Implantação e Layout da Fábrica (02)

1 de abril de 2019



1-IMPLANTAÇÃO DA FÁBRICA:

Investimentos para a Produção de Pré-Moldados Protendidos
Com os dados a seguir dependem do objetivo de cada fábrica, da produção de pré-moldados em média ou grande escala e instalações, os investimentos dependem dos equipamentos a serem escolhidos.

TERRENO:
Recomenda-se área plana e retangular, que acompanhe a direção da produção. Para seis pistas, necessitamos uma área de ± 20 x 210m + área para estoque, O ideal é que seja no mínimo duas vezes a área de produção + área para a Central de Concreto, com acesso e para manobra de caminhões para a descarga de acordo com o layout.



CENTRAL DE CONCRETO:
Para acompanhar o ritmo de produção da Moldadora ou da Extruder, recomenda-se uma central de concreto automatizada, com dosadora para três ou mais agregados, silo de cimento, sistema de controle de umidade e misturador com capacidade mínima de 1500 litros de concreto misturado, a cada 3 minutos, para suprir o consumo da Moldadora ou Extruder.


A central de Concreto WCH possui diferenciais que garantem agilidade, praticidade, alto desempenho e qualidade em todo o processo produtivo com máxima eficiência. Além de modelos de linha disponíveis, atendemos às necessidades específicas de nossos clientes, desenvolvendo projetos sob medida para cada indústria em versões adequadas às particularidades e objetivos de produção.


INSTALAÇÕES NECESSÁRIAS:
Para produção com a Moldadora ou Extruder WCH, necessitamos de:

PISTAS DE PRODUÇÃO:
Recomenda-se comprimentos entre 120 a 180 metros, com inclinação para o escoamento de água, em número que permita a produção desejada para atender a demanda de venda, em função do tempo de cura para o corte (16 a 48 horas para cura natural e 8 a 10 horas para cura térmica). As pistas podem ser metálicas, ou de concreto com revestimento metálico, pois, a produção de lajes/painéis alveolares, pré-lajes, exigem um melhor acabamento na parte inferior.


LINHA DE ABASTECIMENTO:
A pista de abastecimento de concreto, (ou pista sobressalente), serve para transporte de concreto da central à máquina, através do carro transportador de caçambas, evitando o deslocamento do pórtico/ponte rolante, que permanece no ponto de consumo junto à Moldadora/Extruder.

  
Também pode-se optar pelo transporte aéreo (Fly) para o abastecimento da Moldadora com concreto.



LINHA ESCOAMENTO:
A linha de escoamento (ou pista sobressalente), serve para transporte e retirada das vigotas. O transporte pode ser através de plataforma transportadora ou “vagonetes”, liberando o pórtico/ponte rolante para outros trabalhos.

PISTAS PARA PRODUÇÃO
Existem três tipos de pistas para a produção de lajes alveolares com a Moldadora ou a Extruder WCH:
A-Pista Monolítica:
A pista de concreto monolítica é composta de blocos de fundação para as cabeceiras, laje de compressão, que juntas suportam a carga de compressão e momento da protensão e revestimento de chapa metálica para o acabamento da face inferior da laje.


B-Pista Metálica Sobreposta:
Fornecemos os módulos metálicos, com ou sem tubulação para cura térmica, trilhos para máquinas e perfis biso-te para acabamento do canto inferior das lajes. Requer blocos de fundação para as cabeceiras, laje de compressão, que juntas suportam a carga de compressão e momento da Protensão, tal qual a pista monolítica.




C-Pista Metálica Autoportante:
Fornecemos os módulos metálicos, com ou sem tubulação para cura térmica, trilhos para máquinas e perfis bisotê para acabamento do canto inferior das lajes. Requer mínima fundação para os módulos das cabeceiras, com montagem simplificada sobre piso industrial para fábricas fixas. E para fábricas itinerantes montadas sobre blocos tipo sapatas e cascalhos entre pistas, ou com pisos pré-fabricados, permitindo ambos o reaproveitamento.



Vale ressaltar que as pistas se definem por dois esforços: o primeiro por sua força de compressão de Protensão e o segundo pelo Momento de Protensão resistente.



2-LAYOUT DE FÁBRICA

Observe a imagem abaixo o layout de produção de lajes alveolares:


PÓRTICOS E PONTES ROLANTES:
Geralmente utiliza-se como equipamento de transporte uma ou duas Pontes Rolantes ou Pórticos, com capacidade suficiente para transportar as peças produzidas pela Moldadora/Extruder. Recomenda-se duas Pontes ou Pórticos com capacidade mínima para 7,5 toneladas para sacar laje da pista, abastecimento de concreto direto na máquina.

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE LAJES ALVEOLARES
O processo de produção de Lajes Alveolares executado com Moldadoras WCH ou por Extruder WCH, moldam a laje continuamente na pista de produção, que após a cura serão cortadas nas medidas desejadas para estoque ou conforme pedido do cliente, sem perdas. A quantidade de Lajes Alveolares a ser produzidas é definida conforme quantidade de pistas à disposição ou sistema de cura térmica.

PREPARAÇÃO DAS PISTAS:

CARRO DE SERVIÇOS:
Para um novo ciclo de produção, a pista deverá ser limpa de todos os resíduos, o Carro de Serviços varre, aspira, unta com desmoldante e distribui os fios.



CARRO TRANSPORTADOR DE CONTAINER DESBOBINADOR:
Permite o alojamento de diversos contêineres desbobinadores, o deslocamento de uma pista para a outra, facilitando o trabalho da distribuição das cordoalhas nas pistas de produção.

CONTAINER DESBOBINADOR:
Para acondicionar um rolo de cordoalha, com saída pelo centro para evitar que a cordoalha enrosque, à medida que é desenrolada, evitando assim acidentes com os operadores.

DISTRBUIÇÃO DE FIOS:
Para a distribuição dos aços (fios ou cordoalhas) de protensão nas pistas de produção, temos duas opções:

-Com o Carro Distribuidor De Fios que executa o trabalho de distribuição dos aços.
-Com o Carro De Serviços para distribuição dos aços e outros serviços (mostrado no primeiro item).



Se lembre que você pode tirar as suas dúvidas diretamente na WCH com Wagner:  wagner.soares@wch.com.br ou mesmo nos comentários ou até mesmo diretamente comigo com Ruy Guerraclubedoconcreto@gmail.com


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