Liderança Assertiva é Questão de Sobrevivência

3 de junho de 2013


Por Vera Martins para o RH.com.br

Hoje, convivendo com o paradigma "mudar é preciso", a credibilidade do líder não é mais conquistada por uma influência baseada no temor. Novos padrões indicam que a credibilidade não é imposta, ao contrário, é conquistada pela confiança que o outro deposita em você. O segredo da credibilidade está na maneira de usar o seu poder de influência.

O líder assertivo dispõe de um capital de confiança tal que o time lhe delega o poder da influência, pois, seu poder de autoridade é equilibrado com o seu poder pessoal que é baseado nas suas habilidades individuais de envolvimento e comprometimento do time. Sua força está no poder pessoal de criar vínculos com o time, de tal forma que, voluntariamente, as pessoas fazem o que o líder espera deles, porque estão comprometidos com o resultado final.

A credibilidade do líder assertivo é sustentada pela qualidade das suas relações interpessoais nas quais o time se sente confortável em concordar e discordar de suas ideias, e se sente livre para decidir quais serão suas escolhas, sem perder de vista os objetivos a serem atingidos. Estamos falando do diálogo genuíno baseado no respeito às individualidades.

Esse tipo de poder busca encontrar no espírito do outro uma disposição a algo que ele mesmo considera correto; é uma influência baseada no consentimento do outro. No diálogo, a verdade se aplica a pessoas que se comunicam tal como elas são. Assim, uma pessoa tem credibilidade quando o seu interlocutor lhe atribui o conceito de ser e parecer verdadeiro. É a comunicação assertiva.

Este é um grande desafio para a sobrevivência profissional das pessoas, pois quem é assertivo tem mais credibilidade e é mais respeitado, com chances maiores de sucesso. Mesmo correndo o risco de desagradar pessoas não assertivas, vale a pena apostar na assertividade da liderança, pois todos ganham.


O time ganha porque as pessoas:

- Expressam com tranquilidade suas opiniões, discordam entre si, sem com isso provocar inimizades.

- Discutem um problema até encontrar uma solução que atenda aos interesses de todos os envolvidos.

- Diante de um erro, procuram a causa e a solução, ao invés de procurar o culpado.
- Levam a fofoca e boato a níveis baixos.
- Sabem como está seu desempenho porque recebem feedback.
- Lidam com os conflitos como algo natural e construtivo.
A empresa ganha, porque a assertividade na liderança reduz as tensões entre as pessoas, acelera a solução de problemas e contribui ao aumento da produtividade. E por que não falar do cliente? É claro que a qualidade final do produto ou serviço é impactada positivamente por um clima organizacional ético e focado em resultados.


Dicas de uma liderança assertiva:

• É contra rodeios e conversas improdutivas. Por isso, expressa suas ideias, sentimentos e necessidades com naturalidade, clareza e objetividade. 

• É contra disfarces e dissimulações. Por isso, é transparente nas suas intenções, deixando o time seguro e confiante para cumprir sua missão.

• É contra a centralização do poder. Por isso, compartilha com o time o planejamento das metas a serem atingidas e juntos buscam alternativas de solução.
• É contra a negatividade. Por isso, olha as ameaças com cautela e proatividade, transformando-as em oportunidades.
• É contra a inflexibilidade e rigidez do pensamento, a intolerância e ser o "dono da verdade". Por isso ele sabe ouvir seu time e quando alguém mostra uma opinião diferente e mais eficaz que a sua, não hesita em mudar de opinião e aderir à idéia do time, sem perder sua autoridade.
• É contra preconceitos que levam ao privilégio de uns e desfavorecimento de outros no time. Por isso, faz análise imparcial das situações, baseando-se em fatos e dados como sustentação de suas decisões.
• É contra depreciar pessoas, e por isso, quando precisa, sabe ser firme, sem ferir as pessoas, usando uma linguagem que foca o comportamento inadequado e não a pessoa.
• É contra o desperdício do seu tempo. Por isso, ele é focado e determinado, e vai até o fim, dando-se por satisfeito quando o problema é solucionado definitivamente, evitando assim, o retrabalho.
Essa postura coerente e verdadeira desenvolve no time a confiança e a vontade de estar junto do líder. A opção por uma postura assertiva, na qual se busca soluções ganha-ganha, é uma forma inteligente de usar seu poder de influência. No final, o líder assertivo ganha parceiros comprometidos com os resultados do time. E você, é um líder assertivo? Mas lembre-se: antes de ser um líder assertivo você precisa ser uma pessoa assertiva.

http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/6110/lideranca-assertiva-e-questao-de-sobrevivencia.html
 
Clube do Concreto | by TNB ©2010