Casa de Earthbag na Colombia com passo a passo

25 de setembro de 2013

La Casa Vergara 
José Andrés Vallejo, arquiteto 


Esta residência foi projetada por José Andrés Vallejo e construído em Bogotá, Colômbia, em apenas 5 meses, no início de 2011. Arquitetura em Equilíbrio é uma plataforma de design especializada em soluções arquitetônicas sustentáveis. Architecture in Balance implementa tecnologias alternativas, construção de baixo impacto ambiental, integrando design contemporâneo para criar projetos inovadores e ambientes equilibrados. Arquitectura em Equilíbrio encoraja a utilização de materiais de construção não transformados, tais como o solo, e utiliza métodos diferentes, tais como sistemas de superadobe, entre outros.



O projeto do La Casa Vergara explora o potencial de resistência sísmica com superadobe como a tecnologia de construção e design contemprary. O uso da terra como um elemento estrutural predominante praticamente desapareceu, mas esta técnica desenvolvida pelo arquiteto iraniano Nader Khalili na década de 90 traz de volta este material tradicional.


O superadobe utiliza três elementos: terra / concreto, sacos tubulares e arame farpado. Uma construção monolítica usando este método elimina o atrito entre os componentes estruturais e não estruturais, e oferece a capacidade de criar espaços orgânicos e flexível. Este invólucro também minimiza o uso de materiais industriais, tais como tijolos cozidos, betão e aço ondulado, que tem pegadas de alto carbono. O custo por m2 é estimado em US $ 300 (cerca de US $ 28/sq.ft.), Tornando-se uma alternativa robusta para a habitação de baixo custo e alto desempenho bioclimático.






































2 comentários:

Cido Ramos disse...

Olá tem alguma foto que demonstre como foram feitas as instalações eletricas e encanamentos?

ruy guerra disse...

Boa tarde Cido:

veja a origem em: http://www.earthbagbuilding.com/projects/casavergarar.htm

Pela foto numero 10 (desta publicação) de cima para baixo, vemos a existência de Radier onde nascem as tubulações hidráulicas, e nas demais fotos vemos os pontos de interruptores.

Existem muitos Domus nestes tipos de construções, fazendo iluminação natural.

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010