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Office Engineering - 157 planilhas

São 157 Planilhas em Excel da França. 
Para quem quer estudar cálculos de concreto armado ou mesmo se aprofundar nos cálculos em Excel:

B.T.I SARL 



Clique na imagem acima e escolha uma e analise.....

Bureau Technique Ingenierie

Office Engineering



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Tipos de formas de sapatas



Para a realização de um pré-dimensionamento em planta, é necessário numa primeira fase saber se a resultante das ações vai se encontrar dentro ou fora do terço central da sapata. Mas numa fase ainda preliminar de dimensionamento não é considerado este aspeto, sendo depois, numa fase de dimensionamento, realizada a verificação quanto à localização da resultante do diagrama de tensões. 

Para a realização de um pré-dimensionamento (medidas em planta), é necessário realizar uma estimativa do esforço axial devido ao peso próprio da sapata. Este valor é normalmente considerado em 10% da carga axial existente, caso o valor do peso próprio da sapata se encontre acima (ou muito abaixo) desta estimativa se realiza uma correção para se estar mais perto da solução final.

São estes os vários tipos de forma de sapatas:

Sapatas proporcionadas: 
Neste tipo de sapatas, as sapatas possuem dimensões proporcionais aos momentos a que estão sujeitas. Assim, a sua dimensão (tanto em comprimento como em largura) é a soma da parcela relativa ao esforço axial mais duas vezes a parcela relativa ao momento.

Sapatas homotéticas: 
Este tipo de sapatas baseia-se no mesmo principio que as sapatas proporcionadas. Contudo, neste tipo, para além de ser proporcional aos momentos, a razão entre o lado da sapata com o lado do pilar da mesma direção da sapata terá que ser igual nas duas direções.

Sapatas de bordos equidistantes: Caso se pretenda que a sapata possua nas duas direções a mesma distância entre o bordo do pilar e o bordo da sapata, deverá ser este o tipo a usar.

Sapatas quadradas:
Estas, como o nome indica, possuem a mesma dimensão nos dois sentidos.

Sapatas de dimensão condicionada:
Poderão existir situações em que a sapata não possa ultrapassar mais que um certo valor na sua dimensão. Isto pode acontecer em pilares de bordo (ou de canto) para que a sapata não atinja a propriedade vizinha. Nestes casos, a dimensão condicionante deverá ser indicada, sendo que o equilíbrio da sapata é mantido na outra dimensão. Caso a restrição seja bastante grande, poderá não ser possível obter uma dimensão tal que se verifique o equilíbrio. Para estes casos, poderá ser usado uma viga de equilíbrio. Também poderá ser aplicado o mesmo princípio para sapatas excêntricas.

Para pré-dimensionar a altura da sapata, utiliza-se a expressão relativa à sua flexibilidade. O tipo de flexibilidade da sapata é medido pelo coeficiente de flexibilidade K pela fórmula:


Em  breve uma será comercializado uma planilha de sapatas que venho desenvolvendo, onde o gráfico de momentos reais estará presente e foi apresentado no inicio desta publicação.

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra


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Um carro de mão versus latas de 18 litros?


Tenho visto em diversas fabricas e obras, a utilização de carros de mão, conforme figura abaixo, para medir o volume de agregados na confecção do traço.



Este carro de mão acima tem medidas fixas como comprimento, largura e altura?? NÃO

Não se deve utilizar em nenhuma hipótese carros de mão "calculados" (cheio formando pilha), amassados e sem ter medidas que possam ser conferidas. 

Deve-se AFERIR o volume de qualquer que seja o instrumento de medição utilizado para os agregados (e isto vale para qualquer instrumento utilizado dentro da fábrica, que deve ser previamente AFERIDO).

Aferir como?
Com um balde redondo e de plastico enche-se com água até transbordar, este procedimento deve ser feito em cima de uma balança.O volume será o peso de água colocado neste recipiente, porque temos aproximadamente 1000 kg de água = 1000 lts.

Com o balde aferido se afere o carro de mão (teremos o numero de latas que cabem no carro de mão). que RECOMENDO ser TRAPEZOIDAL e não os do tipo da figura acima, veja este modelo:



O que se deve fazer:

* Não utilizar latas de tinta, estas amassam e não permanece com volume constante
* Não utilizar carros de mão sem ser trapezoidais, estes não tem volume pré-definido e também amassam e o volume altera. Utilize-os rasando com o cabo da pá ou com uma pequena régua. 
 * Utilize baldes plásticos redondos (de óleo lubrificante pré-lavados, tinta, etc) e faça uma aferição do volume.
* Aferir qualquer que seja o instrumento de medição dos agregados.
* Pode ser utilizado caixotes de madeira, mas se desperdiça porque tem de ser transportado com dois operários.
* Não acreditar que um carro tem 4 ou 5 latas simplesmente porque me DISSERAM....
* Utilize  o carro de mão vendido no mercado SOMENTE para isto >>>>>>



e quem sabe se não fica melhor destas outras formas:



Resultado de imagem para carro de mão para concreto



Em Maranguape no Ceará foi muito bem resolvido como utilizar  estes carrinhos de mão:


Resultado de imagem para corrida de carro de mão


E se chegar nesse ponto  ????
Interna ou não??

Finalizando: utilizar SEMPRE carros de mão trapezoidais e devidamentes aferidos!!

Acredito ter esclarecido muito bem este assunto, leitores já foram mais de 60 mil !!!!  nada mau rsrsrsr e se tiver mais fotos me enviem que eu certamente acrescento na publicação e com o seu mérito !!!

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra


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Implantação e Layout da Fábrica (02)



1-IMPLANTAÇÃO DA FÁBRICA:

Investimentos para a Produção de Pré-Moldados Protendidos
Com os dados a seguir dependem do objetivo de cada fábrica, da produção de pré-moldados em média ou grande escala e instalações, os investimentos dependem dos equipamentos a serem escolhidos.

TERRENO:
Recomenda-se área plana e retangular, que acompanhe a direção da produção. Para seis pistas, necessitamos uma área de ± 20 x 210m + área para estoque, O ideal é que seja no mínimo duas vezes a área de produção + área para a Central de Concreto, com acesso e para manobra de caminhões para a descarga de acordo com o layout.



CENTRAL DE CONCRETO:
Para acompanhar o ritmo de produção da Moldadora ou da Extruder, recomenda-se uma central de concreto automatizada, com dosadora para três ou mais agregados, silo de cimento, sistema de controle de umidade e misturador com capacidade mínima de 1500 litros de concreto misturado, a cada 3 minutos, para suprir o consumo da Moldadora ou Extruder.


A central de Concreto WCH possui diferenciais que garantem agilidade, praticidade, alto desempenho e qualidade em todo o processo produtivo com máxima eficiência. Além de modelos de linha disponíveis, atendemos às necessidades específicas de nossos clientes, desenvolvendo projetos sob medida para cada indústria em versões adequadas às particularidades e objetivos de produção.


INSTALAÇÕES NECESSÁRIAS:
Para produção com a Moldadora ou Extruder WCH, necessitamos de:

PISTAS DE PRODUÇÃO:
Recomenda-se comprimentos entre 120 a 180 metros, com inclinação para o escoamento de água, em número que permita a produção desejada para atender a demanda de venda, em função do tempo de cura para o corte (16 a 48 horas para cura natural e 8 a 10 horas para cura térmica). As pistas podem ser metálicas, ou de concreto com revestimento metálico, pois, a produção de lajes/painéis alveolares, pré-lajes, exigem um melhor acabamento na parte inferior.


LINHA DE ABASTECIMENTO:
A pista de abastecimento de concreto, (ou pista sobressalente), serve para transporte de concreto da central à máquina, através do carro transportador de caçambas, evitando o deslocamento do pórtico/ponte rolante, que permanece no ponto de consumo junto à Moldadora/Extruder.

  
Também pode-se optar pelo transporte aéreo (Fly) para o abastecimento da Moldadora com concreto.



LINHA ESCOAMENTO:
A linha de escoamento (ou pista sobressalente), serve para transporte e retirada das vigotas. O transporte pode ser através de plataforma transportadora ou “vagonetes”, liberando o pórtico/ponte rolante para outros trabalhos.

PISTAS PARA PRODUÇÃO
Existem três tipos de pistas para a produção de lajes alveolares com a Moldadora ou a Extruder WCH:
A-Pista Monolítica:
A pista de concreto monolítica é composta de blocos de fundação para as cabeceiras, laje de compressão, que juntas suportam a carga de compressão e momento da protensão e revestimento de chapa metálica para o acabamento da face inferior da laje.


B-Pista Metálica Sobreposta:
Fornecemos os módulos metálicos, com ou sem tubulação para cura térmica, trilhos para máquinas e perfis biso-te para acabamento do canto inferior das lajes. Requer blocos de fundação para as cabeceiras, laje de compressão, que juntas suportam a carga de compressão e momento da Protensão, tal qual a pista monolítica.




C-Pista Metálica Autoportante:
Fornecemos os módulos metálicos, com ou sem tubulação para cura térmica, trilhos para máquinas e perfis bisotê para acabamento do canto inferior das lajes. Requer mínima fundação para os módulos das cabeceiras, com montagem simplificada sobre piso industrial para fábricas fixas. E para fábricas itinerantes montadas sobre blocos tipo sapatas e cascalhos entre pistas, ou com pisos pré-fabricados, permitindo ambos o reaproveitamento.



Vale ressaltar que as pistas se definem por dois esforços: o primeiro por sua força de compressão de Protensão e o segundo pelo Momento de Protensão resistente.



2-LAYOUT DE FÁBRICA

Observe a imagem abaixo o layout de produção de lajes alveolares:


PÓRTICOS E PONTES ROLANTES:
Geralmente utiliza-se como equipamento de transporte uma ou duas Pontes Rolantes ou Pórticos, com capacidade suficiente para transportar as peças produzidas pela Moldadora/Extruder. Recomenda-se duas Pontes ou Pórticos com capacidade mínima para 7,5 toneladas para sacar laje da pista, abastecimento de concreto direto na máquina.

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE LAJES ALVEOLARES
O processo de produção de Lajes Alveolares executado com Moldadoras WCH ou por Extruder WCH, moldam a laje continuamente na pista de produção, que após a cura serão cortadas nas medidas desejadas para estoque ou conforme pedido do cliente, sem perdas. A quantidade de Lajes Alveolares a ser produzidas é definida conforme quantidade de pistas à disposição ou sistema de cura térmica.

PREPARAÇÃO DAS PISTAS:

CARRO DE SERVIÇOS:
Para um novo ciclo de produção, a pista deverá ser limpa de todos os resíduos, o Carro de Serviços varre, aspira, unta com desmoldante e distribui os fios.



CARRO TRANSPORTADOR DE CONTAINER DESBOBINADOR:
Permite o alojamento de diversos contêineres desbobinadores, o deslocamento de uma pista para a outra, facilitando o trabalho da distribuição das cordoalhas nas pistas de produção.

CONTAINER DESBOBINADOR:
Para acondicionar um rolo de cordoalha, com saída pelo centro para evitar que a cordoalha enrosque, à medida que é desenrolada, evitando assim acidentes com os operadores.

DISTRBUIÇÃO DE FIOS:
Para a distribuição dos aços (fios ou cordoalhas) de protensão nas pistas de produção, temos duas opções:

-Com o Carro Distribuidor De Fios que executa o trabalho de distribuição dos aços.
-Com o Carro De Serviços para distribuição dos aços e outros serviços (mostrado no primeiro item).



Se lembre que você pode tirar as suas dúvidas diretamente na WCH com Wagner:  wagner.soares@wch.com.br ou mesmo nos comentários ou até mesmo diretamente comigo com Ruy Guerraclubedoconcreto@gmail.com


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Definição, Aplicação e Benefícios de Lajes Alveolares Protendidas (01)


O QUE SÃO LAJES ALVEOLARES PROTENDIDAS?
Lajes Alveolares Protendidas são lajes de design moderno, eficiente e tem uma altura constante, são fabricadas em concreto protendido com diversas cavidades longitudinais ocas (alvéolos).

SEÇÃO TRANSVERSAL DE UMA LAJE ALVEOLAR:
A figura abaixo ilustra uma seção transversal de uma Laje Alveolar, com a descrição das partes que a constituí:



Os alvéolos trazem os seguintes benefícios:
·        de poder funcionar como dutos de serviço,
·        de fazer uma redução de cerca de 50% do volume do material usado,  
·        desfrutar para um baixo peso próprio,
·        aumentar a capacidade de carga devido a redução do peso,
·        são autoportantes (não utilizam escoramentos) e para grandes vãos por ter reduzido o seu peso próprio.
As lajes alveolares têm tipicamente 125cm para padrão nacional, e 120cm no padrão Europeu de largura com espessuras normalmente entre 8 cm e 50 cm e tem liberdade total no seu comprimento e são produzidas com concreto de fck ≥ 40MPa

APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS
As Lajes Alveolares são amplamente usadas em edificações comerciais, indústrias, residências, verticais, devido aos inúmeros benefícios que sua aplicação proporciona, tais como:
            
  1. Ter qualidade assegurada em todos os seus aspectos.
  2. Facilidade e economia de transporte.
  3.  Instalação rápida e fácil atingindo até mais de 500m² por dia com uma pequena equipe de montagem.
  4.  Não utiliza escoramentos.
  5. Uso imediato após a montagem.
  6.  Rapidez é maior segurança na obra.
  7.  Excelente resistência ao fogo.
  8.  Obra limpa, não gera entulho, não utilizam madeira para as formas e nem escoramentos.
  9.  Conforto, excelente desempenho no isolamento térmico e acústico.
  10. Altíssima capacidade de carga e de rigidez.
  11. Facilmente adaptado para permitir a montagem de sistemas auxiliares, tais como bandejas para materiais elétricos, aspersores de água para incêndio, etc.
  12.  Maiores vãos com peso reduzido.
  13. Maior eficiência de vãos/espessuras o que leva a redução de altura do pavimento
  14.  Maior versatilidade para os designers
  15.  Redução de cargas nas fundações.
  16. Excelente acabamento superficial na parte inferior que está pronta para ser pintada.
  17.  Flexibilidade para altas produções.
  18. Oferecem uma solução livre de manutenção como a de armaduras expostas.
  19.  São utilizadas em qualquer tipo de sistema construtivo (estruturas pré-moldadas, alvenarias estruturais, moldadas in loco, estruturas metálicas
  20.  Economizam o custo de sua obra.

Abordando melhor alguns desses itens temos:

GANHE TEMPO E DINHEIRO COM LAJES ALVEOLARES
Prédios simples podem ser desenvolvidos para economizar tempo e supervisão de arquitetos.

ECONOMIA:
Além da perda zero e da simplicidade para acabamento, as lajes alveolares por serem até 50% mais leves quando comparadas às lajes moldadas in loco, acarretam economia nas fundações e estruturas de apoio, devido ao seu reduzido peso-próprio; o custo é predefinido, evitando futuros imprevistos.

RETORNO DO INVESTIMENTO:
Uso imediato após a montagem, com retorno mais rápido do capital investido.

VERSTATILIDADE:
Aplicam-se em qualquer tipo de sistema construtivo, inclusive estruturas convencionais e metálicas, permitindo grande variedade de arranjos internos independentes da estrutura; possibilitam passagem de dutos e aberturas de shafts.
Os alvéolos proporcionam caminhos horizontais para eletricidade, encanamento, dutos para sistema de aquecimento/resfriamento.

  
PASSAGEM DE DUTOS: 


ECONOMIA DO ESPAÇO VERTICAL
Lajes alveolares aumentam o espaço, devido a sua menor espessura na altura quando comparados com lajes moldadas in loco.

RESISTÊNCIA AO FOGO:
Construções usando lajes alveolares podem ser consideradas não inflamáveis. Lajes e pisos montados e construídos usando lajes alveolares protendidas.

CONFORTO COM CUSTO REDUZIDO:
Excelente desempenho no isolamento térmico e acústico, quando comparado a uma laje moldada in loco.

ISOLAMENTO TÉRMICO:
Menor custo no uso de resfriamento/aquecimento devido a fina camada de concreto a ser aquecido/esfriados, resultado da seção alveolar da laje.

BAIXA TRANSMISSÃO DE SOM:
Excelente em absorção de impacto é essencial em construções de prédios, pois, garante que o prédio seja mais silencioso, fornecendo um ambiente com condições mais agradáveis de se viver e trabalhar. 

A isolação de som pode ser dividida em 2 categorias (1) impacto de sons como o de passos e (2) sons vindos por ar como vozes TV e rádio.

RÁPIDEZ E ACABAMENTO:
O processo de montagem da laje alveolar é simples e repetitivo. As peças são montadas por uma pequena equipe e um guindaste, processo rápido, ficando imediatamente liberada a circulação de pessoas e equipamentos.

Com face inferior lisa, as lajes podem ficar aparentes ou receber diretamente aplicação de pintura, textura, verniz ou fina camada de gesso.

VÃO E SOBRECARGA DE LAJES ALVEOLARES:
A laje alveolar é recomendada para as mais diversas obras que desejam velocidade de obra, com custo competitivo. Permite inúmeras combinações de vãos e sobrecargas.

DURABILIDADE:
Em função do processo de moldagem por máquinas e da alta resistência do concreto utilizado (40-60Mpa), as lajes têm durabilidade muito superior à das lajes convencionais.

 OBRA LIMPA:
Responsabilidade Ambiente: Além de não gerar entulho, as lajes não utilizam madeira para fôrmas, nem escoramentos.

Na segunda publicação teremos Implantação da Fábrica com as instalações necessárias.
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Faça Protendidos !!





O Clube do Concreto inicia uma série de publicações, FAÇA PROTENDIDOS!! Tudo visando a orientar as necessidades para se implantar uma Indústria de Protendidos seja de Lajes Alvolares, Vigotas, etc explicando as suas principais vantagens.

As publicações seguem as orientações da WCH - Weiler  que produz uma linha completa de equipamentos para a produção de elementos protendidos.

A WCH desenvolveu uma extensa linha de produtos visando atender a todas as áreas de produção aplicando novas tecnologias, criando e produzindo máquinas e equipamentos de alta qualidade.

A WCH está apta a fornecer a seus clientes desde uma Central de Concreto totalmente automatizada, linhas de produção com Moldadora Deslizante, Moldadora tipo Wet Casting, Extruder, Máquinas de Corte, Fôrmas Metálicas além de todo tipo de Equipamentos Auxiliares, até o menor acessório.

A necessidade da área industrial os equipamentos e suas performances, implantação de seu Layout, como obter os projetos estruturais e consultorias, tudo será discutido em várias publicações.  

Você pode tirar as suas dúvidas diretamente na WCH com Wagner:  wagner.soares@wch.com.br ou mesmo nos comentários ou até mesmo comigo Ruy Guerra: clubedoconcreto@gmail.com.
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