Radier passo a passo

Base para estruturas leves, essas lajes apoiadas sobre o solo embutem instalações elétricas e hidráulicas

Reportagem: Giovanny Gerolla
Um tipo de fundação rasa, o radier atua como uma laje de concreto armado sobre o solo, distribuindo cargas e servindo de base para a construção de edificações não muito altas, geralmente em alvenaria estrutural, steel frame ou outros sistemas estruturais leves.
Para o bom desempenho da fundação - e também por exigência de norma técnica -, o solo sobre o qual se assenta o radier deve ter compactação mínima de 95%, com comprovação em laboratório.
Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 1. O responsável pela topografia marca os pontos do terreno que precisam ser nivelados até atingir a cota desejada.

Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 2. A terra para o nivelamento pode ter sido removida de outras partes do canteiro, onde houve escavações.

Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 3. A terra é espalhada na região a ser nivelada. E, depois de espalhada, é compactada pelo rolo compressor.

Foto: Marcelo Scandaroli
A norma exige que, após a compactação, uma amostra do terreno seja coletada para medição, em laboratório, do índice de compactação e do teor de umidade. Basta uma amostra por radier, extraída do ponto onde o rolo compressor mais afundou.

Foto: Marcelo ScandaroliFoto: Marcelo Scandaroli
Passo 4. O nivelamento é conferido com uso de equipamento a laser.Passo 5. A vala ao longo de todo o perímetro do radier começa a ser preparada manualmente, com enxada, e recebe alinhamento e gabaritos.

Foto: Marcelo ScandaroliFoto: Marcelo Scandaroli
Passo 6. A picareta é utilizada para abrir as valas por onde passarão as tubulações hidráulicas.Passo 7. A fôrma que delimita o contorno do radier começa a ser montada dentro da vala. Neste caso, foram usadas fôrmas metálicas que contavam, inclusive, com cantoneiras.

Foto: Marcelo Scandaroli
O posicionamento das fôrmas no chão se dá com uso de estacas de fixação.

Foto: Marcelo ScandaroliFoto: Marcelo Scandaroli
Passo 8. Com o prumo de face e apoio do gabarito, o alinhamento deve ser verificado em vários pontos ao longo do perímetro.Passo 9. Da mesma maneira, o nível da fôrma é checado com o laser. Se for necessário elevar alguns pontos, são usados calços, como pedaços de blocos.

Foto: Marcelo ScandaroliFoto: Marcelo Scandaroli
Passo 10. Uma camada de brita de aproximadamente 7 cm faz o nivelamento fino do terreno e evita o contato da armação com o solo. Ela é despejada no local e espalhada com uso de enxadas.

Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 11. Os trechos de passagem das tubulações não recebem brita, mas cimento misturado com areia para assentamento das instalações.
Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 12. Depois, os tubos são cobertos com terra e brita.

Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 13. Depois de feito o nivelamento fino, toda a área de radier é recoberta com lona plástica, que ajuda na impermeabilização e não deixa que a nata do concreto fresco chegue à brita.

Foto: Marcelo ScandaroliFoto: Marcelo Scandaroli
Passo 14. Caranguejos metálicos ajudam a fixar a armação e a manter o distanciamento para o solo.

Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 15. Todas as tubulações de hidráulica e os eletrodutos são, então, fixados e tampados para evitar entupimento com concreto.

Foto: Luiz Fernando RodriguesDivulgação: Construtora Sequencia
Passo 16. O concreto é lançado, espalhado, adensado e nivelado.
Passo 17. Este é o aspecto do radier já pronto, sem as fôrmas.

Foto: Marcelo ScandaroliDivulgação: Construtora Sequencia
Passo 18. Este tipo de fundação é usado, em geral, para sistemas construtivos como alvenaria estrutural ou light steel framing.