O que é Fluência do Concreto?

2 de janeiro de 2020


Fluência do concreto é  o fenômeno do aumento gradual de deformação com o tempo, sob tensão constante.

O gráfico da figura 6 mostra as curvas da evolução do coeficiente de fluência com o tempo, traçadas a partir de resultados obtidos mediante o modelo da NBR 6118/07 e o modelo de estado empregado. (figura extraida de: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952013000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt)


Fluência é a deformação permanente de materiais quando estes são sujeitos a cargas ou tensões constantes e está em função do tempo. Este tipo de deformação é observada em todos os tipos de materiais. 
Para os metais ela só é relevante para temperaturas iguais ou superiores a aproximadamente 0,4Tf (Tf = temperatura absoluta de fusão) do metal em causa. 
Os polímeros amorfos, como plásticos e borrachas, são os materiais mais sensíveis a este tipo de deformação.

Ensaios de fluência e curva de fluência

Podem ser conduzidos com diferentes tipos de tensão; Porém é comum o uso de esforço de tração devido a facilidade de aplicação.
Os ensaios de fluência consistem em sujeitar o provete a cargas e a temperaturas constantes. A deformação é medida e traçada em função do tempo decorrido até ocorrer a fractura do provete.
A deformação do provete é normalmente dividida em três etapas:
  • Fluência primária - é aplicada a carga e ocorre uma deformação elástica instantânea seguida de uma deformação plástica gradualmente menor até se tornar constante devido ao encruamento do material
  • Secundária - a velocidade de deformação é constante e é a etapa mais longa
  • Terciária - o material deforma se muito rapidamente até ocorrer ruptura, este aumento da velocidade de deformação deve se à diminuição da área da secção útil do provete que causa um aumento da tensão aplicada pois a carga se mantém constante.
Este tipo de deformação é muito comum em materiais que são colocados em serviço a temperaturas elevadas e a tensões mecânicas estáticas, tal como os rotores de turbinas em aviões e geradores a vapor. Sem temperatura não existe fluência.



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