Diferença entre Aço e Ferro


A norma que regulamenta e especifica a produção de Barras e Fios de aço é a ABNT NBR 7480 – Aço Destinado a Armaduras do concreto armado versão 2007. 


Qual a diferença entre Aço e Ferro? A principal diferença entro o Aço e o Ferro é o teor de carbono, ou seja, o Aço possui um teor de Carbono inferior a 2,14%, enquanto o Ferro possui um teor de Carbono de 2,14 à 6,7%. Como as barras e fios destinados a Armaduras para o Concreto Armado (CA25, CA50 e CA60) possuem, normalmente, um teor de Carbono entre 0,08% e 0,50%, a denominação técnica correta a utilizar é Aço. É claro que o termo “ferro” é tão popular que todos entendem e aceitam quando o usamos. 




O que são barras e fios? Qual a principal diferença entre ambos? Na norma, barras são produtos obtidos por Laminação a Quente. Portanto, CA25 e CA50 são denominados BARRAS. Os fios são produtos obtidos por Trefilação ou Laminação a frio. Todo o CA60 é denominado FIO. 

O que significa CA na denominação CA50? O termo CA é uma abreviatura de Concreto Armado. 

O que é CA50 A e CA50 B? A versão da NBR 7480 de 1996 eliminou as classes A e B constantes da versão 1985. Portanto, atualmente, além de tecnicamente incorreto não faz sentido classificar um vergalhão por classe. Antes das revisões das classes A e B já causavam polêmica, pois alguns técnicos defendiam erroneamente que o material sem escoamento nítido era obrigatoriamente classe B e material com escoamento nítido era classe A. Na verdade, na norma, a separação em classes era definida pelo processo de fabricação das barras ou fios; para processo a quente (laminação a quente) o produto era denominado classe A e para o processo a frio (laminação a frio ou laminação) era classe B. Poderia ocorrer de um material classe A ter composição química e características mecânicas mais altas e, portanto, um escoamento não-nítido e mesmo assim, em termos de norma, o material obter classificação de classe A. 

Na versão de 1996 a separação em classes foi eliminada e todo o material do tipo barras, caso do CA25 e CA50, deve ser fabricado obrigatoriamente por laminação a quente, e todo o fio, caso do CA60, deve ser fabricado por trefilação ou processo equivalente (estiramento ou laminação a frio). 

As principais características das barras e fios de aço definidas em norma e tratadas aqui são: 
• Massa linear / Bitolas 
• Propriedades mecânicas 
• Dobramento 
• Nervuras e entalhes 
• Comprimento 
• Marcação nas barras e fio 
• Embalagem 
• Amostragem

2 Comments:

Unknown disse...

Muito bem explicado, parabéns.

Anônimo disse...

Show

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010