A alvenaria, um material antigo e comum para fundações, está sendo usada novamente para construir fundações. Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa começou a usar bases de alvenaria pré-fabricadas para tornar a reconstrução mais rápida e fácil. Atualmente, existem vários sistemas patenteados no mundo (Figura 1). A National Concrete Masonry Association (NCMA) desenvolveu um sistema econômico de bases pré-fabricadas que agora está disponível na maioria dos Estados Unidos. O sistema NCMA consiste em blocos de concreto sólido que se interligam e que são ranhurados na parte superior para receber o reforço (Figura 2). 
Existem dois tipos de sapatas disponíveis: 
-com  20x40cm para parede de fundação de 20 cm de espessura e 
- com 7. 5 x 20 x 50 cm para paredes de fundação de 30 cm de espessura. 
As unidades de canto de 20 x 20 x 20 cm podem ser usadas com qualquer tamanho de bloco.
Figura 1. As sapatas pré-fabricados que eram comumente usadas ​​na antiguidade, foram utilizados na Europa após a Segunda Guerra Mundial, para acelerar a reconstrução. Nos Estados Unidos, recentemente, introduziu um sistema que cumpre o Regulamento de Construção (ver Figura 2).

Fundação com bases pré-fabricadas

Para construir uma base de alvenaria, primeiro você deve cavar abaixo do nível  até encontrar solo sólido não decomposto. Usando cascalho, areia ou mesmo argamassa, crie uma superfície de suporte de nível para os blocos de fundação. Depois de preparar a escavação, defina os pontos para os cantos e puxe um fio entre eles. O traçado é quadrado, se as diagonais entre os cantos forem iguais.
Coloque as unidades de canto primeiro. Em seguida, entrelace as sapatas, nivelando-as à medida que a construção avança. Os blocos são colocados secos sem argamassas e sem formas.
Quando a colocação das sapatas foi concluída, a primeiro fiada de blocos para o muro da fundação pode ser instalado. Uma camada de argamassa pode ser colocada nos blocos de base para fornecer uma superfície nivelada para os blocos de parede.
Figura Z. t / o sistema de fundação com sapatas pré-fabricadas, desenvolvido pela Associação Nacional de Maçonaria de Concreto (NCMA), é  colocado seco, sem argamassa, em uma superfície de apoio nivelada, geralmente cascalho ou areia. Os blocos são interligados, e os sulcos na parte  superior são para colocação de aço de reforço. A argamassa é colocada no topo dos blocos para fornecer uma cama de nível para  os blocos ou a parede da fundação.

Quanta carga pode suportar uma sapata?

O sistema de calçados NCMA foi testado pelo Departamento de Engenharia Civil do Virginia Polytechnic Institute e pela State University (Ref 1). Os resultados dos testes mostram que os assentamentos de concreto se instalam menos que as bases de concreto monolítico em areia solta e moderadamente densa (Fig. 3).
Com base em uma capacidade admissível do piso de 9800 kg / m *, estas peças formadas por blocos interligados, podem suportar as seguintes cargas: os calçados de 40 cm de largura podem suportar 350 kg por metro linear e as unidades de 50 cm A largura pode suportar 450 kg por metro linear.
O sistema de fundação do bloco NCMA foi projetado para atender aos requisitos estabelecidos nos Regulamentos de Construção Uniforme, nos Regulamentos de Construção Padrão do Sul e nos Regulamentos Básicos de Construção.

Benefícios para o uso de fundações pré-fabricadas

Os construtores carregam o mesmo volume de material para sapatas pré-fabricadas ou para concreto no local, mas as sapatas pré-fabricados têm muitos benefícios adicionais.
Figura 3. Sob a mesma carga, a base de alvenaria estabelece menos que as fundações de concreto onde os sapatas foram lançados no trabalho. Estes são os resultados obtidos a partir de testes realizados no sistema de calçados NCMA, pelo Instituto Politécnico da Virgínia e pela Universidade Estadual

Elimine os subcontratados de concreto.

Com sapatas de bloco, o trabalho não precisa depender do tempo de um subcontratado de concreto. Tanto o pé e os muros da fundação podem ser construídos no mesmo dia.

Elimina o tempo de cura do concreto.

Mesmo que a coordenação com outros profissionais não seja um problema, pode ser caro aguardar a sapata de concreto para ganhar força. Os trabalhadores têm que se mudar para outro emprego e voltar ou ficar em casa. O sistema de  se colocar elimina o tempo de espera; o empreiteiro pode levantar o muro da fundação imediatamente após a construção do suporte.

Construção no inverno .

Os contratantes que utilizam o sistema de fundação com sapatas podem economizar dinheiro durante a construção por tempo frio. Em vez de pagar o tempo extra que é necessário no inverno para proteger uma sapata de concreto in situ e, em seguida, construir uma parede de alvenaria e protegê-la, você pode completar a sapata e a parede e proteger toda a estrutura ao mesmo tempo. Coberturas, lonas ou mesmo recheios podem proteger as sapatas pré-fabricadas.

Nenhum dano dos caminhões pré-misturados.

As sapatas de bloco podem ser muito úteis em trabalhos de remodelação. As calçadas e os gramados irregulares são eliminados, causados ​​por caminhões pré-misturadores de concreto pesado. As sapatas podem ser retirados dos caminhões para a escavação e recolocadas.

Conselho de contratação

Os contratantes que utilizam o sistema de pré-fabricado  dizem que é fácil de construir com eles. As pequenas unidades podem ser colocadas em filas para criar ou ajustar a quase qualquer arranjo de fundação. a cama de nivelamento de areia ou cascalho só precisa estar com uma camada para regularizar, uma vez que a argamassa pode ser usada para ajustar o nível do primeiro curso de blocos. Além disso, os blocos de fundação não são desperdiçados são sempre utilizadas.
No entanto, certamente há um problema de mercado. Os proprietários de casas nem sempre acreditam que as sapatas pré-fabricadas individuais para a fundação são tão fortes como o concreto fundido no local. Felizmente, os testes indicam que o sistema de bloqueio da base é resistente. Como as bases de concreto são fabricadas sob condições cuidadosamente controladas, as unidades não estão sujeitas às variáveis ​​que afetam o concreto diretamente na obra
.

Reforços das sapatas pré-fabricadas

Para alcançar a força, o sistema de sapata é interligado e pode ser reforçado com arame ou varetas de reforço, colocados nas ranhuras na parte superior dos blocos. Se for necessária uma força ainda maior, as hastes de aço ondulado podem ser usadas no primeiro curso da parede do bloco. Os pontos de aço verticais também podem ser colocados e ancorados no primeiro curso do muro da fundação. 

Referências

  1. Krebs, RD. GW Clough. e Kim TW Lewis, "Avaliação do Sistema de Footing Segmented", Departamento de Engenharia Civil, Virginia Polytechnic Institute e State University, Blackburg, Virginia, 1987.
  2. "Segment1 Masomy Footings". NCMA-TEK 1104.1988, National Concrete Masonry Association, 2302 Horsepen Road, Hemdon. Virgínia, 22070

Autor: Bruce A. Suprenant *

* Publicado em Magazine of Masomy Constmction, outubro de 1988. 

Fonte | imcyc.com