. É necessário que o aluno conheça bastante sobre tipologia das peças de galpões, para que saiba deduzir corretamente o que cada programa faz. Outro ponto negativo é a dificuldade para se extrair relatórios detalhados, o que dificulta na hora de montar memorial de cálculo.
Como foi elaborado com o propósito de automatizar o cálculo de treliças planas, não cabe nenhuma crítica às limitações desse programa com outros tipos de estruturas. Serve muito bem para o que foi proposto. Eu diria que é um dos melhores programas gratuitos existentes, pois galpões treliçados representam um grande volume de demanda na vida de um calculista.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010