SOFTWARE CICLONE - Ação do Vento nas Edificações





Portal SET

O código CICLONE 5.0.1 beta uma é ferramenta computacional que permite, por meio de seus recursos, considerar o efeito do vento em edificações usualmente empregadas na construção civil, contemplando basicamente alguns dos casos típicos abordados na norma brasileira ABNT NBR 6123:1988, atualmente em vigor e intitulada “Forças devidas ao vento em edificações”. O código CICLONE 5.0.1 beta, em sua versão atual, permite determinar para edificações com planta retangular (ou mesmo quadrada) valores de velocidade característica e de pressão de obstrução, para então, posteriormente, determinar coeficientes de pressão (pressões externa e interna) em paredes e em coberturas (considerando cinco tipos de coberturas diferentes), ou então coeficientes de arrasto e correspondentes valores de força de arrasto e momento de tombamento. Como resultado, em resposta aos coeficientes encontrados, são determinadas as correspondentes forças impostas às partes da estrutura em análise, sempre em concordância com as prescrições da ABNT NBR 6123:1988.

O arquivo executável, aqui disponibilizado em sua versão 5.0.1 beta, consiste de versão acadêmica que se encontra em constante aprimoramento, razão pela qual os autores, o colaborador e o supervisor agradecem desde já notificações de eventuais erros ou imprecisões que possam ser identificadas durante a utilização do código, o qual é considerado de uso irrestrito para fins de ensino, razão pela qual é livre sua distribuição e utilização em quaisquer disciplinas relacionadas ao tema. O CICLONE é um código computacional com finalidades essencialmente didáticas, sendo de responsabilidade exclusiva do usuário a aplicação dos resultados obtidos com o mesmo para outros fins. Portanto, autores, colaborador e supervisor não se responsabilizam pela aplicação dos resultados obtidos com o CICLONE para finalidades que não sejam acadêmicas. Reservam-se os direitos autorais do código CICLONE ao Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Autores (versões anteriores): GUSTAVO CHELIN PINHEIRO MACHADO, BRUNO REINALDO GONÇALVES e FERNANDO BENATTI, MATHEUS HENRIQUE BARBOSA
Autor (versão 5.0.1 beta): DORIVAL PIEDADE NETO
Colaboração: RONALDO RIGOBELLO
Supervisão: JORGE MUNAIAR NETO

Data de disponibilização (versão 5.0.1 beta): 27/02/2018
Nota da versão 5.0.1 beta: Correção da versão 5.0 beta


0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010