Just in Time e Kanban, Diferenças


Existem diferenças do “Just in Time & Kanban” , o Kanban é apenas uma ferramenta para auxiliar a gestão visual da produção Just in Time. O Sistema Kanban é uma ferramenta para administrar o método de produção JIT, ou seja, é um sistema de informação através de cartões, tradução de Kanban para o português, para controlar as quantidades a serem manufaturadas pela indústria. É importante também entender dois conceitos fundamentais de gestão industrial: o sistema de produção empurrada e o sistema de produção puxada. São dois conceitos importantes porque é na produção puxada que o Just in Time se apoia, e é onde o sistema de gestão visual da produção (Kanban) passa a fazer sentido.

O sistema de produção puxada é uma maneira de conduzir o processo produtivo de tal forma que cada operação requisita, da operação anterior, os componentes e materiais para sua implementação somente no instante e quantidades que são necessários.
Este método choca-se frontalmente com o tradicional, no qual a operação anterior empurra o resultado de sua produção para a operação posterior, mesmo que esta não o necessite ou não esteja pronta para o seu uso.
Estendendo-se este conceito a toda empresa conclui-se que é o cliente quem decide o que se vai produzir, pois o processo de puxar a produção transmite a necessidade de demanda especifica a cada elo da corrente.

Isto implica em que o sistema Kanban não é uma receita pronta que possa ser aplicada indistintamente a qualquer empresa. Mesmo dentro de uma única empresa serão apresentadas soluções diversas para cada uma das funções desnecessárias estudadas.

Os objetivos são colocados pelo sistema Just-in-Time JIT em relação aos vários problemas de desperdícios na produção são:

· zerar os desperdícios de transportes;

· zerar os desperdícios de superprodução;

· zerar os defeitos;

· zerar ou reduzir a quase zero o tempo de preparação (SETUP, exemplo: tempo de troca de matrizes);

· zerar os estoques;
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010