Inovador sistema de blocos de concreto reduz em 50% tempo de construção

Um novo sistema de blocos de concreto promete reduzir pela metade o tempo de construção de edificações verticais e residências, além dos custos com a obra.

Desenvolvido pelo engenheiro Juan Manuel Reyes e o arquiteto Jorge Capistrán, ambos da empresa mexicana Armados Omega, o sistema de construção de baixo custo utiliza um conjunto simplificado de módulos de concreto que não requerem o uso de misturas aglutinantes ou mão de obra especializada.

Batizada de “Block ARMO”, a tecnologia foi anunciada no final de 2015. À época, Juan Manuel disse que o objetivo da empresa “era conceber novos sistemas construtivos para ajudar a sociedade mexicana, atendendo a demanda existente por habitações dignas”.

Os blocos são fabricados com métodos de produção à base de madeira reciclada e baixo consumo de água.

A empresa Armados Omega visa comercializar os novos sistemas de autoconstrução em diferentes escalas e para diferentes necessidades.

“O sistema consiste em seus peças automontáveis que são capazes de se autossustentar e pelas quais passa uma uma haste a cada 80 centímetros, sem necessitar de argamassa especial, formando uma estrutura que pode receber as instalações sem nenhum problema”, disse o engenheiro Juan Manuel Reyes.

Os desenvolvedores desejam que o sistema não exija muita mão de obra especializada, facilitando a vida de pessoas que não possuem grande conhecimento com construção civil. Além disso, desejam evitar a necessidade de sistemas construtivos secundários que complicam o processo de montagem e que geram altos custos de execução.

“Este método de construção ajuda muito a mão de obra porque não é necessária uma capacitação muito grande para usar o sistema”, resumiu Juan Manuel Reyes.