Sistema Gomos - Portugal

Descrição de texto fornecida pelos arquitetos. Após o lançamento de um protótipo e a exposição na La Biennale di Venezia , o estúdio SUMMARY apresenta o mais recente projeto usando seus sistemas de construção pré-fabricados e modulares.



© Fernando Guerra | FG + SG

Planta do primeiro andar
© Fernando Guerra | FG + SG

Os requisitos para este projeto foram definidos com ousadia desde o início: a construção deve ser rápida, econômica e mutável ao longo do tempo, o que levou o estúdio a usar elementos pré-fabricados e a deixar partes do projeto indefinidas, assumindo o imediatismo, flexibilidade e otimização de recursos como temas centrais. 

© Fernando Guerra | FG + SG



© Fernando Guerra | FG + SG

A estratégia era clara: a nível do piso térreo para o programa multi-serviços relacionados com o espaço público, coroado pelas unidades habitacionais individuais (seis cabines com 45m2 ). 
Devido às diferenças entre esses dois programas, foi criado um acesso independente para cada um, colocando-os em diferentes níveis e aproveitando a inclinação do terreno natural.

 Fernando Guerra | FG + SG

© Fernando Guerra | FG + SG

O primeiro andar é todo composto por unidades do Sistema Gomos. Considerando que a área máxima de construção permitida por lei era bastante pequena, o espaço vazio solicitado foi utilizado para separar as unidades habitacionais. Projetado e licenciado como um conjunto habitacional coletivo, com esse recurso, este projeto oferece as principais vantagens de residências unifamiliares: entradas claramente individualizadas e uma separação acústica completa entre as diferentes unidades.

O piso térreo é moldado por lajes pré-fabricadas e painéis estruturais no perímetro externo. Esta área foi concebida de uma maneira muito flexível: é possível adicionar ou remover compartimentos ou deixar todo o piso funcionando como um grande espaço aberto. Assim, os usuários podem adaptar o espaço de acordo com suas necessidades.

Em todo o edifício, o material estrutural - concreto pré-moldado - é exposto diretamente, sem acabamento adicional, reduzindo os recursos, a mão de obra e as artes envolvidas no processo de construção e, consequentemente, reduzindo o impacto ambiental. Essa abordagem tem um efeito direto na aceleração do processo de construção: todos os seus componentes são totalmente preparados na fábrica e rapidamente montados no local, atuando simultaneamente como elementos de estrutura, isolamento e revestimento.

 
© Fernando Guerra | FG + SG


 

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010